PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de fevereiro de 2006

CRER PARA VIVER

ANO LXIII - Domingo, 26 de fevereiro de 2006 - No 3148

Crer para Viver

É muito comum, em nossos dias, ouvirmos no meio evangélico um discurso que tende a desprestigiar a doutrina cristã. "Cristianismo é vida, e não doutrina", afirma-se. "O que importa é praticar o amor cristão; as questões doutrinárias não são importantes". A reflexão doutrinária, à luz de tal argumentação, torna-se uma atividade secundária, muitas vezes tida como maçante, para não dizer desnecessária.

Esse discurso pode soar atraente e piedoso, mas a simples leitura das cartas de Paulo registradas no Novo Testamento demonstrará que a Palavra de Deus não nos autoriza dissociar o viver cristão do fundamento doutrinário da fé. Muito pelo contrário, em cartas como Romanos e Efésios, doutrina e vida caminham lado a lado, sendo a prática de boas obras justificada e fundamentada na doutrina da salvação pela graça.

Tomemos como exemplo a epístola aos Efésios. A partir do cap. 4, Paulo passa a exortar seus leitores quanto ao modo segundo o qual deviam viver. São apresentadas instruções concernentes à unidade da Igreja, à pureza e justiça nos relacionamentos, ao casamento, ao trabalho, e muitas outras instruções de ordem prática. Mas como é iniciado esse capítulo? "Rogo-vos, pois, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados". A conjunção pois introdutória dos capítulos práticos da carta relaciona-os aos capítulos anteriores. E o que Paulo apresenta neles? A mais pura doutrina cristã! Os capítulos de 1 a 3 são uma apresentação doutrinária da obra realizada por Cristo Jesus para salvar sua noiva, a Igreja, por meio da graça de Deus, a fim de que judeus e cristãos fossem unidos no mesmo Corpo Glorioso, trazidos da morte para a vida.

Efésios 4.1 nos ensina que a conduta cristã é totalmente dependente do chamado cristão. Sem entendermos nosso chamado, a obra gloriosa de Cristo, não encontraremos uma base verdadeira para a prática de boas obras. Se desconsiderarmos a doutrina, corremos o risco de atribuirmos valor meritório às nossas boas obras, entendendo que elas colaborariam para nossa salvação. Isso esvazia o cristianismo de seu significado e peculiaridade, tornando-o uma religião em meio a tantas outras. A salvação pela graça, por sua vez, motiva-nos a vivermos uma vida de piedade e pureza tão somente pelo amor, buscando a glória de Deus e o bem-estar do próximo.

Cristianismo certamente é vida, sim, mas uma vida abundante que redunda da mais bela doutrina. Conheçamos a nossa fé para que, motivados por ela, pratiquemos as boas obras que Deus preparou para andarmos nelas.

Rev. Davi

domingo, 19 de fevereiro de 2006

QUANDO UMA IGREJA PÁRA DE CRESCER?

ANO LXIII - Domingo, 19 de fevereiro de 2006 - No 3147

Quando uma Igreja pára de crescer?

Quando passa a viver ao redor de si mesma, ao invés de se preocupar com o mundo perdido ao seu redor.

Quando passa a se preocupar mais com as limitações do que com as possibilidades que tem.

Quando assume a atitude de defensiva, ao invés de permanecer na ofensiva.

Quando é apenas respeitada pelo mundo, ao invés de ser relevante para o mundo.

Quando perde o espírito de insatisfação e passa a estar satisfeita com aquilo que já fez.

Quando, face as mudanças ao redor, perde a visão da sua missão.

Quando deixa de ser uma agência do Céu na terra e passa a ser mera instituição social.

Quando o estudo da Palavra é fraco ou relegado a segundo plano.

Quando a diversão ocupa o espaço da oração no coração dos crentes.

Quando inverte as prioridades da sua existência: adoração, proclamação, educação e ação social.

