PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de agosto de 2001

MISSIONÁRIO: MALUCO, MÁRTIR, MENDIGO OU O QUÊ?

ANO LIX - Domingo, 26 de agosto de 2001 - No 2913

MISSIONÁRIO: MALUCO, MÁRTIR, MENDIGO OU O QUÊ?

Fui convidada para falar sobre missões numa igreja bem viva e dinâmica. A familia que me hospedou não se cansava de ouvir minhas experiências missionárias. Até que, de repente, a filha que estava para terminar o curso de medicina começou a mostrar que estava seriamente considerando a possibilidade de servir na obra missionária. O ambiente mudou totalmente. Isso seria uma loucura! Muitos cristãos ainda consideram o missionário basicamente um maluco.

Missionário é uma pessoa chamada para sofrer. É alguém que não se preocupa com as coisas do mundo, despojado, um verdadeiro mártir! É assim que muito vêem o missionário. Um ideal que pode ser admirado e colocado num pedestal, não um modelo para ser seguido. E é claro que uma pessoa que está no pedestal não precisa de minha ajuda e compreensão.

Outros vêem o missionário como mendigo. Mas o missionário, que é convidado para se apresentar com carta de sua agência missionária com vistas a levantar sustento para o seu ministério, não deveria se sentir e muito menos ser tratado como mendigo. Missão é sempre um ministério participativo, nunca uma tarefa isolada de um excêntrico. Por outro lado, a igreja não deve ser ingênua, como muitas vezes tem se mostrado. Há missionários com boa lábia, que despertam as emoções e levam as pessoas a contribuir. Estes nem sempre têm um bom testemunho no campo. Há outros que sendo fiéis e respeitados no seu ministério são, contudo, humildes na sua apresentação e, por isso, esquecidos.

Afinal, quem é o missionário? É um ser humano vulnerável, que vive pressões muito maiores que as de cristãos que ficam em casa, e que geralmente têm muito menos estruturas de apoio. É um ser humano seriamente comprometido com o reino de Deus, disposto a abrir mão de muitos confortos, segurança e relacionamentos para obedecer ao seu chamado de amar e servir um povo diferente. É um ser humano que precisa de pessoas que procurem compreende-lo, interessar-se por seus problemas, dores, projetos, sonhos e frustrações. É um ser humano muitas vezes deslocado, desorientado, confuso, cansado, precisando de repouso, restauração de forças e amizade sincera.

(Sinopse de um artigo de Antônia Leonora van der Meer (Tonica), ex-missionária em Angola e atualmente deã e professora no Centro Evangélico de Missões - CEM, em Viçosa, MG.)

domingo, 19 de agosto de 2001

POR QUE MISSÕES?

ANO LIX - Domingo, 19 de agosto de 2001 - No 2912

POR QUE MISSÕES?

Para uma população mundial de pouco mais de 6 bilhões de almas, a mais favorável estatística aponta a cristandade como uma parcela em torno de 30%, composta de católicos romanos, ortodoxos e evangélicos, nominais e praticantes. Assim sendo, significa que a grande maioria da humanidade está envolvida por outras religiões ou simplesmente indiferente a qualquer credo religioso. A "porta larga" da ignorância espiritual e o "caminho espaçoso" do comodismo continuam exercendo uma tremenda atração.

Mais de 12 mil povos continuam não alcançados pela mensagem do Evangelho. Há mais de 4 mil línguas em que nenhuma parte da Bíblia foi traduzida. Temos apenas 138.500 missionários evangélicos, porque cada crente investe apenas R$1,30 em missões por ano!

Paralelamente gasta-se mais de 600 bilhões de dólares no crime organizado, 20 bilhões na pornografia, 180 bilhões em sonegação fiscal e 950 bilhões em material bélico.Há mais de 20 milhões de refugiados de guerra. Dois de cada cinco seres humanos são mal nutridos, e um deles em tão absoluta pobreza que sua sobrevivência é um desafio diário. A cada dia morrem 25 mil pessoas por beberem água não potável e a maioria delas é constituída de crianças. É realizado um aborto induzido para cada cinco nascimentos no mundo. Corrupção, violência, insegurança e conformismo marcam esta sociedade chamada de pós-moderna e globalizada.

Se pudéssemos contemplar o mundo com a visão divina, sentiríamos profunda tristeza. Como está escrito: "Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer" (Salmo 14.2,3).

