PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de setembro de 2014

FALIDA?

ANO LXXII - Domingo, 28 de setembro de 2014 - Nº 3596

FALIDA?

Já faz alguns anos que venho escutando o comentário feito por pastores de nossa denominação e de outras também, dizendo sobre a Escola Bíblica Dominical estar falida. Em um primeiro momento esse comentário é rechaçado com vigor e está certo, mas, quando vemos e analisamos certos modelos de Escolas Bíblicas Dominicais e modos como estão sendo conduzidas, parece que, de fato, ela está falida. 

Formas usadas em um Brasil rural e sem qualquer tecnologia ainda permanecem em muitos lugares, os quais já não são mais rurais e estão plenos de novas tecnologias aplicáveis ao ensino. Esse descompasso em muitos lugares e a falta de percepção sobre a necessidade de preparo e treinamento dos docentes (professores), ausência de aperfeiçoamento de técnicas didáticas e pedagógicas, não implemento de material para o ensino, além de um ensino apenas informativo (histórias) e de caráter moralizante (aplicações morais), mas sem ênfase no compromisso do discipulado cristão e da entrega incondicional da vida a Jesus Cristo como Salvador e Senhor pessoal, têm feito com que a Escola Dominical perca sua posição de vanguarda e importância no cenário da Igreja no século XXI em muitos lugares. A Escola Bíblica Dominical não está falida, mas em vários lugares (e não é o caso na IPVM, graças a Deus) está desatualizada, desorganizada, “desmotivante”, distante da realidade social e intelectual que a cerca e na qual está social e culturalmente inserida, fazendo com que se torne cada vez mais colocada em desuso ou posta de lado pelos membros das igrejas. 

A Escola Bíblica Dominical (que não substitui a responsabilidade do ensino em casa) é instrumento de alto valor e importância como agente de comunhão entre os membros da Igreja, mas, sobretudo, de aprendizado, com a possibilidade de interagir com os que estão na responsabilidade de exporem o ensino bíblico, seja para as crianças, adolescentes, jovens ou adultos. 

Nossa Escola Bíblica Dominical tem buscado cumprir seu papel no mister do ensino da Palavra de Deus e preparo dos crentes para “darem razão da esperança que há em seus corações”, por isso damos graças a Deus. Aos professores, alunos e colaboradores de nossa EBD fica nosso apelo para que não permitamos a falência dela, mas continuemos valorizando, participando e colaborando com esta que foi e tem sido grande agente abençoador na vida de tantas pessoas. 

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 21 de setembro de 2014

ALEGRIA DA SALVAÇÃO... ALEGRIA DE SERVIR

ANO LXXII - Domingo, 21 de setembro de 2014 - Nº 3595

ALEGRIA DA SALVAÇÃO... ALEGRIA DE SERVIR

Na semana passada, sob a unção do Espírito Santo alguns irmãos da IPVM vivenciaram o caráter do ministério de Cristo, pregando o evangelho do reino em Garanhuns, Correntes e Lagoa do Ouro, cidades de Pernambuco, da parceria no Projeto Novos Campos, orientado pelo Pr. Mariano. Deus nos abriu portas em escolas, prefeituras, casas e lá realizamos: 8 cultos, sendo um campal, em frente à Congregação de Lagoa do Ouro; atendimentos médicos, psicológicos, fisioterapêuticos e odontológicos; palestras sobre drogas, orientação de carreira. Histórias foram contadas sempre tendo Jesus como a referência. Nesses eventos compareceram mais de 4.000 pessoas, entre adolescentes, jovens, e crianças de 70 classes de ensino fundamental. Foram distribuídos cerca de 2.000 minibíblias para crianças, mais de 4.000 folhetos e de 200 Bíblias. Foram feitas reformas civis em casas de irmãos e nas Congregações .O Bazar em Garanhuns vendeu muitas roupas doadas por irmãos da IPVM. 

