PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de maio de 2004

CANSADO??

ANO LXII - Domingo, 30 de maio de 2004 - No 3057

Cansado??

Seções de relaxamento; calçados e roupas "anti-estresse"; massagens; equilíbrio energéti-o; viagens e férias; Muitas são as opções que se oferecem para aliviar aquele que tem sido chamado o mal da atualidade: o estresse.

A incessante procura por um emprego ou uma melhor colocação no trabalho, a necessidade de constante atualização para "garantir um lugar ao sol" no mundo competitivo, a violência e a maldade rondando o nosso dia a dia e ameaçando a segurança e conforto de nossos familiares, a desconfiança alimentada no coração em relação aos que estão próximos de nós, a falta de perspectiva de soluções sociais a curto e médio prazos, são motivos suficientes para nos desgastarem. Estas situações sugam nossas energias e exigem que tiremos forças de um reservatório que se esgota rapidamente.

Uma maneira diferente de encarar a vida! Esta pode ser uma porta aberta para escapar-os da tensão e do medo. Se olhamos a vida apenas na dimensão horizontal, ou seja, paras as situações que estão ao nosso redor e as possíveis soluções para elas, facilmente nos desanimamos. Por que não experimentamos olhar para cima?

Quando acreditamos que existe uma realidade superior ao nosso mundo material e que es-ta dimensão vertical complementa e dá significado a tudo o mais, o complexo quebra-cabeça da vida começa a se encaixar.

Fomos criados com um propósito e não estamos sozinhos nesta vida. Para encontrarmos esperança precisamos aliar nossas ações à este propósito soberano e sábio.

Não existe felicidade em nós mesmos ou em nossas realizações. Existe paz quando nos aproximamos do Criador e recebemos d´Ele as diretrizes para nossas vidas. As demais circunstâncias? Bem, passam a ser consideradas como sempre deveriam ter sido: meras circunstâncias.

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei"

Rev. Márcio

domingo, 23 de maio de 2004

COMUNHÃO, GRATIDÃO E SERVIÇO

ANO LXI - Domingo, 23 de maio de 2004 - No 3056

COMUNHÃO, GRATIDÃO E SERVIÇO

Há certas ocasiões em nossa vida que poderíamos encarar como simples "coincidências". Para nós que cremos na dire-ção divina sobre o Universo e também nos eventos diários em nossas vidas, chamamos isso de "providência".
Hoje vivemos uma situação assim.

Temos o privilégio de celebrarmos nossa comunhão uns com os outros e todos com nosso Pai Celestial através da repe-tição da Ceia do Senhor. Carregada de simbologia e de significação para nossa vida, é sempre um momento especial na vida da comunidade da fé.

Além disso, nos volvemos ao autor da vida para agradecer-lhe a maneira graciosa com a qual Ele tem enriquecido a famí-lia dos seus filhos, dando-lhes o privilégio da maternidade e da paternidade. Essas "pequenas criaturas" são testemunhas e memoriais vivos para nós de que a bondade de Deus não está ofuscada pela maldade do homem e nem suas bênçãos foram intimidadas pela sociedade corrompida em que vivemos.

Como se não bastasse motivos de sobra para considerarmos este um momento especial, foi-nos legado, pela providência divina, a oportunidade de exercermos nossa fé e elegermos irmãos ao ofício do diaconato. Trabalho ligado ao ministério da Assistência e um braço da Igreja estendido para animar e incentivar aqueles que sofrem e passam por tribulações. Ministério é essencialmente "serviço".

Existe um fio comum em todas estas situações e poderíamos chamá-la de "comunidade". A comunidade é a experiência vivida por todos nós que sintetiza todas as situações descritas acima. Nela expressamos nossa comunhão uns com os outros e todos com o mesmo Senhor; Igualmente, na convivência da comunidade nos alegramos com aqueles que tem o privilégio de educarem seus filhos no caminho do Senhor. Mais ainda, é nesta mesma experiência que reconhecemos os dons conce-didos pelo Espirito Santo do Senhor para serem usados no Serviço do Senhor e assim vivermos em um lugar saudável.

Bem-vindo, pois, à sua comunidade, a comunidade da fé.

Rev. Márcio

domingo, 16 de maio de 2004

HONRA AO MÉRITO

ANO LXI - Domingo, 16 de maio de 2004 - No 3055

Honra ao mérito

Um dos valores cultivados em nossa cultura ocidental é a realização. Buscamos sempre atingir alvos e somos cobrados por isso. Quando conseguimos o reconhecimento das pessoas nos sentimos recompensados. Em alguns lugares existem programas que estimulam os trabalhadores a se destacarem dentre os demais. Em outras palavras, somos impulsionados a buscar a honra merecida pelos resultados alcançados.

Porém, comparando o padrão deste mundo com os ensinamentos do evangelho de Cristo ficamos desconcertados. Se, no dia a dia, nossa motivação vem, em grande parte, de vermos nosso dever cumprido, no Reino de Deus isso não passa do mínimo que se espera de um servo. Foi o próprio Jesus quem disse: "Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi or-denado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer."

