PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de junho de 2005

QUAL É A SUA FÉ?

ANO LXIII - Domingo, 26 de junho de 2005 - No 3113

Qual é a sua fé?

Devemos aprender do exemplo de Davi a prudência de conservar armas provadas e eficazes. Muitos têm afirmado ser improvável que Davi matou o gigante utilizando uma pedra. Cumpre-nos usar os mais adequados instrumentos que pudermos encontrar. No que diz respeito às pedras que Davi apanhou no ribeiro, ele não as apanhou ao acaso. Davi as escolheu diligentemente, selecionando pedras lisas que se encaixariam com perfeição em sua funda, o tipo de pedra que ele imaginava que serviria melhor ao seu propósito. Davi não confiava em sua funda. Ele nos disse que confiava no Senhor; todavia, saiu para confrontar o gigante com sua funda, como se estivesse sentindo que a responsabilidade era dele mesmo.

Esta é a verdadeira filosofia de vida de um crente. Você tem de realizar boas obras tão zelosamente como se tivesse de ser salvo por meio delas e tem de confiar nos méritos de Cristo como se não tivesse feito nada. Esta mesma atitude deve manifestar-se na obra de Deus: embora você tenha de trabalhar para Ele como se o cumprimento de sua missão dependesse de você mesmo, precisa entender com clareza e crer com firmeza que, afinal de contas, toda a questão, desde o início até ao final, depende completamente de Deus. Sem Ele, tudo o que você planejou ou realizou é inútil.

Deus nunca pretendeu que a fé nEle mesmo fosse sinônimo de indolência. Se a obra dependesse completamente dEle, não haveria necessidade de que Davi utilize a sua funda. Na realidade, não existiria necessidade nem mesmo do próprio Davi. Ele poderia virar suas costas, no meio do campo de batalha, dizendo: "Deus realizará a sua obra; Ele não precisa de mim." Essa é a linguagem do fatalista; não é a linguagem que expressa a maneira de agir daqueles que crêem em Deus. Estes dizem: "Deus o quer; portanto, eu o farei." Eles não dizem: "Deus o quer; por isso, não há nada para eu fazer." Pelo contrário, eles afirmam: "Visto que Deus trabalha através de mim, eu trabalharei por intermédio de sua boa mão sobre mim. Ele concederá forças ao seu frágil servo e me utilizará como seu instrumento, que, sem Ele, não serve para nada." Se você está disposto a servir a Deus, ofereça-Lhe o seu melhor. Não poupe nenhum músculo, nervo, habilidade ou inteligência que você pode dedicar ao empreendimento. Não diga: "Qualquer coisa será proveitosa; Deus pode abençoar minha deficiência tão bem quanto minha competência". Sem dúvida, Ele pode, mas certamente não o fará.

Charles H. Spurgeon, extraído da Revista "Fé para Hoje", no 26, p. 6.

domingo, 19 de junho de 2005

UMA VISITA DE JESUS À TESOURARIA

ANO LXIII - Domingo, 19 de junho de 2005 - No 3112

Uma visita de Jesus à Tesouraria

"E estando Jesus assentado defronte do gazofilácio, observava a maneira como a multidão lançava ali o dinheiro." Marcos 12.41.

Pense nesse quadro! Jesus assentado diante da arca do tesouro (gazofilácio) observando como o povo contribuía para a Igreja. Imaginem, assenta-se não somente para olhar, mas para comparar as ofertas. Verifica o quanto cada um dá! Em seguida, chama seus apóstolos e mostra-lhes que contribuir é coisa séria! É de tal importância que Cristo ensina que quanto maior for a falta que a oferta dada significar para o ofertante, maior será o seu valor diante de Deus.

O dízimo tem que demonstrar fé. Davi chegou a afirmar: "não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada." 2Sm 24.24.

O povo de Deus nos dias de Malaquias estava em grande miséria. Foi a este povo empobrecido que Deus dirigiu a seguinte ordem: Primeiro o mantimento em minha casa! Um povo que não tinha nem para o seu sustento, deveria dizimar a miséria, isto é, a insuficiência, e pela fé aguardar que Deus lhes abriria as janelas do céu. Dizimar era, portanto, um ato de culto e confiança, que Deus em resposta (em segundo lugar) daria o sustento.

O dízimo tem que ser dado na Igreja onde você adora a Deus. Você jamais achará um lugar na Bíblia que diga: Cada um, pois, administre seu dízimo como lhe for conveniente. Mas, pelo contrário, a Bíblia diz: "Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro". Não deve ser trazido uma parte dele, ou o que você achar justo, mas "todos os dízimos"! Deuteronômio 14.22-25 determina que se o caminho for longo para você levar vacas e ovelhas até o local certo para dizimar, então você deve vendê-los e levar o dinheiro na mão, até o local (casa do Tesouro) que o Senhor, seu Deus, escolheu.

1Co 16.2 deixa claro que a contribuição deve ser metódica: "No primeiro dia da semana"! Deve ser proporcional: "conforme a sua prosperidade"; é dever de todos: "cada um de vós"; é sistemática: "vá juntando."!

