PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 29 de dezembro de 2013

FINAL DE ANO

ANO LXXI - Domingo 29 de dezembro de 2013 - Nº 3557

FINAL DE ANO

Esta é uma época do ano em que nos vemos envolvidos pela correria e pelas festas, fazendo-nos sentir dentro de um cesto de máquina de lavar em movimento. Compras, preparativos de ceia, provas de roupas, viagens, enfim, um furacão.

As atividades são tantas e os afazeres se multiplicam de tal modo a não nos permitir refletir e meditar, seja no sentido do que se passou ou na expectativa do que poderá vir.

Muitos de entre nós terão, nestes dias de festa, um tempo de certa nostalgia, melancolia e tristeza. Pessoas que viram seus entes queridos deixarem essa vida, ou outras cujos familiares estão enfrentando doenças de caráter grave e com sério risco de morte, aquelas que estavam esperando com anseio a chegada de parentes amados, mas que recebem a notícia de um acidente que lhes ceifou a vida. A esses o que dizer? Difícil. Resta-nos orar a Deus, a fim de que sejam consolados e confortados com a ação do Espírito Santo em seus corações e a paz do Senhor Jesus envolva suas mentes e corações.

Outros tantos (a maioria certamente) desfrutarão de momentos de alegria e júbilo junto a seus familiares nas ceias e celebrações domésticas. A esses o que dizer? Difícil. Devem lembrar-se de agradecer a Deus as bênçãos recebidas e dedicar a Ele seu viver, em vez de gastá-lo em futilidades, trivialidades e excessos; investir na Obra de Deus seu tempo, seus talentos e seus bens, como agentes e súditos fiéis do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, promovendo Seu Reino e Sua glória.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, fazendo resplandecer sobre nós o seu Rosto e dando sua paz neste ano de 2014. Que O sirvamos com fidelidade e zelo, vivendo sempre para o louvor, glória e honra DEle.  

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 22 de dezembro de 2013

PARÁBOLAS

ANO LXXI - Domingo 22 de dezembro de 2013 - Nº 3556

Parábolas são estórias que retratam verdades, foram utilizadas por Jesus e ao fim de muitas delas, causavam impacto em seus ouvintes, pois ao ouvi-las se desarmavam e eram impactados pelo sentido contido em cada uma delas.

Hoje quero fazer uso dessa ferramenta, certamente não causarei o impacto que os ouvintes de Jesus sentiram, contudo gostaria de ao menos fazê-los refletir.

Conta-se que num reino muito antigo, todos os súditos aguardavam ansiosamente o nascimento do primeiro filho do rei e da rainha, pois estava nas mãos dessa criança a continuidade do bom reinado da família. Visto que as gestações anteriores não tinham vingado, essa sim, trazia em si toda a expectativa de um povo.

No inverno rigoroso a criança nasceu com saúde, trazendo calor aos corações do rei e da rainha e eles transbordavam de alegria. Foi anunciado ao povo o nascimento do príncipe e toda a nação se alegrou com os reis. Em retribuição às várias demonstrações de afeto e carinho, os reis decidiram dar uma festa para consagrar a criança.

Alguns dias depois do nascimento os convites foram distribuídos, os cantores mais requisitados foram convocados, vários “chefs” de todo o mundo foram contratados para a realização do banquete, decoradores renomados se colocaram à disposição para fazer a festa, os melhores estilistas estavam com sua agenda lotada pois todo o povo tinha um sentimento em comum, que essa seria a festa do século.

Chegou a noite esperada, enquanto a neve caía forte do lado de fora das casas, as mulheres se aprontavam colocando suas joias mais exuberantes e os casacos mais enfeitados, os homens, bem; os homens apenas se preocupavam com o frio e um a um se dirigiam para a residência real.

O primeiro convidado ao entrar no salão de festas, ficou deslumbrado com a beleza do lugar, a decoração e a mesa farta, e distraidamente colocou o casaco sobre o berço que estava à entrada do salão principal, assim todos os demais convidados colocaram o casaco ali também, pensando em aproveitar ao máximo essa festa. Passada algumas horas, o sino da residência real toca, o rei fica de pé, todo o salão fica num silêncio absoluto e ouve os agradecimentos e à presença de todos, pois agora é chegada a grande hora, a consagração da criança.

O Rei, chama os sacerdotes e diz aos súditos: “Tragam a criança”. Os súditos começam a se movimentar de forma agitada, andam de um lado para outro, não encontrando a criança, perguntam à rainha discretamente, onde a criança estava e foram informados de que estava na entrada do salão e percebem que a criança estava agora, em baixo dos casacos. Correram, tiraram os casacos e perceberam que o bebê havia morrido sufocado pelos casacos.

Meu desejo é que neste natal a celebração do nascimento de Jesus não seja sufocada pelas futilidades da festa, mas que Ele seja lembrado e celebrado em sua vida. Feliz Natal.

Rev. Gustavo Bacha

domingo, 15 de dezembro de 2013

PRESENTE DE NATAL

ANO LXXI - Domingo, 15 de dezembro de 2013 - Nº 3555

PRESENTE DE NATAL

Não há como escapar. Essa é uma época de dar e receber presentes. A tradição natalina tornou-se muito forte em nosso meio e fica difícil não associar o Natal aos presentes.

Pensando, como brasileiro, faço alguns pedidos de presentes neste Natal, não ao papai Noel, mas ao papai do Céu. De fato, estamos precisando muito de manifestações de nosso Pai do Céu com relação a nosso país tão rico, mas tão pobre; tão grande, mas tão pequeno; tão belo, mas tão feio; tão humanitário, mas tão indiferente; tão igualitário, mas tão desigual.

