PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de abril de 1998

MEDITE ESTAS COISAS

ANO LV - Domingo, 26 de abril de 1998 - No 2739

"Medita estas coisas, e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto" I Timóteo 4:15

Vivemos um período em que o cristianismo demonstra duas características jamais vistas na história de nosso país, a divulgação maciça do Evangelho e a pequena profundidade de conhecimento da Palavra de Deus dos que professam sua fé no Evangelho. Características antagônicas entre si, traçando um perfil do cristianismo em nosso país, como extenso em sua abrangência e raso em sua profundidade. Poderíamos a fim de avaliar estes fatores utilizarmo-nos de diversos caminhos e razões. No entanto, a Bíblia indica o caminho da profundidade da relação com Deus, a digestão espiritual, a meditação. Quando ouço o Evangelho, o processo de elaboração do mesmo jamais poderá deixar de fora tudo o que sou. Meu coração, meus projetos, desejos, minha mente, minha volição, deverão ser parte integrante do processo de relacionamento com Deus. Devo então ouvir o Evangelho, de tal forma que ele e só Ele esteja falando comigo, assim é na solidão da alma o laboratório de toda ação de Deus. As massas, o exterior, os esteriótipos jamais produzirão intimidade, pois Deus que semeia o Seu amor ao mundo todo, vê o indivíduo, ama o indivíduo. Qualquer pregação que perde a individualidade da meditação, da digestão pragmática do que ouço, perde sua relevância, bem como sua pureza. Assim o desafio do Senhor por meio das palavras do apóstolo ainda são: "medite estas coisas". Quando ouvir o Evangelho de Deus nesta semana, deixe que Ele alcance sua alma. Medite!

Rev. Eli Moreira

domingo, 12 de abril de 1998

JESUS CRISTO ESTÁ VIVO, ALELUIA

ANO LV - Domingo, 12 de abril de 1998 - No 2737

JESUS CRISTO ESTÁ VIVO, ALELUIA

A páscoa para os cristãos de nossos dias, tem sido a oportunidade de rememorar a morte de Cristo. A qual deu-se nos dias de Pôncio Pilatos, governador da Judeia, da forma mais cruel. Morte destinada aos piores elementos da sociedade, que após cometerem crimes hediondos, recebiam a pena de morrer pregados em cruzes, morte lenta por sufocação, ou seja até não terem mais forças para movimentar seus pulmões.

Esta forma bárbara de sofrimento, ao qual Jesus de Nazaré sujeitou-se, tem sido alvo da meditação dos cristãos. Sendo que a pregação tem girado em torno do fato de quão grande amor Deus nos teve ao ponto de enviar-nos Seu filho, para que morresse em nosso lugar, assumindo nosso pecado, morresse como um criminoso, recebendo sobre o Seu corpo o castigo que nos estava destinado, a fim de que obtivéssemos vida. A isto temos chamado de paixão divina.

Entretanto, ouso afirmar que esta não era a mensagem central do cristianismo apostólico. Os discípulos de Cristo, sabiam sobejamente dos acontecimentos que culminaram com a morte de Jesus, sabiam tanto quanto os moradores de Jerusalém e Judeia.

No entanto, sua mensagem era que Jesus estava vivo, pois havia ressuscitado ao terceiro dia, porque nem a morte pudera contê-lo. No seu dia a dia os discípulos de Cristo sabiam que Jesus estava vivo com eles, por ocasião da Ceia do Senhor, enquanto pregavam ou curavam enfermos nas ruas pelo poder do Senhor, pois Ele, Jesus, estava com eles. Eles estavam possuídos de alegria proclamando que Jesus reviveu e que não só foi o sacrifício pelos nossos pecados, como também Deus suficiente para vencer a morte. Sua morte não foi o fim, mas o começo de sua salvação e vida. A diferença entre Jesus e outros líderes religiosos é que Jesus etá vivo, como nosso Deus, Deus conosco. A páscoa significa que: O cordeiro de Deus; vive. Aleluia! Portanto, proclamemos.

Rev. Eli Moreira

domingo, 5 de abril de 1998

TESEMUNHO E DESPEDIDA

ANO LV - Domingo, 5 de abril de 1998 - No 2736

TESEMUNHO E DESPEDIDA


Francisca Cangiani

"Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco" I Ts 5.18


Meus queridos irmãos em Cristo Jesus, é muito fácil darmos graças pela vida, pela saúde, pela família, pela Igreja, quando tudo vai bem, obrigado. Já não é tão fácill quando a situação é contrária aos nossos desejos e expectativas. Como orar, como agradecer nos momentos de aflição, nas horas de tribulação? Durante o tempo em que meu marido esteve hospitalizado, vendo-o definhar a cada dia, e sentido a impotência dos médicos, apesar dos modernos recursos da medicina, vivi dias de muita aflição. Comecei a me sentir deprimida, quando então coloquei-me de joelhos aos pés do Senhor e falei com Ele em oração: - Meu Deus, não me deixes cair em depressão. Orava ainda quando clareou em minha mente a frase "Em tudo daí graças". Mas como agradecer em momento tão difícil?, perguntei a mim mesma. Logo em seguida me ocorreram vários motivos pelos quais, e apesar das circunstâncias, eu deveria estar agradecendo. O atendimento hospitalar, o carinho dos médicos, enfermeiras e atendentes, o cuidado do pessoal da limpeza, a certeza de que muitos irmãos queridos estavam naquele momento intercedendo por mim e por Cangiani. Senti uma paz, profunda e real. A tribulação não mais me conseguia afetar. Continuei a falar com Deus e terminei a minha oração dizendo: - Meu Deus, eu Te agradeço por compreender e confirmar que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que Te amam, daqueles que são chamados segundo o Teu propósito. Verdadeiramente Tu és o meu refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Obrigado Senhor, obrigado. E louvado seja o Teu santo nome!

Com esse testemunho de fé e gratidão, nossa querida irmã se despede da família IPVM. Ela está de mudança para Uberlândia, onde vai fixar residência e cuidar do primeiro netinho que está para chegar. Sentiremos muito a sua falta. Deus a abençoe nesta nova etapa de sua vida.

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.