PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 29 de setembro de 2002

AO ELEITORADO CRISTÃO

ANO LX - Domingo, 29 de setembro de 2002 - No 2970

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE - 2002

AO ELEITORADO CRISTÃO

Às vésperas de uma eleição que deverá ser marcante na história deste país, constata-se, com tristeza, um elevado número de eleitores ainda indecisos. E muitos, em sinal de descrédito, decididos a anular o seu voto. Os candidatos, com muito falatório e sem propostas concretas, não conseguem facilitar a definição de um eleitorado que de há muito deixou de acreditar na classe política. E por razões muito evidentes: a política se tornou cabide de emprego; aposentadoria gorda e antecipada; balcão de fisiologismos; fábrica de escândalos que, à sombra da impunidade, se têm multiplicado em todos os níveis, no desvio de verbas, na decretação de salários abusivos e na falta de solução para os problemas mais comuns do povo. Não admira, pois, que haja tanta decepção, tanta desconfiança da parte dos eleitores.

Contudo, e apesar de tudo, é preciso votar. Anular o voto seria concordar com a situação atual, ou, pior ainda, permitir que o mais demagogo dos hoje candidatos seja amanhã - e por quatro anos - o nosso presidente, governador ou deputado. E para o cargo de senador, oito anos!

Como Igreja, não temos nem indicamos candidatos. O voto é individual, e a responsabilidade da escolha também. Isto não nos impede, porém, de oferecer alguns lembretes para uma prática eleitoral cristã e sadia. Lembre-se que, antes de ser eleitor, você é cristão, é discípulo de Cristo.

Seria uma incoerência votar em candidato que, por atitudes ou declaradamente, se manifeste antievangélico. É inaceitável que um crente favoreça um candidato (ou partido) que apóie casamento entre pessoas do mesmo sexo, que defenda a liberação da maconha (e outras drogas), que pratique a feitiçaria. Vote conscientemente.

Lembre-se, também, que a comunidade é mais importante do que os partidos e seus candidatos. Afinal de contas os próprios políticos vivem mudando de partidos. O bem comum deve estar acima de interesses pessoais. Não se deixe subornar, não troque seu voto por promessas irrealizáveis. Vote honestamente.

Lembre-se, ainda, que o seu voto é muito importante, talvez decisivo. Não deixe, pois, de votar. Não anule o seu voto. Segundo dados do TSE, no próximo domingo deverão comparecer às urnas 115.271.778 brasileiros. Somado ao desses milhões de eleitores, seu voto determinará o futuro do país. Vote corajosamente. E que Deus nos ajude.

Rev. Eudes

domingo, 22 de setembro de 2002

TEMPO DE ELEIÇÃO

ANO LX - Domingo, 22 de setembro de 2002 - No 2969

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

TEMPO DE ELEIÇÃO

“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” Rm 13.7

Exercer o direito de voto é privilégio de uma cidadania responsável. Escolher aqueles que legislarão em nome do povo e para o povo (assim esperamos), eleger aqueles que decidirão como usar o orçamento público e que medidas deverão ser tomadas para que haja paz e progresso nacional, é ato de grande responsabilidade. O dilema é saber em quem votar. O voto é um sinal de confiança. A quem devemos confiar o nosso futuro político, econômico e social?

A enxurrada de candidatos dificulta a escolha. A maquilagem aplicada pelos marqueteiros é extremamente atraente e perigosa. Pode nos induzir ao erro. Conhecer os candidatos sem o verniz da publicidade, identificando aqueles que são mais capacitados para gerir a coisa pública, seria o ideal. Limitadamente temos que nos ater às propostas que julgamos sérias e realizáveis. E arriscar.

O fato de estarmos decepcionados com os políticos em geral não nos deve imobilizar na alienação. Se é verdade que “o povo tem o governo que merece”, vamos continuar pagando o preço. Mas vamos às urnas.

Não podemos esquecer que estamos dando mais um passo para o futuro de nosso país. Vamos eleger deputados estaduais e federais, senadores, governador e presidente. Vamos participar desse processo eleitoral sem aviltar o nosso voto com o “toma lá, dá cá”, mas com a consciência tranqüila de cidadãos que expressam na terra os valores do Reino do Céu.

Rev. Eudes

domingo, 15 de setembro de 2002

A ESCOLA DOMINICAL

ANO LX - Domingo, 15 de setembro de 2002 - No 2968

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

A ESCOLA DOMINICAL

Aos nossos
Superintendentes, Professores e Alunos, sincera homenagem ao ensejo de mais um DIA DA ESCOLA DOMINICAL.


A Escola Dominical oferece a todos, indistintamente, a oportunidade e o estímulo para a busca de respostas honestas a perguntas honestas sobre o sentido da vida.

A Escola Dominical propicia a muitos, que alegam não o ter durante a semana, o tempo tão necessário para a leitura e exame da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.

A Escola Dominical ajuda a construir o caráter, a instruir a mente, a alimentar ideais e a confirmar o nosso compromisso com Deus e com o homem.

A Escola Dominical é conduzida por mulheres e homens cristãos que generosamente dão o seu tempo, talento, energia, dinheiro e paciência a fim de que os perdidos possam ser salvos e os salvos possam ser fortalecidos.

Para a Escola Dominical o dia de Deus é o seu tempo, a casa de Deus é o seu lugar, o livro de Deus é a sua matéria e a glória de Deus é o seu objetivo.

(Adaptado de “O Edificador”, Ano XX, nº 65)

domingo, 8 de setembro de 2002

CARÁTER

ANO LX - Domingo, 08 de setembro de 2002 - No 2967

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

No transcurso do 61º Aniversário da Sociedade Auxiliadora Feminina, prestamos aqui nossa homenagem às maravilhosas mulheres que, com lágrimas, sorrisos e oração, dão à Família e à Igreja o melhor dos seus talentos.


CARÁTER

A beleza do caráter de uma mulher geralmente aparece, não tanto quando ela exerce a chefia, mas quando ela é verdadeiramente aquilo que a Bíblia chama de ajudadora.

A declaração acima é claramente ilustrada pelo Dr. Harry Emerson Fosdick em seu famoso tributo à sua esposa. Diz ele que durante toda a vida quebrou a cabeça tentando descobrir por que a mulher, em geral, não vem conseguindo tanto sucesso quanto o homem. E por que isso acontece?

Obviamente, a mulher é tão inteligente quanto o homem, e algumas ainda mais. Mesmo assim, há relativamente poucas mulheres na lista de compositores famosos, cientistas, estadistas e revolucionários.

Por fim – disse o Dr. Fosdick – achei a resposta: “Mulher alguma jamais teve uma esposa para ajuda-la!”

(Transcrito)

domingo, 1 de setembro de 2002

SEMANA DA PÁTRIA

ANO LX - Domingo, 01 de setembro de 2002 - No 2966

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

SEMANA DA PÁTRIA

A pátria não é ninguém, são todos;
e cada qual tem no seio dela o mesmo direito
à idéia, à palavra, à associação.

A pátria não é um sistema,
nem uma seita,
nem um monopólio,
nem uma forma de governo.

É o céu, o solo, o povo,
a tradição, a consciência, o lar,
o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados,
a comunhão da lei, da língua e da liberdade.

Rui Barbosa

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.