PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de dezembro de 2001

PLANOS COM CONSCIÊNCIA E FÉ

ANO LIX - Domingo, 30 de dezembro de 2001 - No 2931

PLANOS COM CONSCIÊNCIA E FÉ

Estamos às portas de mais um ano.

Mais algumas horas e saudaremos 2002, entrando definitivamente por suas portas adentro.

Enquanto estamos aguardando o ano novo é comum estabelecermos metas e imaginarmos situações ideais que gostaríamos de atingir, tais como: sermos pessoas mais amáveis; dedicarmos mais tempo à família e aos filhos e menos ao trabalho; priorizarmos nossa vida devocional, reservando tempo de qualidade para orarmos e lermos a bíblia diariamente; sermos mais fervorosos na freqüência às reuniões da igreja; sermos mais ousados e intrépidos em nosso testemunho cristão; sermos mais mansos e humildes em nossos relacionamentos com o próximo; cultivarmos a bondade e gratidão em nosso coração e etc.

Mas, quando entramos no tão esperado ano, sem percebermos, estamos entrando na oportunidade que precisamos para mudar nossas vidas. Todos estes nossos desejos e aspirações serão colocados à prova. Os dias continuarão sua seqüência normal. O sol seguirá as noites e as estações entrarão uma após a outra. Não é raro percebemos que mais um ano está se findando e não conseguimos sair do desejo para a ação.

Algo poderia nos ajudar a chegarmos ao fim de 2002 menos frustrados conosco mesmos e sentido-nos satisfeitos por termos realizado coisas que realmente importam.

Uma atitude simples a ser tomada é estabelecer poucas metas. É melhor avançarmos pouco do que não sairmos do lugar. Muito planos simultâneos nos ajudam a perdermos o foco e não realizarmos nenhum deles. Além de estabelecermos uma ou duas metas apenas, elas devem ser plenamente realizáveis. De nada adianta almejarmos presentear nossas esposas todas as semanas se não teremos condições para isso. Um alvo não deve ser tão alto que nos desestimule por ser inatingível, e nem tão fácil que não nos motive a lutar por ele.

Finalmente, devemos estabelecer alvos que estejam de conformidade com a vontade do nosso Soberano Senhor. Pode ser que Ele não deseje que você troque de carro no ano que vem, por que sabe que você precisará de economias para adquirir sua casa própria, ou ajudar um parente que foi surpreendido por uma enfermidade.

Vale lembrar: "As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Deus Eterno quem dá a última palavra" (Pv. 16:1 - BLH).

Rev. Márcio

domingo, 23 de dezembro de 2001

CELEBRANDO O NATAL

ANO LIX - Domingo, 23 de dezembro de 2001 - No 2930

Quarto domingo do advento

CELEBRANDO O NATAL

As cenas da conhecida história do Natal nos mostram que celebra-lo de uma forma diferente é:

  • Priorizar a humildade ao invés da opulência, assim como nosso Senhor nasceu em um lugar humilde e precário.
  • Priorizar a simplicidade de coração ao invés do orgulho e prepotência, como quando Maria foi escolhida para ser a mãe do Messias: "que se cumpra em mim a palavra do Senhor".
  • Priorizar a glória que existe nas coisas simples, ao invés de esperar grandes emoções decorrentes de presentes, festas e comidas, como os pastores que fazendo seu rotineiro serviço, ainda no campo, viram e ouviram um coro celestial.
  • Estabelecer e reforçar elos de amor e amizade ao invés da insana competição pela festa mais pomposa, roupas mais elegantes e banquetes mais sofisticados, como ao redor da manjedoura encontraram-se os pais do bebê e seus pastores visitantes da periferia de Belém.
  • Entronizar Jesus como o Senhor em nossos corações e adorá-LO como tal, ao invés de reinar o egoísmo, amor próprio e interesses pessoais, assim como os magos, do distante Oriente, abriram seus presentes e adoraram o Messias criança.
  • Entender o propósito divino para si e sua família, e ao redor da Palavra de Deus, agradecê-LO com sinceridade pelo dom da Vida Eterna concedido a nós, pela única e exclusiva vontade do Senhor.

Rev. Márcio

domingo, 16 de dezembro de 2001

EMANUEL

ANO LIX - Domingo, 16 de dezembro de 2001 - No 2929

Terceiro domingo do advento
EMANUEL

Emanuel quer dizer: "Deus conosco". Vimos, através desta expressão, que Deus não abandonou a Sua criatura, mesmo levando-se em consideração o pecado que a afastou do seu criador. Jesus Cristo fez-Se nosso pontífice, isto é, ligou-nos a Deus novamente.

Também, Emanuel quer dizer "Deus em nós". O apóstolo Paulo, referindo-se ao "mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações" e que Se manifestou agora aos Seus santos, disse que a "riqueza da glória deste mistério entre os gentios" era CRISTO EM VÓS a esperança da glória." (Col. 1:26, 27) Cristo não veio para ser objeto que satisfizesse simplesmente a mente humana, mas para que fosse aceito e crido pelo pecador sincero.

