PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de novembro de 2006

REENCARNAÇÃO X ENCARNAÇÃO

ANO LXIV - Domingo, 26 de novembro de 2006 - No 3187

Reencarnação X Encarnação

A TV Globo tem, constante e insistentemente, procurado doutrinar o público brasileiro nos ensinos do espiritismo. Tem feito isso, principalmente (mas não exclusivamente) por meio de suas tele-novelas. Há alguns meses atrás, foi exibida uma novela chamada "Almas Gêmeas", cujo assunto principal girava em torno das constantes reencarnações dos personagens principais. Quando a novela terminou, a Rede Globo trouxe ao ar pela terceira vez os capítulos de "A Viagem", estória com temática radicalmente espírita. Agora, inciou-se uma nova novela das seis, chamada "O Profeta", cuja trama principal envolve um jovem que possui o dom de premunições e visões do futuro. O interessante é que quem vai "burilar" os talentos do jovem e fazer vir à tona sua "mediunidade" será o mestre do centro espírita do bairro onde o jovem mora.

As principais ênfases do ensino espírita, que são a comunicação com os espíritos e a reencarnação, não encontram base na Palavra de Deus. Na parábola do rico e do mendigo Lázaro, contada por Jesus conforme o registro de Lucas 16.19-31, é dito que os mortos não podem comunicar-se com o mundo dos vivos. Além disso, a Bíblia constantemente proíbe a prática e repreende duramente aqueles que praticam a necromancia (tentativa de invocar o espírito dos mortos, Lv 19.31, Lv 20.6, Lv 20.27, Dt 18.11). Quanto à reencarnação, trata-se de uma doutrina que não é, de forma alguma, ensinada nas Escrituras. Pelo contrário, é dito em Hebreus 9.27-28: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação."

A Bíblia ensina, sim, a doutrina da Encarnação: o Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade, ou seja, o próprio Deus Filho, deixou as alturas dos céus para revestir-se da humanidade, na pessoa do Senhor Jesus Cristo. É isso que comemoramos no Natal! Jesus não é a reencarnação de ninguém e jamais se reencarnará. Ele é a Encarnação do Verbo Divino, que veio ao mundo para trazer salvação àqueles que crêem, através da fé e do arrependimento. Ele morreu uma única vez, e depois disso ressuscitou para nossa salvação. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." (Jo 1.14).

Firmados na Palavra de Deus, precisamos denunciar, mais do que nunca, que as doutrinas espíritas não encontram base na Escritura Sagrada. Respeitamos e amamos as pessoas que seguem o espiritismo. Mas isso não pode nos levar a omissão de deixar de asseverar que o espiritismo é mentiroso, contraria o ensino da Bíblia e leva as pessoas para longe da salvação por meio de Cristo Jesus.

Só em Jesus Cristo, a Palavra Divina Encarnada, há salvação! Por meio de sua vida de perfeita obediência a vontade do Pai, aqueles que crêem recebem justificação da parte de Deus. Por meio de seu sacrifício na cruz, nossos pecados são cancelados. Neste Natal, deixe de lado tudo aquilo que contradiz a Escritura, e volte-se para Cristo Jesus, nosso único e suficiente Salvador!

Rev. Davi

domingo, 19 de novembro de 2006

O NATAL ESTÁ PRÓXIMO...

ANO LXIV - Domingo, 19 de Novembro de 2006 - No 3186

O Natal está próximo...

Este já é o terceiro domingo de novembro. O final do ano se aproxima, e começamos a vivenciar a época de preparativos para o Natal. Lojas e casas começam a preparar suas luzinhas e demais enfeites para essa época do ano. A mídia começa a veicular propagandas e anúncios para incentivar o consumidor a fazer suas compras de presentes e produtos para ceias. Shoppings e ruas de comércio popular, como a 25 de março, ficam abarrotados de pessoas comprando e vendendo. Famílias começam a se mobilizar para preparar os festejos. Enfim, essa é uma época que produz mudanças no comportamento das pessoas...

