PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de setembro de 2015

PROFETA ELIAS E A VIÚVA

ANO LXXIII - Domingo, 27 de setembro de 2015 - Nº 3648

PROFETA ELIAS E A VIÚVA

Um dia veio ter à nossa igreja uma senhora bastante idosa humildemente vestida. Cercada de pessoas bem trajadas ela estava ali para entregar sua pequenina oferta. Talvez fosse o caso de dizer-lhe: “Minha senhora, acho que a senhora precisa muito mais desse dinheiro do que a igreja. Por que não fica com ele?” Mas não disse nada disso porque, como o profeta Elias, sei de certas coisas que muita gente não sabe. Eis a explicação do profeta: “Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno, traze-mo aqui fora; depois farás para ti mesma e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará e o azeite da tua botija não faltará, até o dia em que o Senhor fará chover sobre a terra”. (1 Reis 17: 13,14).

Ficou rica aquela viúva por obedecer ao profeta? Absolutamente não. Ela se tornou próspera. Durante a crise de fome provocada pela seca, quando a terra não produzia fruto, verdura ou cereal, sua panela foi a fonte inesgotável de farinha, e a botija, fonte inesgotável de azeite. Ela nunca mais passou necessidade: tornou-se próspera.

Há pessoas bastante zangadas ou decepcionadas com Deus, pois, apesar de dizimistas, nunca se tornaram ricas. Como puderam imaginar tal absurdo? Porventura garante Deus que seremos ricos ou milionários? Nunca! O que Ele promete é prosperidade, coisa bem diferente: ausência de necessidade; a provisão milagrosa de tudo quanto precisamos para viver.

(Texto do livro: Dinheiro: assunto altamente espiritual, do bispo Roberto McAlister)

domingo, 20 de setembro de 2015

A IGREJA CRESCE NO IRAQUE

ANO LXXIII - Domingo, 20 de setembro de 2015 - Nº 3647

A IGREJA CRESCE NO IRAQUE

Estes últimos anos não estão sendo fáceis para muitos iraquianos, curdos e sírios. Eles sofreram e estão sofrendo enormes perdas com a invasão e perseguição por parte do grupo radical islâmico Isis. Porém, em meio a tanto sofrimento, tivemos nossa fé renovada e a certeza de que o Senhor está no controle.

Também em detrimento das guerras, tivemos a oportunidade de servir e ajudar a mais de 500 refugiados com jantar, café da manhã, leite, água potável, remédios dos mais variados, fraldas descartáveis, tênis, meias, cobertores, ventiladores e com a construção de dois cômodos de 5x4 para uma família de refugiados curdos da Síria, que hoje servem ao Senhor. Só pudemos realizar tudo isso com o apoio dos nossos parceiros e amigos que, mui generosamente, ofertaram para essa ação solidária aos refugiados da Guerra do Iraque.

Cristãos em geral que eram apenas nominais agora estão se aproximando do Senhor de tal forma que os templos das igrejas cristãs têm sido mais frequentados. Penso que esse fenômeno nunca tenha acontecido na história dessa região.

Temos vivido um tempo de conflito e insegurança, mas também estamos encontrando portas abertas para compartilhar a Palavra de Deus e o Seu amor como nunca antes. A exemplo disso, um jovem, que estuda na escola onde A* trabalha, veio até a biblioteca e perguntou se o cristianismo aceitava pessoas vindas de outras religiões. A*, muito sabiamente, respondeu que sim, se a pessoa confessar a Jesus como Senhor e Salvador. O convidei para vir a minha casa e ele, de joelhos, confessou a Cristo Jesus como Senhor e Salvador da sua vida.

Percebemos que é justamente em meio às muitas necessidades que surgem também muitas oportunidades de servir a Deus, servindo ao nosso próximo e mostrando o amor de Deus e o Evangelho de forma prática.

Quero deixar bem claro e conscientizar a todos que todo o ministério desenvolvido aqui no Iraque o fazemos representando, obviamente, o reino de Deus, mas não podemos esquecer que estamos debaixo de uma organização que tem uma denominação, a IPB ( Igreja Presb. do Brasil). Então, entendo que, como pastor e missionário da denominação, através da APMT, o que estamos fazendo aqui consiste em sermos um braço da própria IPB que atua nessa região do mundo, testemunhando do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Artigo do missionário G.C da APMT

Revista Alcance – APMT – 2º trim. 15

domingo, 13 de setembro de 2015

DEPENDÊNCIA E VIDA!