Muito mais do que os resultados numéricos ou mesmo de outros momentos espirituais indescritíveis, foi maravilhoso ter a presença viva do Senhor conosco, em todo o tempo. Não há como retratar o que vimos nos olhos, falas e abraços de muitas crianças e adolescentes; ou o que miramos quando a Palavra do Senhor era cantada e falada, penetrando seus corações endurecidos pela vida, e pela falta de Cristo. Nossa fé foi reforçada na certeza de que “a Palavra de Deus não volta vazia!” e o Espírito Santo fará o que lhe aprouver! Com o labor fiel dos obreiros locais, frutos serão colhidos aos “feixes, com júbilo”, sob a soberania de Deus! 

Cada viagem tem suas peculiaridades e esta marcou por fatores como a maior preparação espiritual da equipe, o melhor planejamento das atividades, o tamanho e a comunhão do grupo, e no apoio ainda mais visível da IPVM. Destaca-se a atitude de oração dos participantes da equipe, de irmãos aqui na trincheira e das Igrejas que nos acolheram. Os resultados quantitativos e qualitativos vieram desta intimidade com Deus: “por esta causa” oramos

Louvamos a Deus pela visão missionária da IPVM e rogamos-lhe que Ele nos use para anunciar a salvação de Cristo, aqui; e onde formos, viver como testemunhas fiéis; e ensinar a outros as Boas Novas do perdão de Jesus. O Sl 67.1-2 nos relembra quem faz todas as coisas e o que Ele quer de cada um de nós: “Seja Deus gracioso para conosco e nos abençoe e faça resplandecer sobre nós o rosto para que se conheça na terra o teu caminho e em todas as nações a tua salvação.Como é bom, Senhor, sentir esta alegria, a alegria da tua salvação, Senhor! Como é bom, ó Deus, com nossos dons te servir e anunciar Jesus, o nosso Salvador! 

A EQUIPE.

domingo, 14 de setembro de 2014

73 ANOS DA SAF IPVM

ANO LXXII - Domingo, 14 de setembro de 2014 - Nº 3594

73 ANOS DA SAF IPVM

Há 73 anos, no dia 14 de Setembro de 1941, 13 mulheres presbiterianas reorganizaram a SAF, reorganizaram porque em 2 de Abril de 1928, 10 mulheres já a haviam fundado. Trabalharam até dezembro de 1930 e ficaram inativas até 1941. Portanto, se não tivesse havido essa interrupção, a nossa SAF estaria comemorando 86 anos. 

Essas mulheres, dispostas como estavam ao trabalho do Senhor, demonstrando coragem e valentia, compraram o primeiro terreno para a construção do templo na Rua Machado de Assis, e pagaram a primeira prestação que, na época, foi de 6.000,00 Reis. 

A SAF de hoje, sempre se esmerando, continua cooperando com os trabalhos da igreja, atenta às suas necessidades internas, ajuda também missionários, crianças carentes em creches, casas abrigo. Está sempre voltada a assistência social, no cuidado da preparação de peças de enxoval para recém-nascidos e confecção de roupas para crianças e adultos, além de oferecer alimentos, roupas e calçados para os menos favorecidos, e também nunca se esquecendo de apresentar a Palavra de Deus. 

À medida em que as congregações da IPVM foram se tornando igrejas, as SAFs foram se organizando. Hoje temos muitas filhas de nossa SAF. Fizemos e fazemos muitas festas, comemorando muitas datas significativas para as mulheres. 

Mas nem sempre foi festa. Tivemos também alguns momentos de dificuldade: ou por tristeza em perder alguma sócia e ficarmos abatidas, ou por desencontro de ideias, mas sempre procurando forças no Senhor. -ELE nos deu amor ao trabalho e assim foi-nos possível manter as atividades, superando as dificuldades. 

