PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de julho de 2004

NOSSOS PROPÓSITOS

ANO LXII - Domingo, 25 de julho de 2004 - No 3065

NOSSOS PROPÓSITOS

A IPVM admite que o seu governo é uma teocracia comunitária. Seus membros crêem que são dirigidos pelo seu Senhor e Cabeça, Jesus Cristo, através do Espírito Santo, que habita a Igreja e mora em cada crente. Portanto, ninguém administra a Igreja de si mesmo e para si mesmo, pois ela não nos pertence: é rebanho do Pai, entregue ao pastoreio do Filho.

Contudo, ela aceita que Cristo a governa, através de ministros que são indicados por Deus, por meio da Assembléia dos Santos. O Pastor tem a consciência de que ela é o Corpo de Cristo e propriedade exclusiva dEle.

Grande é a minha alegria por Deus ter me designado servir ao Seu Reino através da IPVM.
Sou imensamente grato pelo apoio e carinho demonstrados por seus membros dispondo-se a receber meu trabalho. Quão grande responsabilidade e enorme privilégio, ser o instrumento de Deus, "com vistas ao aperfeiçoamento dos santos... para a edificação do corpo de Cristo", nesta Comunidade.

A IPVM existe para: proclamar Jesus Cristo como única Esperança e Salvação para o homem; ajudá-lo a cultuar corretamente ao único Deus verdadeiro, exaltando o Seu nome; unir os seus membros numa gostosa comunhão como família de Deus; discipular esta família aperfeiçoando-a até ser semelhante ao seu Senhor; perseguir a santificação sem a qual ninguém verá a Deus; servir a sociedade demonstrando o amor de Deus.

O acróstico I-G-R-E-J-A reforça e ajuda a lembrar sempre estes propósitos, que serão enfatizados durante o próximo triênio:

I

r

Evangelização

(Kerigma)

Testemunhar

(Mat.28:19)

G

lorificar

Adoração

(Leiturgia)

Cultuar

(Mat.4:10)

R

evitalizar

Santificação

(Dikaios)

Consagrar

(Heb. 12:14)

E

dificar

Educação

(Didaskalia)

Discipular

(Mat.28:20)

J

untar

Comunhão

(Koinonia)

Integrar

(Mat.28:20)

A

ssistir

Ação Social

(Diakonia)

Servir

(Mat.22:39)


Paulo aconselha a igreja "que digais todos a mesma cousa, e que não haja entre vós divisões, para que sejais inteiramente unidos no mesmo sentido e no mesmo parecer" (I Cor. 1:10). Que tenhamos todos um só propósito para a unidade da nossa querida IPVM.


Rev. Rubens

domingo, 18 de julho de 2004

MENTES CHEIAS E ALMAS VAZIAS

ANO LXII - Domingo, 18 de julho de 2004 - No 3064

Mentes cheias e almas vazias

"A alma do estulto aborreceu toda sorte de comida, e chegou às portas da morte"
(paráfrase do Sl. 107.18)

O professor George Romanes foi um dos cientistas mais famosos do século dezenove. Ficou conhecido também por ser um dos cooperadores de Darwin na tentativa de estabelecer um ponto de vista cientifico acerca da evolução. As "questões cientificas " da época exerceram profunda influência sobre o seu pensamento e sobre a sua vida.

Tempos depois ele escreveu um livro: "Thoughts on Religion" (Pensamentos acerca da religião), produto de seus anos mais maduros, quando declarou o seguinte a respeito da natureza do homem sem Deus: "A natureza do homem sem Deus é completamente lastimosa... Alguns não têm consciência da causa desta desgraça; isto, no entanto, não evita o fato de serem miseráveis. Na maior parte deles, escondem de si mesmos tão bem quanto podem, este fato, ocupando suas mentes com a sociedade, esporte, frivolidade de todos os tipos; ou, se tiverem disposição intelectual, ocupam-se com ciência, artes, literatura, negócios, etc. Isto, porém, é apenas encher o estômago faminto com migalhas. Conheço, através da minha experiência pessoal, as distrações da pesquisa cientifica; da especulação filosófica, e dos prazeres artísticos; mas também sei muito bem que todas estas coisas tomadas juntas, e bem adocicadas conforme o gosto pessoal, somadas à reputação, riquezas e posição social, podem ser em suas conseqüências, uma mistura inteira que não passa de algo enjoativo para quem está passando fome. Não há nenhuma qualidade de coisa definitiva em que se possa achar repouso, enquanto a doença e a morte sempre aguardarem no fundo de seus corações. Entendo, portanto, que é uma verdade inquestionável que a totalidade deste lado negativo do assunto revela haver um vácuo na alma humana que nada pode preencher senão a fé em Deus".

O Professor Romanes, quando escreveu estas palavras, não era um crente em Cristo. Tinha freqüentado a igreja na juventude. Mas suas atividades científicas desviaram a sua mente da fé cristã. Finalmente, após uma vida inteira dedicada ao estudo, voltou-se para esta fé, influenciado, sem dúvida, por uma percepção clara do grande fato de que a vida sem Deus é uma vida sem propósito ou significado. Assim ele ilustrou o aforismo de Bacon: " Um pouco de ciência inclina a mente humana ao ateísmo. A profundidade na ciência, porém, faz com que as pessoas se voltem para a religião".

