PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de maio de 2015

PERSEGUIDOS E PERSEVERANTES

ANO LXXIII - Domingo, 31 de maio de 2015 - Nº 3631

PERSEGUIDOS E PERSEVERANTES

Na introdução de seu livro A fé que persevera, Ron Boyd-Mac Millan conta de um interessante encontro que teve com três cristãos secretos na China, na década de 1990. Ao se despedir de seus amigos, ele agradeceu por compartilharem seu testemunho e disse: “Sinto-me envergonhado por não ter que pagar um preço tão alto para produzir reavivamento em meu país. É como se vocês estivessem vivendo nas páginas do Apocalipse”.

O comentário de Ron, porém não passou despercebido. Um dos três cristãos lhe respondeu: “Leve isto de nós: cada um está vivendo o livro de Apocalipse, porque todos nós fazemos parte da Igreja Perseguida”. Ele continuou: “Aonde quer que você vá, será seduzido por um falso profeta ou coagido por uma besta a adorar um ídolo que não é Deus. A única diferença entre vocês e nós é que, aqui, vemos isso com clareza; e onde vocês vivem, isso acontece de maneira sutil”.

A afirmação deste irmão está fundamentada na verdade registrada em 2 Timóteo 3.12: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. É essa vida piedosa – ou como coloca a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, uma vida “unida com Cristo” – que traz problemas ao crente. Não são governos nem grupos extremistas, mas a identificação com Jesus.

O que não se pode negar, entretanto, é que os cristãos não são todos perseguidos da mesma forma. Provisões como leis que protegem a liberdade de culto dão à Igreja mais espaço institucional para realizar suas atividades religiosas, seja uma reunião de oração, seja um trabalho evangelístico em espaço público. Mas ao mesmo tempo, essa sensação de liberdade, pode mascarar “falsos profetas”, como disse o irmão chinês, impedindo-nos de ver a realidade. E quanto a isso, temos de ser cuidadosos.

Uma diferença fundamental entre cristãos perseguidos, como chineses e vietnamitas, e cristãos livres, como os brasileiros, é que a Igreja brasileira tem liberdade para manejar suas armas, enquanto as demais têm de fazê-lo em segredo e sob pressão.

Nosso desafio é não nos encantar com a liberdade a ponto de esquecer a batalha que nos aguarda a cada dia. Os cristãos perseguidos podem nos ajudar nisso. Não deixe seus testemunhos de perseverança serem apenas belas histórias a respeito do cuidado de Deus sobre seu povo. Encare-os como lembretes de que ser fiel a Jesus tem um preço, mas também um alvo garantido: a coroa da vida a todo aquele que perseverar (Ap 2.10).

(Extraído da Revista Portas Abertas Ano 33 nº 1)

domingo, 24 de maio de 2015

PARABÉNS IPVM

ANO LXXII - Domingo, 24 de maio de 2015 - Nº 3630

PARABÉNS IPVM

No dia 31 de maio completaremos 73 anos de organização eclesiástica, ou seja, existimos, como igreja constituída, há 73 anos. Graças e glórias a Deus, nosso Senhor.

A IPVM foi congregação da Igreja Presbiteriana Unida e começou de modo modesto e até pequeno. Mas, seu crescimento foi sendo constante, permanente, gradativo, firme e equilibrado, chegando a ser o que é hoje; uma igreja forte, viva, pujante que investe firme no trabalho missionário e, consequentemente, na evangelização, levando a Boa Nova de Cristo a muitas vidas e corações.

Os ministérios desenvolvidos na e pela IPVM são muitos e variados, indo desde a cessão de espaço à Agência Presbiteriana de Missões Transculturais para ministração de suas aulas e à ADEVEB (Associação de Deficientes Visuais Evangélicos do Brasil) para suas reuniões e aulas de música, até envio de irmãos em viagens missionárias a partes carentes do interior de nosso país e fora dele, auxiliando a manutenção de 19 missionários no Brasil e em outros países.

É nosso aniversário. Crescemos e continuaremos a crescer por graça e misericórdia do Senhor a quem servimos. Em nosso aniversário sempre recebemos algum presente daqueles com os quais nos relacionamos. Essa é uma boa época para que você possa expressar sua gratidão a Deus pela existência da IPVM, dando a ela um “presente de aniversário”. Sim, faça uma oferta de gratidão ao Senhor pela existência da IPVM nestes 73 anos, nos quais tem abençoado vidas de centenas e centenas de pessoas zelosa e fielmente e para que possa continuar assim fazendo. É tempo de celebrar, é tempo de agradecer e é, também, tempo de ofertar. Você tem sido abençoado (a) na e pela IPVM? Então manifeste sua gratidão apresentando sua oferta, expressando seu louvor e glorificação a Deus pela existência de nossa amada IPVM.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 17 de maio de 2015

LEMBRAR E ESQUECER

ANO LXXII - Domingo, 17 de maio de 2015 - Nº 3629

LEMBRAR E ESQUECER

Lembrança e esquecimento são duas realidades que nos acompanham em nossa jornada como seres humanos. Quando nossa memória está ativa e em exercício nos orgulhamos, devido ao fato de nos lembrarmos do que lemos, estudamos e vimos; o que nos dá certo “status” e ajuda na obtenção de aprovação em testes, provas, concursos e outros. Mas, é comum que, com o passar dos anos, comecemos vivenciar uma situação de esquecimentos, ou seja, nossa memória vai se perdendo e não temos mais a capacidade de exercitarmos tal faculdade. É o processo de lembrar e esquecer.