Extraído e adaptado

domingo, 12 de fevereiro de 2006

MULHER PRESBITERIANA

ANO LXIII - Domingo, 12 de fevereiro de 2006 - No 3146

MULHER PRESBITERIANA:
UMA MULHER USADA POR DEUS

Deus tem usado a mulher para servir no seu Reino. Tem usado a mulher para disseminar o seu propósito, que é o de dar cumprimento ao seu plano divino de ação evangelizadora.

1) A mulher usada por Deus tem o propósito desta ação divina - Através de seu diversificado trabalho na SAF, na Federação, na Confederação Sinodal ou na Confederação Nacional, a mulher presbiteriana demonstra que tudo que faz tem um único propósito: alcançar almas para o Senhor. Nesta mulher usada por Deus não há lugar para outras preocupações, modismos que surgem a cada instante, malabarismos doutrinários, distorções bíblicas, porque o propósito dela é servir a Deus de todo o coração, com dignidade e fidelidade.

2) A mulher usada por Deus é a que sabe prevalecer em oração - Ao pesquisarmos na Palavra de Deus, encontramos mulheres virtuosas, dedicadas, trabalhadoras, fiéis ao Senhor, todas elas alicerçadas numa vida abundante de oração. Temos como exemplo a oração de Ana clamando a Deus o seu propósito, que era o de ser mãe. E Deus atendeu o seu pedido. No decorrer da história da Igreja, encontramos muitas outras mulheres usadas por Deus, que souberam e continuam sabendo prevalecer em oração. É assim a mulher presbiteriana com sua participação ativa em nossas igrejas, e dinamizada no Espírito Santo, em vida abundante de oração.

3) A mulher usada por Deus é a que se coloca absolutamente à disposição de Deus - Estamos muitas vezes procedendo como se tivéssemos medo de Deus, medo de dar-lhe o absoluto controle de nossas vidas. Que adiantaria se o barro recusasse ser manipulado pelo oleiro? Que adiantaria se o soldado, no combate, não obedecesse ao seu superior? Que adianta se o crente não se colocar absolutamente nas mãos de Deus? Por isso rendemos graças a Deus pela Mulher Presbiteriana, que tem dedicado toda sua vida à causa do Senhor Jesus; e Ele a tem usado no seio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Valorosa, confiante, destemida, e tantos outros adjetivos que poderiam ser declinados para caracterizar esta mulher, que se coloca absolutamente à disposição de Deus.

Esta é a Mulher Presbiteriana usada por Deus. Aleluia!

Rev Matusalém Nery - extraído do web-site da SAF: www.saf.org.br

domingo, 5 de fevereiro de 2006

HOMEM PRESBITERIANO

ANO LXIII - Domingo, 05 de fevereiro de 2006 - No 3145

HOMEM PRESBITERIANO

(Homenagem da SAF no Dia do Homem Presbiteriano)

Você foi eleito por Deus para ser sacerdote da família, pai, na expressão máxima da palavra.

É também um divulgador do evangelho de Jesus.

Homem Presbiteriano, sua família se apóia em você.

Você está sempre alerta: é o mensageiro de Deus, aconselhando e agindo na hora certa.

Homem Presbiteriano, sua igreja espera de você: disposição para a obra do Senhor, amor ao próximo, consagração e fé para salvar almas.

Oramos por você, procurando ajudá-lo nas tarefas cristãs para que, unidos como família de Deus, possamos ser luz nas trevas.

Desejamos que o Senhor
  • esteja à sua frente para lhe mostrar o caminho certo;
  • esteja atrás de você para livrá-lo de pessoas falsas;
  • esteja dentro de você para consolá-lo quando estiver triste;
  • esteja ao seu lado para abraçá-lo e protegê-lo;
  • esteja sob você para ampará-lo quando cair e livrá-lo de armadilhas;
  • esteja ao seu redor para defendê-lo quando outros o atacarem;
  • esteja sobre você, abençoando-o sempre. Amém.
"Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres" (Sl. 126:3)

(Revista da SAF - Extraído e Adaptado)

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.