O que a humanidade precisa não é de mais uma ou de mil formas de religião. O que o mundo precisa, urgentemente, é de Cristo Jesus e sua mensagem redentora, "porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4.12). "Como, porém, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados?" (Rm 10.14,15)

É hora do cristão ser menos egoísta, de abrir mão do supérfluo e investir tempo e recursos no que realmente interessa para o bem do nosso próximo e para a glória de Deus. É tempo de aceitar o desafio da obra missionária - indo ou contribuindo generosamente.

Rev. Eudes

domingo, 12 de agosto de 2001

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL 1859 - 2001

ANO LIX - Domingo, 12 de agosto de 2001 - No 2911

1859 2001

Comemora-se hoje, em todo o território nacional, a chegada do Rev. Ashbel Green Simonton, e com ele a implantação do presbiterianismo em nossa Pátria.

Jovem ministro, formado pelo Seminário de Princeton, escolheu o Brasil como seu campo missionário. Aqui desenvolveu, em menos de uma década, um profícuo e extraordinário ministério. Organizou a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, fez circular a "Imprensa Evangélica", nosso primeiro órgão de informação, criou o primeiro Presbitério, batizou e ordenou o primeiro pastor brasileiro, o ex padre José Manoel da Conceição, e fundou o primeiro estabelecimento de ensino teológico para a formação de ministros do Evangelho.

Fruto abençoado do trabalho e testemunho do Rev. Simonton, a Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas locais, que adota como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Antigo e Novo Testamentos. Tem o seu próprio sistema expositivo de doutrinas e exerce o seu governo por meio de concílios democraticamente eleitos e instalados.

Como parte do corpo vivo de Cristo, a Igreja Presbiteriana do Brasil existe para servir a Deus divulgando entre os homens as boas novas de redenção em Cristo Jesus, celebrando os sacramentos por Ele instituídos, estimulando os redimidos à prática dos ensinos da Palavra de Deus na sua pureza e integridade, e promovendo a fraternidade cristã.

Sem pretender ser dona da verdade e reconhecendo as limitações de sua expressão humana, abre espaço para todos aqueles que comungando da mesma fé e das mesmas limitações, buscam viver "de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra, e crescendo no pleno conhecimento de Deus" (Cl 1.10).

Neste dia tão significativo para todos nós, rendemos graças ao Senhor Jesus, nosso único e suficiente Salvador, pela vida preciosa de Ashbel Green Simonton.

Rev. Eudes

domingo, 5 de agosto de 2001

TEMPO DE SALTAR DE ALEGRIA

ANO LIX - Domingo, 05 de agosto de 2001 - No 2910

"... tempo de saltar de alegria."

Eclesiastes 3.4

Julho findou, e com ele as férias. Um novo período letivo chama as crianças (e todos os que estudam) de volta às aulas. E com as crianças retornam os pais ao corre-corre de cada dia. Na bagagem de retorno as fotos para serem reveladas, marcando lugares e momentos. E as estórias para serem contadas e recontadas. Esperamos que as férias tenham propiciado a todos muita descontração e lazer. Que as baterias físicas e mentais estejam plenamente recarregadas, pois férias só no final do ano.

Com o término das férias dá-se o reencontro com os vizinhos, com os familiares, com os amigos, com os colegas na escola, com os colegas de escritório, com as contas a pagar e com os compromissos agendados.

De todos, certamente o mais alegre e edificante é o reencontro com a Igreja, nossa família em Cristo. Talvez porque tenha sido ela a que mais sentiu a sua ausência, a que mais se preocupou com o seu bem estar no decorrer das viagens, a que sempre se lembrou de você em oração, e a que mais se regozija com o seu abençoado retorno. Talvez porque nosso reencontro seja motivo de celebração ao Senhor, como expressão de gratidão e louvor. Talvez porque você seja um daqueles "dois ou três" sem os quais Jesus não se faz presente em nossas reuniões. Talvez, simplesmente, porque você seja importante para nós.

E para aquele que continua "espiritualmente de férias" - da fé, da comunhão fraternal, de uma vida cristã transparente, de um compromisso eclesial - gostaria de dizer que ainda é tempo de um reencontro com Cristo. Um reencontro restaurador, que lhe dê uma nova paixão, um novo sabor à aventura diária de viver.

Sim, feliz é aquele ou aquela cuja ausência é sentida, e cuja presença é motivo de festa.

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.