PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de setembro de 2004

OVELHA QUEBRADA...

ANO LXII - Domingo, 26 de setembro de 2004 - No 3074

Ovelha Quebrada...

Talvez você esteja se sentindo assim: "Estou quebrado..." Quebrado por cansaço físico, ou ainda, quebrado sem dinheiro, talvez sua empresa quebrou... É o carro quebrado, a TV quebrada, a máquina de lavar, amizades rompidas, relacionamentos que se quebraram, quebradeira total!

Quebrar é separar em partes, reduzir a pedaços, partir, rachar, fragmentar-se. É possível que você esteja com o seu coração quebrado, seus sentimentos reduzidos a pedaços, diante dos problemas, dos últimos acontecimentos: desemprego, separação, doenças, incompreensões, perda de um ente querido.

Lembre-se que coisas quebradas tornam-se em grandes bênçãos quando depositadas nas mãos de Deus. Gideão e seus soldados traziam tochas acesas dentro dos cântaros, mediante sua ordem todos os soldados quebraram seus vasos e o fogo brilhou forte, intensamente, causando grande espanto e temor sobre os inimigos. Vasos quebrados e o povo de Deus obteve a vitória. Maria quebrou o vaso de alabastro com o preciosíssimo perfume de nardo puro, e o derramou sobre a cabeça do Mestre. Jesus afirmou: "Ela fez o que pôde... enquanto for pregado o Evangelho será também contado o que ela fez para memória sua.".

Experimenta você a sensação de que tudo se despedaçou? Há uma esperança: "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado." Jesus tomou o pão e disse: "Comei, isto é o meu corpo que será quebrado por vós." Ele é o Supremo Pastor que se quebrou por você. Jesus, o Bom Pastor, não abre mão do cuidado para com suas ovelhas quebradas: "Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas... a perdida buscarei... a quebrada ligarei". (Ez. 34:15,16) Entregue seus pedaços, seu coração destroçado nas mãos de Jesus. Coisas quebradas, partidas se tornam em grande bênção, se você deixar Cristo emendá-las. Ele é o grande restaurador e especialista em corações abatidos, tristes e fragmentados.

A um coração quebrado o Bom Pastor jamais desprezará.

Rev. Rubens

domingo, 19 de setembro de 2004

ESTAMOS AGINDO CORRETAMENTE?

ANO LXII - Domingo, 19 de setembro de 2004 - No 3073

ESTAMOS AGINDO CORRETAMENTE?

Por ocasião do dia da Escola Bíblica Dominical


Com a multiplicidade de práticas adotadas pelas igrejas evangélicas no Brasil, é comum o crente sincero ser tomado pela dúvida: minha fé e minha vida cristã estão corretas?

Se você leva a sério sua vida cristã, certamente já deparou-se com este dilema ao ouvir programas no Rádio ou TV, ao conversar com colegas no serviço ou ir a uma destas reuniões. É possível que tenha se perguntado até se sua fé é de fato verdadeira. Somos assaltados por um sentimento de que nossa fé é fraca ou até inexistente pois não a vemos produzindo os mesmos resultados alardeados por alguns.

Apesar da confusão que facilmente se instala nos arraiais evangélicos, e deste mar de cores denominacionais, muito próximas uma das outras, temos diante de nós uma oportunidade sadia de revermos os fundamentos da nossa fé.

Um deles, redescoberto deste a Reforma Protestante do século XVI é a suficiência das Escrituras Sagradas como única regra de fé e prática. Deus não nos deixou sozinhos à mercê das turbulências de um mudo pós-moderno. Ele nos deu um farol que brilha no meio da escuridão. A pergunta que precisamos constantemente refazer é: "o que a Bíblia ensina à respeito disso?"

Esta é uma "ferida aberta" nos evangélicos brasileiros. Lamentavelmente nosso povo, que se diz cristão, não lê e não gosta de ler a Bíblia. Por isso, prefere pautar sua vida pelos ensinos deste ou daquele mestre, sem nenhum crivo ou confronto com a Verdade revelada.