ANO LXXIII - Domingo, 13 de setembro de 2015 - Nº 3646

DEPENDÊNCIA E VIDA!
(Deuteronômio 30.19-20)

No último fim de semana e início desta, estivemos com cerca de 60 adolescentes em nosso amado Recanto por ocasião do Acampa Upa 2015 que teve como tema ‘Independência e Morte!’, por meio do qual tivemos a oportunidade ímpar de refletir a respeito de nossa Dependência do Deus Vivo que nos propõe e nos confere a verdadeira Vida. Sim, Vida Eterna!

Como sempre, desfrutamos de dias maravilhosos permeados de muita comunhão uns com os outros como Corpo de Cristo e principalmente com o Próprio Cristo, quem nos garantiu por meio de seu brado ‘Está consumado!’ nossa independência da opressão do pecado, contra o qual lutaremos até o fim de nossos dias nesta realidade temporal em que vivemos. Aliás, a conquista vitoriosa do Senhor Jesus a nosso favor, nos tornou independentes de nós mesmos para gozarmos da plena liberdade n’Ele!

Paremos para pensar: ‘Será que nosso povo carrega em seu peito o sentimento de uma nação realmente autônoma e independente?’ A herança cultural (corrupção, ‘jeitinho brasileiro’) e a herança religiosa (sincretismo religioso) pintaram e ainda pintam um quadro desalentador de um país que supostamente se diz Cristão, mas que na prática, vive longe da boa, agradável e perfeita vontade de Deus! Ainda assim, muitos depositam sua crença em asseverações como: ‘Deus é Brasileiro!’ e ‘Todos os caminhos levam a Deus!’

Lembremo-nos do próprio povo de Israel que, enquanto viveu a Teocracia (Deus governando seu povo) desfrutou de constante paz e proteção Divina. Continuaram gozando de tal proteção, mas passaram a enfrentar tempos muito mais difíceis e de maior sofrimento, tendo de enfrentar diversas guerras quando desejaram ter um rei (monarquia) e quando passaram por períodos, como o dos juízes (praticamente uma anarquia). Como bem registrou o salmista: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor e o povo que Ele escolheu para sua herança!” (Sl. 33.12)

No plano espiritual, como igreja, Corpo de Cristo e, sobretudo individualmente, Independência É morte! Portanto, nossa total e exclusiva DEPENDÊNCIA do Senhor é uma questão de Vida ou Morte e uma proposta Divina irrecusável e irresistível para aqueles a quem Ele mesmo escolheu para sua herança desde a eternidade e para a eternidade!

Rev. Otniel Tavares Barbosa

domingo, 6 de setembro de 2015

MÃOS VAZIAS?

ANO LXXIII - Domingo, 06 de setembro de 2015 - Nº 3645

MÃOS VAZIAS?
“... Ninguém aparecerá diante de mim de mãos vazias.” (Êxodo 34: 20)

O texto acima está ligado à construção do tabernáculo e seus utensílios quando da peregrinação do povo de Israel pelo deserto em demanda à Canaã prometida. O povo fora exortado a contribuir e assim fez. A liberalidade chegou a tal ponto e as ofertas foram tão abundantes que o povo foi “proibido de trazer mais” (36:6).

Claro que se trata de um momento específico e determinado na história de Israel. No entanto, o princípio presente no episódio deve ser norteador em nossa vida de adoração e louvor ao Senhor, ou seja, a liberalidade na contribuição. A expressão “não comparecer de mãos vazias diante do Senhor” não pode ser confundida com a situação de salvação, ou seja, quando devemos estar diante do Senhor com nossas mãos vazias, isto é, sem qualquer noção de mérito pessoal, obra individual ou dignidade própria.

Você tem comparecido diante do Senhor com suas mãos vazias? Pense bem e analise com cuidado. Seu modo de vida cristã tem levado em conta esse aspecto? Claro que estamos em momento sério de crise econômica, risco ou efetivação de desemprego e outros aspectos inquietantes. Porém, é motivo para você comparecer diante de Deus “de mãos vazias”? O exercício da disciplina da contribuição demonstra nossa fidelidade a Deus e gratidão a Ele. Claro que ninguém (penso que nem o próprio Deus) espera que você deixe de se alimentar e à sua família para ofertar ao Senhor. Mas, tenho certeza de que Ele não deixará seu ato de fé e honra ao Nome DEle caírem no vazio. Haverá, certamente, de honrar aos que O honram com tal fidelidade.

Não deixe de comparecer diante do Senhor com sua oferta ou contribuição. Exercite esse privilégio e usufrua tal benefício, pois o Senhor se agrada dos que assim fazem, honrando-O com seus bens. De mãos vazias? Espero que não!

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.