Faço agora um convite às mulheres da IPVM: Venham conosco participar destas incontáveis bênçãos! Venham senhoras. Venham jovens. Venham mulheres que ainda não pertençam à SAF. Venham participar conosco dos trabalhos de nossa sociedade, usufruindo das alegrias de pertencer a este grupo que, pela graça exclusiva de nosso DEUS, tem alcançado tantas vitórias.

Esperamos por vocês.

SAF DE VILA MARIANA! SAF preciosa. Receba como presente, nossas vidas santificadas!!!

Pelas sócias de hoje, ano de 2014, uma sócia.

Nilza Maia Abraão

domingo, 7 de setembro de 2014

ARRUDA, BRASÍLIA E DENTADURA

ANO LXXII - Domingo, 07 de setembro de 2014 - Nº 3593

ARRUDA, BRASÍLIA E DENTADURA

Tempos de eleição em nosso país. Mais uma vez somos colocados frente a candidatos a cargos eletivos, seja no Executivo ou no Legislativo. Alguns rostos novos, mas a maioria já velhos conhecidos do eleitorado, com suas propostas audaciosas e arrojadas, mas com realizações tímidas e acanhadas. 

Temos três exemplos que citei acima. Um vem da candidatura ao governo do Distrito Federal em que concorre o senhor Arruda. Escândalos ligados ao seu nome, fraude de votação no painel, choro teatral e depois de processado e condenado, aí está novamente e com chances de vencer (está na frente nas pesquisas), mesmo com restrições (impugnação) de sua candidatura pelo TSE, ainda que haja alguns recursos a serem usados (país dos recursos, mas esse é outro assunto). É lamentável, mas é o povo que vota. O Pelé falou algo sobre isso e foi muito hostilizado. O outro exemplo nos apresenta não a capital do Brasil, mas um carro chamado Brasília. Esse é fruto do candidato à reeleição; senhor “Tiririca”, não sei o nome desse senhor (é minha falha e não dele). Ele diz que para ser candidato precisa conhecer Brasília, e apresenta o carro chamado Brasília. É muito engraçado. Mas, política (administração da “polis”) é algo sério. Será que ele sabe o que seja “polis?”. Obteve uma votação estrondosa e agora se apresenta à reeleição. Claro que não fez quase nada. Mas foi um dos mais presentes às sessões da Câmara. Talvez não tivesse outra ocupação, não tivesse base eleitoral a visitar e nem coisa produtiva em que empregar seu tempo. Quem traria o deputado para uma palestra? Quem gostaria de ouvi-lo sobre as questões sérias que afligem o Estado? Será que ele sabe distinguir Estado de estado? Mas, é candidato engraçado e com possibilidades de reeleição, devendo fazer ou votar as leis para nós cumprirmos. O último dos três exemplos diz respeito à pergunta que seria feita à presidente atual, mas ela não compareceu à entrevista ao Jornal da Globo. A pergunta seria (próximo disso): a senhora não entende ser inadequado dar dentes postiços (dentadura) a alguém e logo a seguir colocá-la em seu programa de propaganda eleitoral? Como não compareceu a pergunta ficou sem resposta. Mas, fica claro o modo antigo de assistencialismo barato na “captação” (na verdade compra) de votos com a doação (troca) de voto por cesta básica, sapatos, dentaduras, etc. Além de programas assistencialistas de alcance e efetividade questionáveis, deparamo-nos com essa forma menor e pequena de se buscar o voto, a estrutura da troca. 

Há outros casos que nos trazem tristeza ao vermos o programa eleitoral gratuito. Mas, esses três citados servem para ilustrar grande parte desse nosso universo de candidatos a cargos eletivos para nosso legislativo e executivo. A necessidade de cuidado, critério, avaliação e oração é muito grande. Que tenhamos esse zelo e que escolhamos com base na vida e realizações dos candidatos não em sua fala e propaganda. Escolha aquele que você entende ser o melhor, e não o que você pensa que irá ganhar. 

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.