Soa como advertência para nós as palavras de Jesus: "E conhecereis A VERDADE e A VERDADE vos libertará". Infelizmente muitos crentes voltando à escravidão do pecado, de sistemas religiosos e até de líderes eclesiásticos.

Seria triste ouvirmos dEle as palavras que disse no passado: "Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que falam a respeito de mim. Mas vocês não querem vir a mim para terem vida."

Que isto recobre nossa submissão à autoridade Bíblica.

Rev. Márcio

domingo, 12 de setembro de 2004

UM POUCO DE ETERNIDADE

ANO LXII - Domingo, 12 de setembro de 2004 - No 3072

UM POUCO DE ETERNIDADE

Vivemos dias em que a ciência médica parece estender a duração da vida humana. Por outro lado creio que o Salmo 90:10 ainda expressa a regra geral: "O limite da nossa vida é setenta anos e só alguns, mais fortes, conseguem chegar aos oitenta."

Não há, contudo, razão para aqueles que estão se aproximando deste limite para se tornarem deprimidos. Não consigo imaginar que um cristão envelheça. O cristão já adquiriu uma vida que nunca vai terminar: é eterno!

A morte pode até mudar nossa posição, mas jamais nossa condição. Daqui a milhares de anos seremos ainda jovens, pois o que significam 70 anos diante da eternidade? Não pensem que sou velho, tenho apenas 61 anos! Só comecei a viver. Com 80, 90 ou 100, ainda podemos ser todos criancinhas, se comparados com a eternidade.

O melhor ainda está para vir. "O que ninguém nunca viu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, isso foi o que Deus preparou para aqueles que o amam." E Paulo continua: "... estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor". Lembremo-nos ainda das palavras de Jesus: "Quem crê, tem a vida eterna". Nosso querido Presb. Joel "cria", porisso era eterno. Cremos, somos todos eternos.

Na noite do Natal de 1940 os alemães bombardearam a Inglaterra. Uma garotinha escreveu uma cartinha ao Papai Noel, com os seguintes dizeres: "Papai Noel, ontem os alemães lançaram uma bomba matando meu irmão, meu pai ficou muito triste e foi para a cama chorando muito. Ouvi mamãe dizendo que agora só há um remédio para curar meu pai: a eternidade. Papai Noel, se você tiver um pouco de eternidade manda pra ele". Nós dizemos: Papai do Céu, mande um pouco desta eternidade para o coração da querida Yanê e de todos os seus amados.

Rev. Rubens

domingo, 5 de setembro de 2004

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

ANO LXII - Domingo, 05 de setembro de 2004 - No 3071

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

"Dão-te glória, Senhor, a beleza e opulência de nossas montanhas, de nossos rios, de nossos mares, o esplendor do nosso céu, onde o Cruzeiro do Sul acompanhado da orquestra de constelações cintilantes, entoa, Deus nosso, no silêncio da noite, o hino arrebatador de tua eterna majestade.

Completa a tua obra e abençoa o Brasil no aniversário de sua independência política, com as ricas bênçãos da justiça, sabedoria e amor.

Dissipa com o sopro da tua Palavra e iluminação do teu Espírito as trevas que escurecem as nossas consciências e enfraquecem a nossa visão moral.

Levanta-te ó Deus, no poder de tua Graça, e opera, em Jesus Cristo, no meio do nosso povo, os milagres do teu amor e inexaurível compaixão.

Cria em nós, pelo teu Santo Espírito, que renova a face da terra, um sentimento mais vivo de justiça, de modo que o crime não campeie impune em nossa sociedade. Desperta em nosso ser uma sede mais ardente de pureza e verdade, de respeito à ordem e à lei.

Perdoa, pelo sangue do Cordeiro, que tira o pecado do mundo, os pecados de nossa nação, e derrama no seio de nosso povo um espírito sincero de profundo arrependimento, de súplica e piedade."

Rev. Eduardo Carlos Pereira

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.