PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de janeiro de 2003

SALVE SÃO PAULO, SALVE!

ANO LX - Domingo, 26 de janeiro de 2003 - No 2987

SALVE SÃO PAULO, SALVE!

Ontem você, bela capital paulista, comemorou 449 anos de fundação. Para comemorar tão significativa data, exposições foram inauguradas e uma programação especial de filmes, espetáculos teatrais e musicais foi levada a efeito. Você merece. Afinal de contas, ao longo de quase quatro séculos e meio, você vem acolhendo gente de todos os continentes, sem distinção de raça, de religião ou de filiação política. E a todos tem dado oportunidade de trabalho, de constituir família, de ser cidadão paulistano. Esta é a São Paulo dos nossos sonhos!

Infelizmente, para usar uma expressão de Gilberto Freyre, você "inchou". E inchação não é um crescimento saudável. Inchação é enfermidade. E os sintomas são visíveis nos números do IBGE, nas manchetes dos jornais, nas ocupações dos mananciais, nas filas dos hospitais, nos moradores de rua, nas crianças cheirando cola, nas chacinas semanais, nos seqüestros relâmpagos, nas balas perdidas e achadas, nas grades das casas, nos profissionais sem emprego, nos cidadãos de bem assustados e ameaçados. Esta é a São Paulo dos nossos pesadelos!

Salve São Paulo, salve! Não apenas no sentido de saudação, mas, principalmente, no sentido de salvação. Até quando São Paulo, você vai se deixar explorar como um grande curral eleitoral, massa de manobras políticas, confiando e se decepcionando com promessas humanas? Sei que lhe disseram e você aceitou pensar que não pode parar. Mas pare. Pare e pense. Considere as palavras do santo homem que lhe emprestou o nome. Assim diz São Paulo, o apóstolo: "Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá semente ao que semeia, e pão para alimento, também suprirá e aumentará a vossa sementeira, e multiplicará os frutos da vossa justiça; enriquecendo-vos em tudo para toda a generosidade, a qual faz que por nosso intermédio sejam tributadas graças a Deus".(II Co 9.8-11).

Salve São Paulo, salve! O povo cristão evangélico, que você abriga, declara com fé que Jesus ama você, e, com gratidão, invoca sobre você a bênção do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Rev. Eudes

domingo, 19 de janeiro de 2003

ELE AINDA É DEUS CONOSCO

ANO LX - Domingo, 19 de janeiro de 2003 - No 2986

ELE AINDA É DEUS CONOSCO

"Às vezes penso que Deus me abandonou!" "Eu não sinto mais Deus comigo!" "Se Ele estivesse ao meu lado, muito sofrimento teria sido evitado." Estas são frases muito comuns hoje em dia. Diante de tantos desacertos na vida, a impressão que se tem é que Deus, de fato, nos abandonou de vez.

Marta e Maria viram seu irmão adoecer para a morte. Mandaram um recado a Jesus, falando da sua preocupação com a doença do irmão. Quando Jesus chegou, Lázaro já estava sepultado há quatro dias. Maria caiu aos pés de Jesus e disse: "Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido". (Jo 11)

Não devemos confundir a presença de Deus com a ausência de aborrecimentos, tragédias e sofrimento. Ele está conosco antes, durante e depois das tempestades mais violentas. Sua presença não nos isenta dos acidentes e aflições da natureza humana. Problemas e sofrimento são parte da nossa existência, frutos de um mundo em decadência. Contudo, eles nos preparam para a eternidade. Como já disse alguém: "Sofrimentos são bênçãos disfarçadas".

Jesus cristo foi chamado de Emanuel, e Emanuel significa "Deus conosco". Ele não deixou de ser Emanuel, o que significa que Ele ainda é Deus conosco em todas as circunstâncias e apesar delas.

Diga, pois, com humildade em seu coração: Emanuel, que conforto e segurança posso ter com Tua presença em minha vida. Dá-me fé e coragem para vencer as dificuldades e problemas. Ajuda-me em meus momentos de vacilação e incredulidade.

(Autor desconhecido)

domingo, 12 de janeiro de 2003

PARA VOCÊ, QUEM É JESUS?

ANO LX - Domingo, 12 de janeiro de 2003 - No 2985

PARA VOCÊ, QUEM É JESUS?

Quando lemos no Evangelho segundo Lucas (14.1) que os fariseus "o estavam observando", referindo-se a Jesus, não entendemos que eles assim o fizessem para cumprir a vontade do Senhor ou para acatar os seus ensinos. Tudo indica que eles ali estavam para espiar, espreitar, para ver - como de outras vezes - se o apanhavam em algum erro ou deslize. Para eles, bem como para as autoridades judaicas e romanas, Jesus Cristo era observado como um elemento suspeito, um falso profeta, um curandeiro bem sucedido, um demagogo sutil, um revolucionário perigoso.

E para os homens do Sec.XXI? Para a grande massa da cristandade? Como o vemos? Um quebra-galho nos momentos de dificuldades? Um balão de oxigênio no momento de sufoco? Um guarda-costas de luxo? Talvez alguém, nessa sociedade pós-moderna e evoluída, o tenha numa consideração mais elevada. Alguém para quem Jesus é o divino mestre, um espírito iluminado que veio a este vale de lágrimas para nos mostrar - pelo seu exemplo - o caminho da caridade e sofrimento, através do qual poderemos nos elevar a planos e dimensões superiores. E só.

Para os seus discípulos no passado, e para muitos de nós no presente, Ele é mais que o divino mestre. Ele é aquele que está acima dos preceitos e preconceitos humanos. Aquele que é independente e superior a estruturas e barreiras religiosas. Aquele que é Senhor do sábado... e de todos os dias. Aquele que tem todo o poder no céu e na terra. Poder para curar, libertar, perdoar e salvar!

Pedro o contemplou como "o Cristo, o Filho de Deus". Natanael viu nele o "Rei de Israel". Simeão percebeu nele "a salvação de Deus". Paulo observou em Jesus "a plenitude da Divindade". João o recebeu como "o verdadeiro Deus e a vida eterna"!

E para você, quem é Jesus? De que forma você o vê? Como aqueles que olham para Jesus como um objeto de uso, um amuleto? Como aqueles que o têm em elevada estima, mas não o reconhecem como Salvador e Senhor? Ou, como os discípulos, você humilde e alegremente o vê e recebe com as palavras de Tomé: "Senhor meu, e Deus meu"?

A observação é sua. A decisão também.

Rev. Eudes

domingo, 5 de janeiro de 2003

PRECE DE ANO NOVO

ANO LX - Domingo, 05 de janeiro de 2003 - No 2984

PRECE DE ANO NOVO

Eu te agradeço, meu Deus,
Pelo ano que passou.
Foram grandes as lutas e trabalhos
Mas a tudo conseguimos superar.
Houve também tristezas, incompreensões,
Ofensas que soubemos relevar.
Eu te agradeço, meu Deus!

Eu te agradeço, ó Senhor,
Pelas alegrias proporcionadas
Pelos amigos, que souberam sentir
Conosco, amenizando a dor...
E nos alentando em meio às borrascas,
Dando-nos a mão para ajudar.
Eu te agradeço, Senhor!

Agora, Senhor, venho te pedir
Que derrames em grande profusão
A bênção de amor, de paz e de perdão
Sobre o teu povo - que é a tua Igreja.
Que nos concedas agora
Um grande dom: que para todos seja
O Ano Novo, um Ano Bom.

Rev. Tiago do Anjos Lins

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.