Gostaria de ganhar de presente um pais com punibilidade devida e responsável. Não peço um país sem crime, pois é impossível pela condição da natureza humana, mas, um país onde os criminosos sejam punidos e vão parra a cadeia cumprir a pena, sejam eles "jenuínos", "malufinos", "mensalinos" ou de espécie similar. Um país onde as crianças tenham educação e saúde e possam desenvolver seu potencial com trabalho digno e oportunidade de emprego e ganho próprio e honrado, mas que os delinquentes, criminosos e assassinos sejam recolhidos (ou tenham penalidade mais grave que prisão) à prisão e paguem por seus delitos, mesmo que sejam "de menor", pois adolescente de 13 a 17 anos que já matou friamente, deve ser julgado na condição de "de maior", como ocorre nas nações civilizadas e desenvolvidas do mundo.

Poderia apontar outros presentes que gostaria de ganhar do papai do Céu neste Natal, pensando no Brasil, e são muitos. No entanto, como é época de dar presentes, pergunto o que posso dar de presente ao Brasil neste Natal? Claro que meu presente a ser dado é a intercessão junto a Deus, conforme a Bíblia me orienta fazer. Outro é procurar espalhar a Boa Semente do Evangelho, pois o Evangelho pode transformar as pessoas e, assim, o país. Ainda outro presente é minha conduta e minha ética pautadas nos princípios do reino de Deus com seus valores, de modo que se as pessoas andarem como eu, este país será diferente e para melhor. Nosso Brasil precisa ser do Senhor Jesus.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 8 de dezembro de 2013

DIA DA BÍBLIA

ANO LXXI - Domingo 08 de dezembro de 2013 - Nº 3554

DIA DA BÍBLIA

Quando passamos por estradas e rodovias movimentadas, além das faixas que orientam os motoristas, existem também as muitas tabuletas que exibem legendas tais como: “Reduza a velocidade”; “Curva perigosa”; “Mantenha distância”; “Só ultrapasse com segurança”; “Não pare na pista”; “É proibido trafegar no acostamento”; “Verifique os freios”; “Devagar, quebra molas”, e tantas outras que passam diante dos nossos olhos.

Todas elas têm um objetivo: preservar as vidas humanas. Quem lhes obedece durante a viagem tem muito maior possibilidade de chegar são e salvo ao seu destino.

Fico pensando que a Bíblia, como Palavra de Deus, está diante dos nossos olhos à semelhança das placas, para nos orientar, guiar e dirigir. Quando a lemos, meditamos no seu ensino e obedecemos aos seus mandamentos, nosso coração viaja tranquilo nas curvas perigosas dos caminhos da nossa vida.

Quantas bênçãos, quantas alegrias e quantas transformações nos trazem as Sagradas Escrituras! São elas que nos mostram a vontade de Deus para nossas vidas e nos apontam os pecados, mostrando-nos, ainda, a necessidade de confessá-los diante de Deus, a fim de obtermos seu perdão. O grande avivalista Moody assim se expressou: “Ou este livro me afasta do pecado, ou o pecado me afasta desse livro”. Bendita Palavra de Deus! 

Que neste 2º domingo de dezembro, dia dedicado à Bíblia, possamos pensar no privilégio que é tê-la em nossas mãos, e que a cada dia possamos ser “praticantes da Palavra e não apenas ouvintes.” (Tiago 1: 22).

Alice Gotardelo Delage

domingo, 1 de dezembro de 2013

MÊS DO NATAL

ANO LXXI - Domingo 01 de dezembro de 2013 - Nº 3553

MÊS DO NATAL

Chegamos ao mês de dezembro, mês do Natal. Lembro-me (nos tempos de minha infância) da ansiedade que havia com relação à chegada do Natal. O tempo custaaaaaaava passar e chegar o dia tão esperado. Quando chegava era uma excitação muito grande. Expectativa quanto ao (s) presente(s) e outras coisas. Como venho de família católica romana, tinha padrinhos de batismo e crisma e cada um deles dava um presente ao afilhado. Assim, computava, pelo menos, três no natal.

Havia muita religiosidade também. A formação ou montagem do presépio era uma festa. Lembro-me que a manjedoura ficava vazia e na noite do dia 25 era colocada a pequena figura representando o menino Jesus. Era Natal de Jesus, era nascimento de Jesus. Havia presentes, fartura de comidas boas, roupas novas, frequência ao templo para celebração.

Dezembro está ligado, em nosso calendário, à festividade ou celebração da encarnação de Deus na pessoa de Jesus, o Cristo. Tem-se perdido esse sentido tão simples, puro e exato do Natal. As festas (mais farras do que outras coisas) com excessos gastronômicos e bebedeiras, preocupação exacerbada com presentes, centralização de figura que não tem relação bíblica com a data, têm feito com que a mensagem natalina seja apagada e, às vezes, esquecida.

Dezembro está começando, vamos, como cristãos conhecedores das Escrituras, celebrar com alegria e júbilo grandiosos este evento maravilhoso; Deus fez-se carne e habitou entre nós. Vamos nos lembrar de que Jesus nasceu para morrer por nossos pecados e que nos trouxe salvação, perdão dos pecados e vida eterna. É dezembro, é Natal. Celebremos de forma digna e apropriada o Natal de Jesus.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.