Amados, só o dízimo é metódico, proporcional e sistemático!
Jesus tem visitado diariamente a Tesouraria da IPVM. O que Ele tem visto?
Lembrem-se: "Deus ama o que dá com alegria." 2Co 9.7.

Rev. Rubens

domingo, 12 de junho de 2005

SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL: 56 ANOS!

ANO LXIII - Domingo, 12 de junho de 2005 - No 3111

Sociedade Bíblica do Brasil: 56 anos!

Hoje, dia 12 de junho, a Sociedade Bíblica completa 56 anos de atividades em nosso país. A IPVM, que é parceira da SBB, parabeniza-a neste dia e agradece a Deus por tudo que Ele tem realizado através desta Instituição marcada pela seriedade e pelo compromisso com a Escritura. A seguir, alguns dados relativos à atuação da SBB no ano de 2004:

“Em 2004, Deus abençoou generosamente a Sociedade Bíblica do Brasil. Foram incontáveis as bênçãos recebidas pela SBB durante o ano. Dentre elas, destacamos as seguintes:

  1. A SBB distribuiu durante o ano 3.789.040 Bíblias, 41% a mais que no ano anterior. Com essa distribuição, manteve-se o primeiro lugar na distribuição mundial de Bíblias.
  2. Aumentou em 31% sua exportação de Bíblias, exportando durante o ano 2.508.056 Bíblias, em 16 línguas, para 82 países de todos os continentes.
  3. A Gráfica da Bíblia comemorou seus 10 anos de existência, período em que produziu 40 milhões de Bíblias e 7 milhões de Novos Testamentos. Em 2004, a Gráfica da Bíblia produziu mais de 6 milhões de exemplares da Bíblia.
  4. A SBB lançou a Bíblia em Guarani Mbyá.
  5. A Gráfica da Bíblia produziu para a Sociedade Bíblica da Nigéria a 1ª edição da Bíblia bilíngüe Inglês-Iorubá.
  6. A SBB distribuiu gratuitamente a Bíblia em Braile para 2.200 deficientes visuais.
  7. Na Assembléia Geral das Sociedades Bíblicas Unidas, comemorativa dos seus 200 anos de existência, o presidente de honra da SBB, Rev. Guilhermino Cunha, foi eleito vice-presidente das Sociedades Bíblicas Unidas.

Agradecemos aos nossos milhares de colaboradores, em todo o país, que nos sustentaram com suas orações, suas ofertas e sua participação na distribuição da Bíblia. A Deus toda honra e toda glória!”

Texto adaptado de Rev. Luís Antonio Giraldi, Diretor-Executivo.

Anualmente, fazendo sua parte neste ministério fundamental de produção e distribuição da Palavra de Deus em forma escrita, a IPVM oferece sua contribuição para a SBB. Caso você se sinta movido a colaborar pessoalmente, pode fazê-lo através de nossa Tesouraria, informando que se trata de oferta específica para a SBB. Sua colaboração será encaminhada.

Rogamos a Deus que, por muitos e muitos anos, a SBB continue a ser esta semeadora eficaz da Palavra entre nações espalhadas ao redor do mundo! Que o Senhor receba, assim, o louvor daqueles que, pela instrumentalidade desta Instituição irmã, tornam-se Seus filhos por meio do testemunho da Escritura. A Ele, pois, toda glória!

domingo, 5 de junho de 2005

ELEIÇÃO DE DIÁCONOS

ANO LXIII - Domingo, 05 de junho de 2005 - No 3110

ELEIÇÃO DE DIÁCONOS

Hoje, conforme convocação estatutária, elegeremos 4 (quatro) irmãos para o cargo e ofício de diácono. E diácono, segundo o ensino da Palavra de Deus e a Constituição da Igreja, é o oficial eleito pela comunidade e ordenado pelo Conselho para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente:

1) à aplicação de verbas e ofertas para fins caritativos (ou de ação social);
2) à assistência aos órfãos e viúvas;
3) à manutenção da ordem e reverência nos cultos e instalações da igreja.

Para o diaconato exigem-se as mesmas características do presbítero: assiduidade, pontualidade no cumprimento dos deveres, moral irrepreensível, prudência no agir, discrição no falar e testemunho de fé. Escrevendo a Timóteo (1Tm 3.8-13), Paulo afirma que os diáconos devem ser respeitáveis, amantes da verdade, moderados, não cobiçosos, maridos de uma só mulher, bons esposos e pais, e que sejam aprovados antes de serem ordenados. Em Atos 6.3 lemos que devem ter boa reputação e sejam cheios do Espírito Santo e de sabedoria.

Que o Senhor nos oriente na escolha de homens que preencham essas qualificações, para um melhor serviço à Igreja. Vamos, pois, irmãos, escolher não segundo a aparência ou pela amizade, mas seguindo a orientação do Espírito Santo.

Aos que, como candidatos, não venham a ser escolhidos desta vez, lembramos que para alguns ministérios da Igreja é necessário ser eleito, mas para servir a Jesus ser salvo é o bastante. Além disso, na dinâmica da Igreja e pelos princípios constitucionais por ela adotados, outras eleições virão e novas oportunidades surgirão. Cremos em Rm 8.28!

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.