PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de março de 2006

ELEGENDO PRESBÍTEROS

ANO LXIII - Domingo, 26 de março de 2006 - No 3152

ELEGENDO PRESBÍTEROS

Firmada no ensino das Escrituras (vide I Tm 3.1-10, Tt 1.5-9, At 6.1-6), a Constituição da nossa Igreja em seu Artigo 55 assim se expressa: "O presbítero e o diácono devem ser assíduos e pontuais no cumprimento de seus deveres, irrepreensíveis na moral, sãos na fé, prudentes no agir, discretos no falar e exemplos de santidade na vida".

Eleger presbíteros é coisa muito séria. Nenhum sentimento carnal, mesmo do tipo "esse é dos nossos", deve nos levar a escolher fulano e não beltrano. Eleição entre os filhos de Deus requer oração, reflexão e submissão da nossa vontade à soberana vontade do Senhor. Por outro lado, fazer parte do ministério da Igreja é sentimento nobre e legítimo daqueles que no dia a dia (independentemente de cargos ou comissões) se mostram comprometidos com Cristo e sua Igreja. Ninguém deve ser eleito para se tornar ativo ou apenas para ocupar um cargo. A ele faz jus quem, sem o ter, já vem preocupado e ocupado com o crescimento e bem-estar da comunidade.

Neste domingo os irmãos elegerão 7 (sete) presbíteros. Oficiais que nos representarão a nível local e em concílios regionais e nacionais. Oficiais que, juntamente com os pastores, exercerão o governo e a disciplina, zelarão pela doutrina e testemunho, e se dedicarão ao ministério orando, visitando, instruindo e consolando. A missão é árdua e exige desprendimento. Por isso mesmo a eleição não deve ser um "favor" ou "homenagem", mas uma investidura em nome do Senhor Jesus.

Mais que um dever, será um privilégio manifestar pelo exercício do voto o nosso interesse na harmonia e expansão da nossa querida IPVM. Estamos orando há muito tempo em favor da eleição que se realiza hoje. Que o Senhor da Igreja revele, pois, através dos votos, os seus escolhidos.

Extraído das edições anteriores

domingo, 19 de março de 2006

APRENDENDO A DEPENDER DE DEUS

ANO LXIII - Domingo, 19 de março de 2006 - No 3151

APRENDENDO A DEPENDER DE DEUS

Faça-me teu escravo, Senhor, e liberto sempre serei;
Força-me a depor minha espada, e conquistador me tornarei.
Mas se tento erguer-me por mim mesmo, nos temores da vida afundarei.
Aprisiona-me em teus braços, e mais força nas mãos terei.

Débil é minha força, até que aprendi a servir;
É necessário fogo para brilhar e brisa para subir;
Não podendo dirigir o mundo, até que tu mesmo venhas guiar,
Minha bandeira não se desfralda sem teu sopro nela tocar.

Poesia de George Matheson (1842-1906), pastor e teólogo escocês, lida pelo Presb. Eleusis durante o Culto Vespertino do último domingo.

domingo, 12 de março de 2006

O SISTEMA DE GOVERNO PRESBITERIANO

ANO LXIII - Domingo, 12 de março de 2006 - No 3150

O SISTEMA DE GOVERNO PRESBITERIANO

A Igreja Presbiteriana do Brasil recebe esse nome porque adotou como forma de governo o presbiterianismo. Esse modelo, formulado a partir das Escrituras, é seguido pelas igrejas confessionalmente reformadas. Sua característica principal é a convicção de que Cristo é o chefe e cabeça da Igreja, a fonte de toda a sua autoridade, e que Ele a governa pessoalmente por meio de Seu Santo Espírito. Contudo, como forma de manifestar seu governo, aprouve a Cristo providenciar órgãos representativos, responsáveis pelo culto, doutrina e disciplina, eleitos pelo voto popular. Embora eleitos, a autoridade destes órgãos não deriva do povo, e sim de Cristo, perante o qual são responsáveis. Esses órgãos representativos são chamados de presbíteros. Em nossa Igreja, todas as questões de ensino, doutrina, liturgia e disciplina são decididas pelo Conselho de Presbíteros. É claro que, como é composto por pecadores, os Conselhos podem cometer erros. Contudo, suas decisões devem ser acatadas pela Igreja, como vindas do próprio Cristo. À Igreja cabe a tarefa de orar pelo Conselho e apoiá-lo por meio de críticas construtivas e sugestões.

As Igrejas Presbiterianas, portanto, são governadas por presbíteros eleitos dentre sua membresia. Diferindo do modelo congregacional de governo, o presbiterianismo não é diretamente democrático - uma vez que nem todos os membros participam de todas as decisões. Na verdade, na Igreja Presbiteriana o governo é, em certo sentido, aristocrático, isto é, a Igreja escolhe para dirigi-la aqueles que considera espiritualmente mais capacitados, a saber, os que preenchem os requisitos exigidos pela Escritura para o exercício do cargo de presbítero: "Por esta causa, te deixei em Creta, para que (...), constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo [presbítero] seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem." (Tt 1.5-9). A Congregação deve discernir, em espírito de oração, dentre os candidatos em potencial, àqueles homens que preencham tais requisitos.

Por tudo isso, a eleição de sete presbíteros, que realizaremos no dia 26 de março, é um momento muito importante na vida da Igreja. Oremos para que Deus nos dê sua sabedoria, a fim de discernirmos quem ele separou para o exercício deste ofício.

Rev. Davi

domingo, 5 de março de 2006

CRISTO É SEU SENHOR?

ANO LXIII - Domingo, 05 de março de 2006 - No 3149

Cristo é seu Senhor?

Existem muitas pessoas que gostariam de ser salvas do inferno, mas que não querem ser salvas de sua vontade própria, que não querem ser salvas de seus próprios caminhos, de uma vida (ou de alguma forma) de mundanismo.

Deus, porém, não as salvará de conformidade com as condições que elas mesmas estabelecem. Para sermos salvos, precisamos nos submeter às condições de Deus. Escute agora estas condições: 'Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor [pois se revoltou contra Ele em Adão], que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar' (Isaías 55.7). E Jesus Cristo disse: 'Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem [que seja contrário a Mim] não pode ser meu discípulo' (Lucas 14.33). É preciso que os homens sejam convertidos 'das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus', antes que possam receber 'remissão de pecados e herança entre os não santificados' (Atos 26.18).

'Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle' (Colossenses 2.6). Esta é uma exortação dirigida a crentes, como se Paulo tivesse dito: 'Continuai como começastes'. Porém, como haviam eles 'começado' ? Recebendo a Cristo Jesus, o Senhor, rendendo-se a Ele, deixando de agradar a si mesmos. A autoridade de Cristo tornou-se reconhecida, os mandamentos dEle se transformaram em regra de suas vidas. O amor de Cristo os constrangia a uma obediência exultante e sem reservas. 'Deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor' (2 Coríntios 8.5). Caro leitor, você já fez isso? Já mesmo? Os detalhes de sua vida evidenciam isso? Aqueles com quem você mantém contato podem ver, agora, que você não está vivendo para si mesmo? (2 Coríntios 5.15).

A. W. Pink citado em Fé Para Hoje número 21 - 2004. pp 13 e 14. Editora Fiel (www.editorafiel.com.br)

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.