PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de dezembro de 2003

FIM DE ANO

ANO LXI - Domingo, 28 de dezembro de 2003 - No 3035

FIM DE ANO

Antigamente era comum ver lojas e armazéns com uma tabuleta: Fechado para Balanço. Hoje, com o desenvolvimento da informática, os estoques são mantidos em dia e o movimento financeiro é atualizado automaticamente. Não há mais necessidade de fechar para balanço. Contudo o fim do ano é propício para uma avaliação. Uma avaliação de ordem pessoal.

Que valor colhemos no decorrer deste ano em nossa prática cristã? De quantos cultos participamos? Quantas mensagens despertaram a nossa consciência e tocaram o nosso coração? Aprendemos mais da Escritura Sagrada na Escola Dominical? Colocamos em prática o que a Palavra nos ensina? A quantas pessoas falamos do amor de Deus? Conduzimos alguém à salvação em Cristo? Nosso testemunho melhorou? Refletimos em nossas palavras e atitudes a orientação do Senhor? Temos sido uma bênção no lar e em nosso ambiente de trabalho? Tornamo-nos degraus ao invés de pedras de tropeço?

Talvez esse balanço nos incomode um tanto quanto. É possível que nos sintamos deficitários na fé, na esperança e no amor. É possível que descubramos um superávit de desânimo, de inveja, de amargura e de frustração. Esperávamos mais e alcançamos menos.

Nesta transição de um ano vencido para um novo ano com suas incógnitas, somos desafiados não para 'chorar o leite derramado', mas para olhar para o Senhor, cujo Natal acabamos de celebrar, e nEle investir a nossa fé, a nossa esperança, o nosso futuro. Sua Palavra se tornou presença e vida. "Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá", convida e promete o Senhor através do profeta Isaías (55.3).

Fim de ano nos faz sentir que um pedaço de nossa vida terrena ficou irrecuperavelmente para trás. Contudo, essa realidade nos deve impulsionar para a frente na firme convicção de que "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" (I Co 2.9).

Rev. Eudes

domingo, 21 de dezembro de 2003

NATAL, ISTO EXISTE?

ANO LXI - Domingo, 21 de dezembro de 2003 - No 3034

4º Domingo do Advento

NATAL, ISTO EXISTE?

Suponha que não houvesse cartões e presentes. Ainda haveria Natal! Suponha que não houvesse ruas e vitrines enfeitadas. Ainda haveria Natal! Suponha que não houvesse presépio nem pinheirinho iluminado. Ainda haveria Natal!

Mas suponha que não houvesse o Menino Jesus... e não haveria Natal. Cristo faz a diferença! Ele é a razão e a essência do Natal! Natal é "Deus conosco", Emanuel. Tire-se o Cristo e não haverá Natal. Natal sem Jesus Cristo é inconcebível e impossível.

Natal sem Jesus é comércio, troca de cartões, presentes, roupa nova e comida farta e muita bebida. Apenas isto!

Para muitos, infelizmente, o 'aniversariante' continua desconhecido ou desprezado. Tristezas, neuroses, violências, injustiças, desamor, lares desfeitos, fome e miséria marcam era chamada de "pós-cristã". Lamentavelmente neste Natal as hospedarias (lares, corações) estarão fechadas para Jesus. Certamente a história se repetirá. Jesus não achará sequer uma manjedoura.

Há mais de dois mil anos milhares de anjos do coral celeste apareceram cantando o verdadeiro significado do Natal: "Estamos trazendo boas notícias a vocês e elas vão ser motivo de grande alegria para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador - Cristo, o Senhor! Gloria a Deus nas maiores alturas dos céus e paz na terra aos homens a quem Ele quer bem". O coral dos anjos definiu o Natal como PAZ, ALEGRIA, AMOR e SALVAÇÃO.

