PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de dezembro de 2002

GLÓRIA A DEUS! FELIZ NATAL!

ANO LX - Domingo, 22 de dezembro de 2002 - No 2982

GLÓRIA A DEUS! FELIZ NATAL!

4º Domingo do Advento

Cristo, eternamente honrado,
Do Seu trono se ausentou.
Cristo entre homens, encarnado,
Deus conosco se mostrou.

Quão bondosa divindade!
Quão gloriosa humanidade!
Salve glória de Israel,
Luz do mundo, Emanuel!
Toda a terra e os altos céus
Cantem sempre glória a Deus.

Cante o povo resgatado
Glória ao Príncipe da Paz,
Deus em Cristo revelado,
Vida e luz ao mundo traz.

Nasce a fim de renascermos,
Vive para revivermos,
Rei, Profeta, Salvador,
Louvem todos ao Senhor!
Toda a terra e os altos céus
Cantem sempre glória a Deus!

(Palavras inspiradas do grande poeta e compositor cristão Roberto H. Moreton, extraídas do seu hino "Eis dos Anjos a Harmonia".)

domingo, 15 de dezembro de 2002

NATAL

ANO LX - Domingo, 15 de dezembro de 2002 - No 2981

3º Domingo do Advento

NATAL

O Natal se aproxima. Tudo muda ou toma cores mais vivas, sejam quais forem as circunstâncias que invadam nossos sentimentos.

Da crônica "Prece de Natal", de nosso literato maior Rui Barbosa, publicada no domingo 25 de dezembro de 1898, destacamos o trecho seguinte:

"Tamanha é a tua grandeza que excede todas as do universo e da razão: o espaço, o tempo, o infinito, acima dos quais a cruz da tua tragédia espantosa parece maior que os vôos da metafísica, as imensidades do cálculo e as hipóteses do sonho. Daí a palavra e a imaginação recuam assombradas, balbuciando. A criatura sente o teu amor, mas tremendo. Vê-se alvorecer a eternidade na magnificência de um abismo que se rasga no céu; mas nas arestas alguma coisa há de sombra e ameaça. De onde, porém, tu penetras no coração de todos com a doçura de uma carícia universal, é daquele presepe onde a tua bondade nos amanheceu um dia no sorriso de uma criança."

As comemorações natalinas só terão sentido se forem acompanhadas por corações agradecidos a Deus pela encarnação do Verbo, sem o que podemos correr o risco de apenas festejarmos uma data qualquer.

" E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." (João 1.14)

Rev. Daniel Belmont

domingo, 1 de dezembro de 2002

ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS

ANO LX - Domingo, 01 de dezembro de 2002 - No 2979

ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS

1º Domingo do Advento

Conforme convocação, reunimo-nos hoje em Assembléia Geral Extraordinária para render culto ao Senhor e escolher, pelo livre exercício do voto, 5 (cinco) irmãos para o presbiterato da Igreja Presbiteriana do Brasil.

São oficiais que nos representarão a nível local e em concílios regionais e nacionais. Oficiais que, juntamente com os pastores, exercerão o governo e a disciplina, e zelarão pela doutrina e testemunho da Igreja. O compromisso é sério e exige desprendimento. Por isso mesmo a eleição não deve ser vista como um "favor" ou "homenagem", mas uma investidura em nome do Senhor Jesus.

Ao todo 14 nomes foram sugeridos ao Conselho. Todos foram consultados. Vários aceitaram a indicação dos seus nomes, outros, porém, fizeram uso do direito de recusar tal privilégio e responsabilidade. Veja no encarte deste Boletim, que servirá de cédula única, a relação dos que se colocam à disposição da Igreja para servi-la com dedicação pelos próximos 5 (cinco) anos.

Na escolha de alguém para preenchimento de uma vaga na escola apostólica, a igreja primitiva indicou dois nomes e destes escolheu um. Antes, porém, orou dizendo: "Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido" (At 1.24) Considerando, pois, o exemplo do passado, vamos, sincera e humildemente, colocar os nossos indicados diante do Senhor em oração e súplicas.

Quando uma eleição na Igreja reflete a vontade de Deus na indicação dos Seus escolhidos - e não a manifestação de mera simpatia humana por esse ou aquele irmão - a comunidade será bem servida, haverá paz e harmonia, e a Igreja crescerá em número e santidade.

Que o Senhor nos use como instrumentos da Sua soberana vontade.

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.