Em meio a propagandas, enfeites, compras, comidas e presentes, cada ano que passa denuncia uma triste realidade: o verdadeiro significado do Natal está cada vez mais distante do coração e da mente das pessoas. Elas se lembram do Papai Noel e do peru, mas nem se preocupam com o fato do Natal ser uma festa cristã, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, Deus revestido de humanidade, que veio ao mundo para salvar a todo aquele que crê.

É nosso dever, como cristãos autênticos, combater os espíritos enganadores, dominadores desse mundo tenebroso, que se esforçam no sentido de esvaziar completamente o verdadeiro sentido do Natal, substituindo-o por vulgaridades. Nós podemos e devemos aproveitar a grande oportunidade de evangelização que essa época nos proporciona. Mas como podemos fazer isso?

Nossa Igreja provê um excelente recurso para você utilizar nessa época do ano a fim de comunicar o evangelho e o verdadeiro sentido do Natal a seus familiares, colegas de trabalho, vizinhos de condomínio, amigos "não-cristãos", colegas de faculdade etc. Está disponível a todos o Cada Dia de Natal, produzido pela Luz Para o Caminho, com trinta e uma mensagens que anunciam a obra realizada por Jesus Cristo. Além das excelentes mensagens, o Cada Dia traz em sua contracapa o endereço e o telefone de nossa IPVM, sendo por si mesmo um convite para que a pessoa conheça nossa Igreja. Seja criativo: prepare uma mensagem natalina para seus amigos e entregue-a juntamente com o Cada Dia de Natal. O custo é mínimo: R$ 1,00 para cada exemplar, acompanhado de envelope. A distribuição do Cada Dia é realizada em nossa Igreja pelos irmãos Luis Eduardo, Daniel e Eduardo Machado, num local devidamente assinalado ao lado da Sala do Disquepaz.

Não perca a oportunidade. Revista o seu Natal de significado e valor. Aproveite a oportunidade para compartilhar com amigos e parentes que ainda não conhecem a Jesus, o verdadeiro sentido dessa data tão importante para os cristãos. Aproveite o Natal para compartilhar o amor de Cristo!

Que Deus o abençoe o use poderosamente!

Rev. Davi

domingo, 12 de novembro de 2006

ELEIÇÃO PASTORAL

ANO LXIV - Domingo, 12 de novembro de 2006 - No 3185

ELEIÇÃO PASTORAL

Ao longo da história, Deus tem se valido de diferentes meios para designar seus servos para tarefas específicas. No deserto, Ele se utilizou da sarça ardente para estabelecer Moisés como líder de seu povo, a fim de tirá-lo da terra do Egito. Em Canaã, foi por meio de um bocado de lã e do orvalho da madrugada que Deus institui Gideão como juiz de Israel. No caso do profeta Eliseu, a transmissão da capa de Elias foi o instrumento que simbolizou o início do ministério profético. Já Isaiais e Jeremias foram vocacionados para este mesmo ministério através de visões dadas por Deus.

No Novo Testamento, o livro de Atos nos ensina que era prática dos apóstolos a eleição de presbíteros para ficarem a cargo do pastoreio e administração das Igrejas recém-organizadas. Em Atos 14.23 é dito, a respeito de Paulo e Barnabé: "E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido."

A Igreja Presbiteriana, baseada no método utilizado pelos apóstolos, entende que é por meio da eleição que Deus evidencia quais são os líderes designados por Ele para o pastoreio e cuidado de seu rebanho numa determinada Igreja, por um certo período de tempo.

Nesta manhã, a IPVM se utilizará desse recurso estabelecido por Deus em sua Palavra, para votar quanto ao seu pastorado para os anos seguintes. A eleição de hoje tem algumas peculiaridades, por isso algumas palavras devem ser ditas visando o esclarecimento da Assembléia.

Primeiro, a Assembléia eletiva não ocorrerá nos moldes aos quais a Igreja está acostumada. Por determinação do Supremo Concílio da IPB, a Assembléia deverá ser aberta e encerrada numa mesma sessão, no interregno da qual ocorrerá a eleição. Isso significa que a Assembléia se iniciará e terminará de manhã, e todos aqueles que assinarem a lista de presença para verificação do quorum, no início do Culto, não deverão se ausentar após o início da Assembléia.