Somente um Natal Cristocêntrico trará a tão almejada paz. Disse Jesus: "... a minha paz vos dou". Somente um Natal Cristocêntrico nos permitirá a alegria de conhecer o verdadeiro amor: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu único Filho para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a VIDA ETERNA". É tempo de voltarmos ao verdadeiro espírito desse evento, reencontrando o Cristo do Natal.

Rev. Rubens

domingo, 14 de dezembro de 2003

MUSEU DA BÍBLIA

ANO LXI - Domingo, 14 de dezembro de 2003 - No 3033

3º Domingo do Advento

MUSEU DA BÍBLIA

Uma réplica da prensa de Johannes Gutenberg, criador da máquina de imprensa, cópias de documentos de grande valor histórico como os Manuscritos do Mar Morto, três mil títulos da Bíblia e a oportunidade de ouvir trechos de um dos mais antigos livros da história da humanidade em 200 idiomas, entre eles o iorubá e o guarani, são algumas das atrações do Museu da Bíblia, organizado e mantido pela Sociedade Bíblica do Brasil, que foi inaugurado na última terça-feira em Barueri, na região metropolitana.

Feita por artesãos alemães em tamanho ligeiramente menor do que o original, a prensa de Gutenberg pode ser usada para imprimir. O inventor foi o criador dos tipos móveis que revolucionaram a incipiente indústria gráfica em 1455. A invenção permitiu o acesso das pessoas mais simples à leitura, um privilégio das elites. O primeiro livro impresso foi a Bíblia. Encontrados dentro das cavernas de Qunram, nas proximidades do Mar Morto, os manuscritos são uma atração à parte. A réplica inclui os jarros dentro dos quais foram achados em 1946.

Há objetos só conhecidos nos livros de história, como um papiro egípcio - papel feito com uma planta aquática - no qual eram escritos os trechos da Bíblia, pergaminhos feitos com pele de animal e uma Bíblia diminuta, de 0,5 por 0,5 centímetros, escrita em alemão. Outra curiosidade é a Bíblia oficial do Vaticano, escrita em grego. Estarão também em exposição trechos de traduções portuguesas datadas de 1769, as "avós" das versões brasileiras. Em um dos espaços é possível cheirar perfumes bíblicos, entre eles mirra, aloés e canela. "Há muita informação histórica reunida em um só lugar", afirmou o diretor do museu, Erni Walter Seibert. O endereço é Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672. Informações pelo telefone 0800-162-164.

(Extraído de matéria publicada no "O Estado de São Paulo" em 09 do corrente).

domingo, 7 de dezembro de 2003

ESPERANÇA QUE SE RENOVA

ANO LXI - Domingo, 07 de dezembro de 2003 - No 3032

2º Domingo do Advento

ESPERANÇA QUE SE RENOVA

Iniciamos um novo ciclo natalino. E na celebração do natal de Jesus renova-se, mais uma vez, a nossa esperança.

Rica em conteúdo e significado, a palavra "esperança" aparece mais de 100 vezes na Bíblia Sagrada. E está sempre ligada a Deus. Isto nos leva a concluir que a verdadeira esperança inexiste fora de Deus.

Um poeta contemporâneo falando da esperança afirma que é "uma suave incerteza". No livro de Provérbios está escrito que "morrendo o homem perverso, morre a sua esperança" (11.7). Uma é a esperança humana. Outra é a esperança cristã!

A esperança cristã nos leva a considerar o passado e crer com firmeza que "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1.14). O Eterno se tornou visível na pessoa de Jesus Cristo e nos "regenerou para uma viva esperança" (I Pe 1.3). Emanuel, Deus conosco!

Essa "viva esperança" nos leva a viver o tempo presente dentro de uma nova realidade sob as bênçãos da salvação: paz e comunhão com Deus. Mas essa "viva esperança" nos leva também a olhar o futuro com a certeza de que estamos caminhando para a glória "por vir a ser revelada em nós" (Rm 8.18), pois "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" (I Co 2.9).

Felizes os que gozam tal esperança. Você a tem?

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.