Outra realidade da expressão acima quer dizer: "Deus por nós". Nada poderá separar-nos de Cristo. Ele mesmo disse: " Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora."(João 6:37.) Foi para isso que Jesus Cristo tomou a nossa forma.

Finalmente, a expressão acima também quer dizer: ' Deus para nós ". Devemos entender que a primeira vinda de Jesus ao mundo dos homens pressupõe a chegada de Sua volta. É a volta d'Aquele que nunca foi, porque jamais deixou de estar com aqueles que Lhe pertencem.

Natal traz-nos à mente e ao coração a realidade das verdades acima. Que nas nossas comemorações natalinas deste ano algo faça diferença na nossa maneira de encarar a vinda de Jesus, nascido em Belém e em nossos corações.

Rev. Daniel Belmont

domingo, 9 de dezembro de 2001

UM SONHO DE NATAL

ANO LIX - Domingo, 09 de dezembro de 2001 - No 2928

Segundo domingo do advento

UM SONHO DE NATAL

Todos já sonhamos com um Natal celebrado como festa de amor e gratidão.
Mas, quando olhamos para o comércio intenso, a publicidade e o corre-corre dos corredores dos shoppings e lojas, parece-nos um sonho longe de se concretizar.

Todos já sonhamos com um Natal onde as suaves músicas nos inspirassem a uma vida melhor, mais altruísta e renovassem nosso desejo de preservarmos o bem e lutarmos contra o mal.

Mas, quando vemos pessoas se embebedando, praticando a glutonaria e fazendo da festa um pretexto para extravasar todos seus desejos e prazeres, nos sentimos ingênuos e "fora de moda".

Todos já sonhamos com um Natal que estreitasse os laços que nos unem ao próximo, que as pessoas se entreolhassem mais demoradamente e que um sorriso sincero brotasse de um coração amável e explodisse num abraço caloroso.

Mas, a competição pelos presentes mais caros, pela festa mais suntuosa, pelos pratos mais requintados, nos faz pensar que o sonho é parte de um conto de fadas.
O natal verdadeiro pode se realizar quando convidamos o Senhor da festa para tornar-se Senhor das nossas vidas. Natal só é Natal se acontecer no coração.

Iniciando em cada coração e espargindo além, o verdadeiro Natal pode acontecer hoje. Depende de cada um de nós.

Rev. Márcio

domingo, 2 de dezembro de 2001

NATAL - ÉPOCA DE GLÓRIA

ANO LIX - Domingo, 02 de dezembro de 2001 - No 2927

Primeiro domingo do Advento

Natal - Época de Glória


Um dos momentos de anunciação da chegada do Messias ao mundo foi presenciado por pastores que vigiavam seus rebanhos nos arredores de Belém. A visita do anjo foi seguida do coro que cantou "Glória a Deus nas maiores alturas". O discurso angelical que antecedeu o canto coral mostrou outra realidade: Um sinal humilde marcava a chegada do Messias: "Esta será a prova: Vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura." (Lc 2:12 - BLH).

Um berço no meio dos animais! Onde a glória? Onde a opulência? Onde os aposentos da realeza com muitos servos à disposição ?

O anjo não se enganara ao anunciar isso. O Rei dos Reis nasceu humilde. O contraste entre o que o anjo falou e o que o coro cantou demonstra que a glória de Deus em nada se assemelha à dos homens. Para estes, a glória é concedida àqueles que a merecem por algum motivo. Nós precisamos fazer alguma coisa que atraia as luzes e as honras da sociedade. Para Deus não é assim. Ele não precisa fazer nada para ser digno de receber glória. Ele é glorioso e todos os Seus atos também o são. Mesmo que nunca designasse a nós uma sequer de suas ricas bênçãos, mesmo assim Ele seria eterno e totalmente digno de Louvor.

Basta examinar os registros da história no Antigo e Novo Testamentos para percebermos que Deus sempre quis deixar isso claro aos homens, utilizando os instrumentos mais rudes e grotescos que evidenciariam assim a Sua marca de glória. Josué liderou um desfile nada militar por 7 dias antes das muralhas ruírem. Gideão venceu os milhares de inimigos com 300 homens segurando tochas, cornetas e vasos de barro. O Messias nasceu ao lado dos animais, cresceu na obscuridade, era filho de carpinteiro, andou à pé e morreu amaldiçoado num tosco madeiro.

O Natal pode ser uma boa oportunidade para relembrarmos que a glória de Deus não depende das coisas que são importantes para o homem: "Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco" (1 Cor.1:27- BLH ). Nós mesmos não podemos nos orgulhar em nada diante d'Ele, pois fomos escolhidos em nossa simplicidade para cumprirmos o Seu propósito: "Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós." (2 Cor. 4:7- BLH).

Rev. Márcio

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.