Segundo, nessa eleição teremos um candidato único concorrendo ao cargo de pastor efetivo da Igreja para os próximos três anos (2007, 2008 e 2009). A cédula da eleição veiculará a seguinte pergunta: Você vota no Rev. Paulo Audebert Delage para o cargo de pastor efetivo da IPVM para o mandato de três anos de 01º de janeiro de 2007 à 31 de dezembro de 2009? Cada membro deverá responder sim ou não, conforme indicado na cédula. Vote conforme parecer bem a sua própria consciência, segundo o Espírito Santo inclinar o seu coração. A Assembléia é livre e soberana, e a partir de sua deliberação conheceremos a direção de Deus para a vida da IPVM.

Que Deus dê sabedoria a cada um dos irmãos individualmente, e à IPVM como um todo. A decisão tomada certamente será a manifestação da vontade de nosso Deus.

domingo, 5 de novembro de 2006

DEIXANDO DE SERVIR NA CORTE PARA SERVIR NAS RUÍNAS

ANO LXIV - Domingo, 05 de novembro de 2006 - No 3184

DEIXANDO DE SERVIR NA CORTE PARA SERVIR NAS RUÍNAS

Depois que os judeus foram exilados de Jerusalém pelo rei babilônico Nabucodonosor, uma nova potência mundial se levantou em lugar da Babilônia: a Pérsia. Neemias, que viveu nessa época, trabalhava em Susã, a capital do império persa. Ele era copeiro do rei Artaxerxes, exercendo um cargo de grande confiança e prestígio. Sua posição, certamente, era bastante elevada para alguém que pertencia a um povo escravizado.

A Bíblia nos conta que, recebendo notícias tristes acerca dos judeus que permaneceram em Jerusalém (que havia sido destruída), Neemias chorou, lamentou e jejuou (Ne 1.4). Sua tristeza foi tanta que ele não conseguiu ocultá-la de Artaxerxes, embora fosse proibido, naquela época, aparecer triste diante do rei (Ne 2.2, cf. Et 4.2).

A mão do Senhor fez com que Neemias encontrasse favor da parte de Artaxerxes, de modo que o rei, além de compreender e perdoar a tristeza que o copeiro exibiu em sua presença, concedeu a Neemias autorização para deixar a corte em Susã e ir até Jerusalém, a fim de reconstruir os muros da cidade.

Sabemos, pela leitura completa do livro de Neemias, que os muros foram reerguidos em 52 dias. A segurança que Jerusalém passou a desfrutar contribuiu para a reorganização social, política e religiosa da cidade, de forma que o serviço de Neemias trouxe uma enorme contribuição à vida de seu povo. O esforço de Neemias - que deixou de servir na corte para servir entre as ruínas de Jerusalém - contribui para edificar muito mais do que muros: ajudou a reconstruir uma sociedade inteira.

Quando lemos essa bela história bíblica, percebemos que a disposição de uma única pessoa para servir aos seus irmãos, sob a supervisão divina, foi capaz de fazer uma grande diferença. Porém, precisamos lembrar que Neemias só se empenhou nessa tarefa porque amava seu povo, participava de seus sofrimentos e angústias, e estava disposto a correr os riscos que fossem necessários para ajudar seus irmãos. Só esse genuíno sentimento poderia levar alguém a abandonar a estabilidade de um cargo na corte para correr os riscos e enfrentar as oposições e os inimigos que Neemias enfrentou em Jerusalém.

E nós, hoje? Será que amamos nossos irmãos a ponto de sofrermos por seus sofrimentos, de ficarmos tristes com suas tristezas, e de abandonarmos qualquer "estabilidade" que tenhamos para servi-los e ajudá-los? Que o Senhor nos dê esse amor que Neemias demonstrou por seus irmãos para que, assim como ele, sirvamos uns aos outros, e assim contribuamos para a edificação do corpo de Cristo.

Rev. Márcio Roberto Alonso
I.P. Lapa

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.