PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de fevereiro de 2002

CRENTE E A ORAÇÃO

ANO LIX - Domingo, 24 de fevereiro de 2002 - No 2939

CRENTE E A ORAÇÃO

"Oração é o derramar sincero, consciente e afetuoso da alma diante de Deus por meio do Senhor Jesus Cristo, na graça do Espírito Santo", disse John Bunnyan, famoso autor de "O Peregrino". Esta é uma definição sucinta da prática da oração. Em outras palavras, orar é reconhecer o senhorio de Deus e a nossa inteira dependência dEle.

As páginas das Escrituras revelam o lugar que a oração ocupa na vida dos fiéis. A vida cristã não pode ser mantida sem ela. É o seu fôlego vital. É vital por causa da relação que existe entre o crente e Deus. Vivemos por fé e não por visão (II Co 5.7). Deixando de orar, o crente nega por omissão a soberania de Deus na sua vida. O crente que não ora entristece a Deus (Is 43.19-22); desobedece ao Senhor (I Ts 5.17); comete pecado (I Sm 12.23).

Li em algum lugar que, " tudo em nossa experiência religiosa depende de oração: a fé, pela qual o espírito humano lança mão das verdades do mundo invisível; a obediência, que se manifesta em nosso andar diário com Deus; a paciência, que é manter esperanças ainda irrealizadas; o amor, que controla a nossa natureza e nos introduz a um novo mundo de gentilezas e fraternidade; a santidade, que é conformidade com o caráter de Cristo."

A oração parte do fato de que Deus e o homem são seres distintos e pessoais. Não pode haver oração sem admitir essa realidade. Em Mt 18.19 a palavra CONCORDAR etimologicamente significa "sinfonia", que é a combinação de sons dependentes de leis fixas. Jesus nos mostra aqui que a prática da oração exige duas condições: primeira, que a alma que ora esteja em união com o próprio Deus; segunda, aqueles que se reúnem em oração por causa de tal união, estejam também em harmonia uns com os outros.

Que maravilha! Quando oramos nos dirigimos ao Ser perfeito e eterno que ouve, acolhe e responde as orações de pecadores como nós. Contudo devemos nos lembrar de que a resposta de nossas orações depende de nossa obediência à Sua Palavra (Tg 1.21,22; 4.3-6).

Orar é uma bênção. E orar em favor de outros é o mais sublime privilégio e dever de todo crente. E não há ninguém que não possa faze-lo. Inclusive você.

Rev. Eudes

domingo, 17 de fevereiro de 2002

MÉRITO OU GRAÇA

ANO LIX - Domingo, 17 de fevereiro de 2002 - No 2938

MÉRITO OU GRAÇA

A idéia de que o homem precisa fazer alguma coisa para ser salvo é algo profundamente arraigado no coração humano. Da cama de pregos ao andar sobre brasas. Do voto de silêncio à autoflagelação. Das promessas às oferendas. Das peregrinações às penitências. Da renúncia dos prazeres da vida aos pactos macabros. Da prática da caridade à busca do eu cósmico. Das pirâmides aos cristais. Da torre de Babel às sucessivas reencarnações. Por toda a parte se vê gente tentando alcançar a salvação por méritos e esforços pessoais, ignorando a graça de Deus e o fato de que a vida eterna é um dom.

Na aparente (e atraente) liberdade das práticas religiosas deste início de milênio o homem se deixa, mais uma vez, escravizar. E se angustia cada vez mais à medida que, de vazio em vazio, atinge o nada. E, no entanto, através dos tempos a Bíblia vem afirmando de modo claro e contundente que a vida eterna é uma dádiva, uma dádiva de Deus, e por isso jamais pode ser alcançada por méritos humanos.

João, o apóstolo, falando a respeito de muitos sinais e prodígios realizados por Jesus Cristo e não documentados nos Evangelhos, conclui dizendo: "Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (Jo 20.31). Paulo, em sua Epístola aos Efésios, afirma: "Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie" (2.8,9). E sobre a Sua missão entre os homens o próprio Jesus declara: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância... Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (Jo 10.10; 11.25).

Essa é a diferença fundamental entre o Cristianismo e as demais religiões. Nestas o homem é orientado a fazer, conquistar, abrir caminho em direção a Deus; naquele o ensino é de que Deus se fez carne e habitou entre nós. Nas religiões a salvação é glória do esforço humano; no Cristianismo é expressão do amor de Deus. Nas religiões é mérito; no Cristianismo é graça.

Rev. Eudes

domingo, 10 de fevereiro de 2002

MULHER PRESBITERIANA

ANO LIX - Domingo, 10 de fevereiro de 2002 - No 2937

MULHER PRESBITERIANA

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE - 2002

No transcurso do seu Dia,
a nossa homenagem.

Antes de qualquer coisa, é uma mulher cristã. Acaso será uma mulher perfeita? Não, apenas uma mulher que pode ser solteira, casada, mãe, filha, avó e, por excelência, amiga.

É ativa na vida social como dona de casa, secretária, enfermeira, policial, atriz, missionária, professora, empresária, profissional liberal, congressista, conselheira... Faz compras, veste-se bem, tira férias, viaja, lê bastante, cultiva amizades... Administra o seu tempo de tal maneira que, além do cuidado doméstico, ainda consegue participar, como voluntária, de atividades beneméritas. No dia-a-dia ela é tudo isso e muito mais, pois os seus olhos estão sempre abertos a toda oportunidade de servir.

Mas é no lar e na igreja que ela revela as suas maiores virtudes. Faz do seu lar uma expressão da igreja e da igreja uma extensão do seu lar. Cultiva a vida espiritual sem exageros ou afetações. Desenvolve o seu ministério cristão manifestando a todos "o fruto do Espírito". Ora, colocando-se na inteira dependência do Senhor, e age como se tudo dependesse de si mesma. Em busca de sabedoria, alimenta-se na Palavra de Deus. Compreendendo que não pode ser fútil, tola, negligente no seu testemunho cristão, gasta-se e deixa-se gastar por amor a Jesus. Aliás, é este amor que estimula e direciona todo o seu viver.

Um dia, se não hoje, seus pais, seus filhos, esposo, irmãos e amigos agradecerão a Deus o privilégio de te-la conhecido.

Rev. Eudes

domingo, 3 de fevereiro de 2002

AMIGO MODELO

ANO LIX - Domingo, 03 de fevereiro de 2002 - No 2936

AMIGO MODELO

Em nosso calendário, hoje é o Dia do Homem Presbiteriano.
A você, nossa homenagem na pessoa de um amigo.

Sem medo de ferir nossa amizade,
sua palavra franca, honesta,
tem me ajudado a corrigir o rumo
e reorganizar a vida.
Nas brincadeiras e na descontração
seu riso aberto,
seu dito jocoso,
transmitem ritmo e dão animação.
Mas é quando não há música no ar
e dúvidas e conflitos em mim se instalam,
que de você, amigo atento,
recebo o alento
na presença, na palavra, no abraço.

Perdoa-me amigo, se não tenho sido
o tipo de amigo que você merece ter.
Pois o que você tem sido para mim
é o modelo de amigo que eu desejo ser.

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.