As palavras em epígrafe, ao contrário do que poderia se supor, não escondem uma atitude autoritária e déspota do nosso Senhor. As recompensas dos servos foi pauta amplamente esclarecida nos ensinos do Novo Testamento. De fato, não podemos achar que somos melhores do que os outros quando cumprimos o serviço a que fomos designados. Especialmente quando nos lembramos que, ao chegarmos à sua conclusão, não o fizemos sozinhos.
Fomos ajudados com o mais extraordinário recurso que o Senhor Todo Poderoso coloca em nossas mãos. O maior evangelista da Igreja Primitiva e o maior teólogo da era cristã disse: "Mas, pela graça de Deus, sou o que sou... antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo."

De nossa parte, fica aqui o reconhecimento e a merecida honraria ao homem que dedicou anos de sua vida à condução desta pequenina parcela do rebanho de Jesus. Do Senhor Deus vem a verdadeira recompensa. Quanto a nós, cumpre-nos observar o ensinamento bíblico: "A quem honra, honra".

Rev. Márcio

domingo, 9 de maio de 2004

MÃE

ANO LXI - Domingo, 09 de maio de 2004 - No 3054

Mãe

Um estado de espírito que ilumina corações e mentes;

Uma poesia cujos sons, breves ou pausados, soam como uma melodia inigualável nos lábios do filho;

Uma invocação utilizada, quase como um apelo derradeiro, em instantes de medo ou de alegria, na tristeza e até mesmo na ira;

Uma recordação, que nos remete não apenas às suas feições e jeitos, mas aos seus valores e ensinos;

Uma marca, doce e suave, que alegra o coração e mantém viva sua imagem durante anos quando ainda tentamos repetir os seus feitos;

Mãe é tudo isso e é ainda muito mais.

É uma experiência com a qual a vida nos presenteia, mas que muitas vezes a diminuímos.

É uma fotografia onde enxergamos um pouco de nós mesmos, nossa história e antepassados.

Neste dia, celebramos mais uma vez você que teve o privilégio de ser chamada de mãe. Vocábulo que, de tão pequeno e simples, poderia ser considerado sem relevância na gramática, mas que não consegue passar desapercebido pelo mundo.

Afinal, mãe é algo que poeta nenhum é capaz de cantar devidamente, escritor nenhum pode explicá-lo totalmente, mas que ninguém no mundo não seja capaz de entender.

Rev. Márcio

domingo, 2 de maio de 2004

O INSUBSTITUÍVEL

ANO LXI - Domingo, 02 de maio de 2004 - No 3053

O INSUBSTITUÍVEL

Todo final de carreira sempre acarreta preocupações. Seja nos esportes, no mundo dos negócios ou no ministério pastoral. E agora, como vai ser? Quem será o substituto? Será que vai corresponder às expectativas? São perguntas naturais que afloram à nossa mente. Mas não devem ser motivo de desânimo nem de angústia.

Se nas atividades seculares ninguém é insubstituível, na vida eclesial é da mesma forma. Podemos ser úteis, porém não insubstituíveis. Lembram-se de Ashbel Green Simonton, o primeiro missionário presbiteriano em terras do Brasil? Talvez ninguém tenha feito tanto quanto ele, considerando as limitações da época e seu curto período de ministério. Mas aí está a grei presbiteriana, em seus vários segmentos, firme e forte. José Manoel da Conceição, Antônio Trajano, Vicente Themudo Lessa, Eduardo Carlos Pereira, Erasmo Braga, Carvalhosa, Gerônimo Gueiros, Diniz Prado de Azambuja Neto, Josibias Marinho, Miguel Rizzo Júnior, José Borges dos Santos Júnior, Amantino Adorno Vassão, Zaqueu Ribeiro, Júlio Andrade Ferreira, Miguel Orlando de Freitas, Wilson de Souza e tantos outros expoentes do presbiterianismo nacional deram a sua contribuição, concluíram a carreira e foram substituídos. É um processo natural. Uma nova geração sucedendo a anterior.

Sinto-me honrado, em meu final de carreira, com o conceito adquirido entre inúmeros colegas, irmãos e amigos. Conceito pelo qual me empenho com gratidão ao Senhor. Conceito estampado no telegrama que acabo de receber do pastor da abençoada Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte: "Precioso Pr Eudes. Parabéns pelo ministério frutífero, fiel e inspirador para gerações de líderes e pastores. Eu sou um dos abençoados. Que Deus continue abençoando sua vida. Pr. Jeremias Pereira da Silva".

Alegro-me com o fato de concluir minha carreira, como pastor efetivo, no seio acolhedor da família IPVM. Alegro-me com o fato de ver uma igreja sexagenária ainda dando frutos e gerando filhas. Alegro-me com o fato de chegar aos setenta anos de idade em plena atividade pastoral e entusiasmado com os novos desafios. Alegro-me com o fato de ver entre nós, bem entrosados, três ilustres ministros da Igreja Presbiteriana do Brasil, habilitados, portanto, para a sucessão pastoral. Alegro-me, pois, com o fato de que eu, também, não sou insubstituível.

Insubstituível só existe um - JESUS CRISTO, o Bom Pastor, o único e suficiente Salvador. A Ele, pois, toda a honra, toda a glória, todo o louvor!

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.