No Século quarto Agostinho de Hipona, um gênio da Teologia cristã, escreveu: "Óh Deus, Tu nos fizeste para Ti mesmo, e nossos corações não acharão repouso até que repousemos em Ti".

Rev. Jader

domingo, 11 de julho de 2004

HAJA! E HOUVE

ANO LXII - Domingo, 11 de julho de 2004 - No 3063

Haja! E houve.

" No principio criou Deus os céus e a terra" (Gn. 1:1)

Deus não pensa, somente. Ele age! E como agiu com perfeição, o que aliás lhe é peculiar, quando pensou e quis criar todas estas coisas lindas que vemos: o céu, as estrelas, o mar....

O Criacionismo vem sendo veementemente atacado por aqueles que se acham "doutos" em ciência. Tentando negar o poder criador do Todo-Poderoso, estes, na realidade, ensejam mesmo é dar vazão aos seus próprios sentimentos pecaminosos, pois, se não há Deus, então façamos o que quisermos. Destes ri do alto o Altíssimo ( Sl. 37.13; Rm. 1.18-21; 28;2.5, etc.).

Nós cremos em Deus e afirmamos isto! Cremos que do nada o Senhor fez todas as coisas pela Palavra de seu poder. Cremos na Trindade Santíssima envolvida em todas as coisas criadas.

O primeiro versículo da Bíblia concede-nos um relato satisfatório e útil sobre a origem dos céus e da terra. A fé do cristão humilde compreende melhor este fato do que a fantasia dos homens mais doutos. Através daquilo que vemos no céu e na terra aprendemos sobre o poder do grande Criador. Que o fato de sermos criados e o nosso lugar como homens nos lembrem de nosso dever cristão de manter sempre o céu à vista, e a terra sob os nosso pés.

O Filho de Deus, que é um com o Pai, estava presente quando o mundo foi criado; ou melhor, sabemos que o mundo foi feito por Ele e sem Ele nada foi feito (Jo.1.3). Elevados pensamentos deveriam existir em nossa mente a respeito do grande Deus que adoramos, e a respeito deste grande Mediador em cujo nome oramos! Aqui mesmo no principio do texto sagrado, também lemos sobre o Espirito divino, cuja obra no coração do homem é mencionada tão freqüente em outras passagens da Bíblia.

Observe que , no principio, não havia algo desejável para se ver, pois o mundo estava informe e vazio; era confusão e desolação, De modo similar, a obra da graça na alma é uma nova criação; e em uma alma sem a graça, que não nasceu de novo, existe desordem, confusão e toda a má obra; está vazia de todo o bem, porque está sem Deus; é escura, está em trevas; este é o nosso estado por natureza, até que a graça do Todo-Poderoso realize em nós uma mudança.

Ele, que criou perfeitamente os céus e a terra, e tudo o que neles há, pode re-criar gente caída no pecado e em trevas. Que maravilhoso Criador. Que maravilhosa criação, tanto a dos céus e da terra, como a do novo homem, em Cristo. Só Ele pode isto. E Ele pode tudo!

Rev. Jader

domingo, 4 de julho de 2004

VENCENDO A PREOCUPAÇÃO

ANO LXII - Domingo, 04 de julho de 2004 - No 3062

VENCENDO A PREOCUPAÇÃO

Estudos recentes comprovam cada vez mais que a nossa atitude diante de um problema pode exercer uma influência negativa em nós muito maior do que o próprio problema em si.

Neste sentido, estamos diante de uma das conseqüências da queda da humanidade, conforme registrada em gênesis 3. Fomos criados à imagem e semelhança divinas e isto significa, entre outras coisas, que somos serem morais e conseqüentes. Ou seja, temos a capacidade de imaginar os resultados das atitudes tomadas em determinadas situações.

Se eu entro deliberadamente em uma curva fechada dirigindo meu automóvel a mais de 150 km por hora, sei que terei muita dificuldade em evitar um acidente. Minhas ações trazem conseqüências e sou capaz de antecipar estes resultados, o que, por sua vez, direciona minhas ações.

Da mesma forma quando enfrento um problema, fico envolvido na tentativa de encontrar uma solução e imagino o que poderá acontecer no futuro, as ações possíveis e as conseqüências de cada uma delas. Procuro a opção que me parece mais viável e faço a escolha pela que tenho maior inclinação.

O problema é que, ao anteciparmos as conseqüências de nossas decisões, podemos imaginar-nos sofrendo dores ainda maiores. É aí que sofremos por antecipação.

Nesse momento nossa velha e endurecida humanidade está se manifestando. Sermos racionais ou conseqüentes não significa necessariamente sermos ansiosos. A ansiedade é uma antecipação do futuro, que nem sabemos se de fato ocorrerá.

Cabe a antiga e tão atual recomendação das escrituras. "não se preocupem com nada, mas em todas as orações peça a deus o que vocês precisam e sempre orem com o coração agradecido."

Que o senhor nos ajude!

Rev. Márcio

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.