PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de março de 1997

CRESCER É PRECISO

ANO LIV - Domingo, 23 de março de 1997 - No 2682

CRESCER É PRECISO

Quando o Senhor Jesus deu aos discípulos a "grande comissão", Ele disse: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28.19). Ele não disse fazei das nações discípulas, nem batizando-as. Quem ensinou sobre a porta larga e a porta estreita, o caminho espaçoso e o caminho apertado, sabia antes da fundação do mundo quem eram os eleitos. Sabia que não haveria nações convertidas, mas indivíduos convertidos.

O alvo principal da missão da Igreja não é a imposição da fé, nem o monopólio da fé. A conquista de todos os povos, tribos e nações para a fé cristã não tem base bíblica, embora seja parte do nosso ufanismo evangélico. Contudo, a tendência normal de todo organismo vivo é crescer. A criança que não cesce, por mais bonita que seja passa a ser motivo de preocupação. É algo anormal. O normal é crescer, expandir-se.

Usando da mesma analogia utilizada em sua carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo escrevendo aos efésios trata da Igreja como um "corpo" que "bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor". (4.15,16)

Paulo aponta, pois, para a necessidade do crescimento do "corpo", a igreja. E ele enfatiza que é na cooperação de cada parte desse corpo que se efetua o seu próprio aumento. Crescer é, pois, um processo saudável e vital para o corpo.

Deus nos reuniu aqui como um "corpo". Vamos, então, abraçar de coração aberto, joelhos dobrados, bolsos disponíveis, o propósito do Senhor. É com o compromisso de cada um de nós que o corpo "efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor".

Rev. Eudes

domingo, 16 de março de 1997

TEU IRMÃO

ANO LIV - Domingo, 16 de março de 1997 - No 2681

TEU IRMÃO

Se procuras saber quem tu és, O que vales, o que fazes nesta vida, Podes andar eternamente, até sangrar os pés... Só encontrarás desilusões e fadigas doloridas!

Se quiseres saber onde está Deus, Quem é e porque fez Ele o mundo, Por ti só não conhecerás os planos Seus! Jamais penetrarás mistérios tão profundos!

Porém se atentares para teu irmão desviado Sua cegueira, miséria e sofrimento... Se o fizeres reconhecer o quanto está errado

Ou, se conseguires que deixe seu pecado Verás, então, o que és, porque vives, o que vales Onde está Deus e o que Ele é!... - E não te calarás...

Aristides Rocha

domingo, 9 de março de 1997

MÉRITO E RECOMPENSA

ANO LIV - Domingo, 9 de março de 1997 - No 2680

MÉRITO E RECOMPENSA

A visão humana de mérito e recompensa é muito míope e por isto mesmo distorcida.

No capítulo 20 do Evangelho de Mateus está registrada uma parábola contada pelo Mestre dos mestres, que tem sido motivo de controvérsias e questionamento. É a parábola dos trabalhadores. em resumo, o proprietário de uma fazenda contratou mão-de-obra em horários diferentes para a colheita de uvas. Ao final do dia pagou aos que trabalharam uma fração da jornada de trabalho o mesmo valor acertado para uma jornada completa.

Se o proprietário tivesse dado aos primeiros trabalhadores o salário combinado e tivesse dividido esse valor pelo número de horas trabalhadas e pago aos demais proporcionalmente, é bem possível que não houvesse conflito patrão/empregado ou reclamação trabalhista. Mas o enfoque da parábola não é mérito e recompensa.

Não temos o direito de desconfiar de alguém que satisfazendo a justiça estabelecida por códigos e leis, foi além em sua generosidade pessoal. O verdadeiro enfoque da parábola está na frase "EU QUERO DAR..." (v. 14). A generosidade que excede os acordos e medidas humanos!

E diante da generosidade de Deus as idéias humanas de mérito e recompensa são pobres e irrelevantes. A graça de Deus não conhece limites!

Convidando até o final da tarde trabalhadores que estavam desocupados, e pagando a todos o salário integral e combinado, o senhor da vinha deu provas de uma bondade que ultrapassa os limites da justiça social. Assim vem agindo o Deus santo e verdadeiro, revelado em Cristo Jesus, quando admite no Seu reino os que chegam tarde (no final da existência terrena) e ainda os recompensa com a vida eterna.

Não importa, pois, a sua idade. Jesus aceita você. Se você é jovem e pode trabalhar muito para o Reino de Cristo, ótimo. Consagre a sua energia e o seu talento. Se você está desgastado pela vida, não importa. Não se sinta desprezado, Jesus junta os caquinhos e prepara você para a vida eterna. Ainda é tempo. Aceite o convite de Jesus. Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus!

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.