PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de abril de 1997

RESPONSABILIDADES E PRIVILÉGIOS

ANO LIV - Domingo, 27 de abril de 1997 - Nº 2687

RESPONSABILIDADES E PRIVILÉGIOS

Hoje a nossa comunidade, reunida em Assembléia Geral Extraordinária, estará elegendo seis irmãos para o ministério diaconal. Tal momento se reveste de grande significação para a vida da nossa Igreja, daí a busca insistente da vontade de Deus em oração e reflexão.

É, pois, extremamente importante que todos os membros comungantes da IPVM participem da Assembléia. Não apenas para cumprir a formalidade de um 'quorum' regimental, mas - e isto sim - movidos por amor ao Senhor da Igreja, conscientes de sua participação ativa na harmonia e expansão do Reino de Cristo.

Mais que um dever, é um privilégio comparecer e expressar pelo voto o seu carinho e interesse pelo bem-estar da Igreja.

Pelo ensino da Palavra de Deus entendemos que não é qualquer pessoa que pode ser contemplada com tão honrosa responsabilidade. Somente aquelas que se credenciam por uma vida de de consagração e testemunho. Aquelas que no dia a dia se mostram comprometidas com Cristo e sua Igreja. Os atuais aspirantes ao cargo preenchem esses requisitos e por isso tiveram os seus nomes endossados pelo Conselho da Igreja. Todos igualmente merecem o nosso respeito e consideração. O número de vagas é que será o fator limitativo daqueles que serão eleitos neste pleito.

Aos que, como candidatos, não venham a ser escolhidos desta vez, lembramos que, na dinâmica da Igreja e pelos princípios constitucionais por ela adotados, outras eleições virão e novas oportunidades surgirão. Além disto, para o exercício de alguns ministérios é necessário ser eleito, mas para servir ao Senhor Jesus ser salvo é o bastante.

Que o Espírito Santo a todos ilumine no exercício das responsabilidades e privilégios da nossa participação no Corpo de Cristo.

Rev. Eudes

domingo, 20 de abril de 1997

O CRISTÃO E A IGREJA

ANO LIV - Domingo, 20 de abril de 1997 - No 2686

O CRISTÃO E A IGREJA

De vez em quando pessoas inteligentes, cultas, me fazem perguntas deste tipo: "Eu não posso ser cristão sem participar da Igreja?" "Eu preciso da Igreja para ser cristão?" E eu costumo acrescentar estas perguntas com outras: Pode alguém ser genuinamente cristão desprezando o convívio da Igreja? Pode alguém ser Igreja individual e isoladamente?

Diante de questões como essas, somos seriamente confrontados com a Palavra de Deus. Foi o Senhor Jesus quem se identificou como a videira verdadeira e a nós como os ramos que nEle estão. E Ele afirma que os que não estão nEle secam, são cortados e lançados ao fogo. Ora, como podemos estar em Jesus sem estar ligado ao Seu "corpo"?

Em várias passagens, a Palavra de Deus estabelece uma verdade cristalina: ninguém isoladamente é Igreja, ninguém isoladamente vive a fé cristã.

Sem considerar a etimologia do verbete Igreja, notemos os coletivos que a Bíblia usa para falar a respeito da Igreja: corpo, edifício, rebanho, família. A Igreja é o corpo e nós somos os membros desse corpo. A Igreja é o edifício e nós somos os tijolos desse edifício. A Igreja é o rebanho e nós as ovelhas desse rebanho. A Igreja é a família e nós somos os membros dessa família.

Assim a vida cristã é necessariamente vida comunitária, "vida na Igreja". Ser cristão é ser resgatado por Cristo, o Cabeça da Igreja, para uma vida participativa no Seu Corpo. É viver a comunhão dos salvos na "fé que uma vez foi dada aos santos".

Se realmente somos convertidos, nossa vida cristã se manifesta - e se desenvolve - é no orar juntos, louvar juntos, cultuar juntos, comungar juntos, aprender juntos, testificar juntos, atuar juntos como "sal da terra e luz do mundo".

Não há como fugir desta verdade, não há como sofismar: somente juntos somos verdadeiramente cristãos, somente juntos somos o "corpo de Cristo"!

Rev. Eudes

domingo, 6 de abril de 1997

UNS AOS OUTROS

ANO LIV - Domingo, 6 de abril de 1997 - No 2684

UNS AOS OUTROS

Trinta "uns aos outros" que deverão caracterizar o povo de Deus! Estas são as coisas pequenas sem as quais o cristianismo se tornará uma mera forma quebradiça:

"Que vos ameis uns aos outros" (João 13.34)

"Dependendo mutuamente uns dos outros" (Romanos 12.5)

"Preferindo-vos em honra uns aos outros" (Romanos 12.10)

"Amai-vos cordialmente uns aos outros" (Romanos 12.10)

"Alegrai-vos com os que se alegram" (Romanos 12.15)

"Chorai com os que choram" (Romanos 12.15)

"Tendo o mesmo sentimento uns com os outros" (Romanos 12.16)

"Acolhei-vos uns aos outros" (Romanos 15.7)

"Admoestando-vos uns aos outros" (Romanos 15.14)

"Saudai-vos uns aos outros" (Romanos 16.16)

"Esperai uns pelos outros" (1 Coríntios 11.33)

"Cooperem em favor uns dos outros" (1 Coríntios 12.25)

"Sede servos uns dos outros" (Gálatas 5.13)

"Levai as cargas uns dos outros" (Gálatas 6.2)

"Sede uns para com os outros benignos" (Efésios 4.32)

"Perdoando-vos uns aos outros" (Efésios 4.32)

"Sujeitando-vos uns aos outros" (Efésios 5.21)

"Suportai-vos uns aos outros" (Colossenses 3.13)

"Consolai-vos uns aos outros" (1 Tessalonicenses 5.11)

"Edificai-vos uns aos outros" (1 Tessalonicenses 5.11)

"Estimulando-nos uns aos outros" (Hebreus 10.24)

"Sede hospitaleiros uns para os outros" (1 Pedro 4.9)

"Tende amor intenso uns para com outros" (1 Pedro 4.8)

"Administre os dons uns aos outros" (1 Pedro 4.10)

"Sede todos sujeitos uns aos outros" (1 Pedro 5.5)

"Não faleis mal uns dos outros" (Tiago 4.11)

"Não vos queixeis uns dos outros" (Tiago 5.9)

"Confessai as vossas culpas uns aos outros" (Tiago 5.16)

"Orai uns pelos outros" (Tiago 5.16)

"Temos comunhão uns com os outros" (1 João 1.7)

(Extraído e Adaptado)

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.