Há, na Bíblia, uma situação em que vemos a exigência de lembrar e esquecer colocadas como diretriz para nossa existência, mas em aparente conflito ou contradição: “Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade...” (Isaías 46:9) e “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.” (Isaías 43:18). Que fazer, ou como entender?

De fato, precisamos levar em conta as duas situações e as exercitarmos em nossa vida, sem qualquer contradição. Devemos ter em nossa mente o que vivemos no passado, nossas experiências, lutas, vitórias e demais situações, com respeito e carinho por nossa história pessoal e comunitária, mas, não devemos ficar presos a elas, fazendo de nossa vida “um álbum de fotografias do ontem”. Por outro lado, não podemos nos esquecer de nossas raízes, tradições e das mesmas experiências citadas acima, como se não tivessem importância, valor ou significado. A lembrança deve e tem que existir, mas não como uma prisão a nos atar ao passado sem gerar desafios ou progresso no presente.

A IPVM alcança 73 anos de organização. Muita realização, progresso, crescimento e desenvolvimento. Não podemos, como Igreja, nos deixar fixar no passado (como sendo “os bons tempos”) e deixar de seguir. Por outro lado, não podemos seguir e esquecer o legado a nós deixado por aqueles que, pela graça de Deus, fizeram com que a IPVM chegasse até aqui.

Desse modo, sem contradição, é preciso lembrar e esquecer. Que nós, Igreja Presbiteriana de Vila Mariana, assim façamos tendo consciência de nosso passado abençoado (lembrar), mas olhando para o “que diante de nós está” sem fixação no passado (esquecer), promovendo a glória de Deus, a salvação de vidas e a edificação dos santos.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 10 de maio de 2015

MÃE, PARA SEMPRE


ANO LXXII - Domingo, 10 de maio de 2015 - Nº 3628

MÃE, PARA SEMPRE

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.


Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

(Carlos Drummond de Andrade)

domingo, 3 de maio de 2015

NEPAL

ANO LXXII - Domingo, 03 de maio de 2015 - Nº 3627

NEPAL

Mais um fenômeno natural atinge uma população humana, causando danos irreparáveis em termos de vidas. O Nepal está no centro (pelo menos por algum tempo) dos noticiários em todo o mundo, devido ao terremoto que causou tantos prejuízos e destruição. Fala-se em 10 mil mortos, em 300 mil feridos. Os números são alarmantes e assustadores. A mobilização é mundial no sentido de socorro e ajuda aos que foram atingidos por tal catástrofe.

Não se deve ficar perguntando por que isso aconteceu. Sabemos a resposta à luz das Escrituras Sagradas judaico-cristãs, ou seja, o pecado gerou tais transformações, trazendo à natureza a mudança que podemos ver e experimentar (tufões, terremotos, maremotos, ciclones, tornados, furações, vulcões), apesar de conservar muito da beleza original nas matas, flores, mares e montanhas. A natureza também foi atingida pelo pecado humano e viu-se, em muito, corrompida. Os resultados são essas manifestações que geram tanta morte, dor e sofrimento entre nós, seres humanos.

Não se deve pensar que tal ou qual país seja melhor ou pior que outro e merecedor de tal manifestação da natureza pelo fato de não ser “cristão”. Não podemos associar tal ocorrência ao fato de haver lá milhares de templos budistas ou hinduístas e ver isso como “punição de Deus” à idolatria. Muitos que assim pensam o fazem de forma leviana. O pecado humano está presente em todo lugar, e se Deus fosse punir com tragédias tal fato, nenhum país estaria isento e livre de tais ocorrências trágicas. O Nepal, como qualquer outro país, está sujeito a catástrofes, não por causa de sua religião, mas devido ao que o pecado gerou na natureza.

A nós cristãos cumpre-nos mostrar e manifestar solidariedade aos que sofrem. Oferecer alguma forma de ajuda, socorro e amparo a esses que se acham afligidos e atingidos por tão grande sofrimento e dor. Há missionários cristãos brasileiros que estão entre os atingidos, estão lá realizando a Obra do Senhor e agora necessitam de mais suporte de nossa parte no propósito de amenizar sua dor e aflição. Ore e se envolva no socorro aos atingidos no Nepal (ou em Xanxerê, ou em Salvador) de forma adequada e própria por meio de instituições que, de fato, prestam socorro aos aflitos, angustiados e atingidos. Busque informações sobre como ajudar e exerça o cristianismo socorrendo e orando, sem críticas ou juízo temerário religioso sobre país, estado, região ou pessoas.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.