PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de outubro de 2013

SÓ A ESCRITURA SAGRADA

ANO LXXI - Domingo 27 de outubro de 2013 - Nº 3548

SÓ A ESCRITURA SAGRADA

Em tempos de comentários superficiais, “Achismos Teológicos”, opiniões adquiridas com Ctrl+C e Crtl+V (Linguagem da informática relativa a copiar algo de um lugar e colar em outro, sem citar fontes, Plágio) qual seria a fonte ideal para nortearmos a caminhada cristã? Certamente a Bíblia Sagrada.

Neste mês de outubro comemoramos 496 Anos da Reforma Protestante, um marco histórico da ação de Deus que proporcionou a liberdade religiosa num mundo controlado pelo clero romano. Esse acontecimento só foi possível à custa de muito sangue. Vidas oferecidas pelo propósito maior da fidelidade a Deus e à sua palavra.

Mas o que a Reforma buscava? Não era nenhuma inovação, nem invenção, antes o desejo dos reformadores era resgatar as verdades bíblicas que haviam sido levadas aos porões do domínio romano e consequentemente distantes da realidade do povo. A Reforma trouxe à tona os ensinos relevantes da Escritura e principalmente às Boas Novas da Salvação. 

Hoje, ao celebramos essa data, como podemos responder à essa herança? Entendo que de algumas maneiras, primeiro, não abrindo mão jamais da suficiência das Escrituras como elemento norteador da vida cristã. Segundo, usando-a como fonte principal e soberana da Verdade, sobrepondo em muito qualquer tipo de experiência pessoal, como “Revelações”, “Línguas”, “Visões”, “Dente de outro”, e tantas outras situações que dividem o corpo de Cristo ao invés de uni-lo. Como dizia o Rev. Eli Moreira “Já vi muitas igrejas se dividirem por diversos dons, mas nunca vi uma igreja se dividir por conta do dom maior, o de Amar”.

Eu e você, somos beneficiados com a Reforma, ela resgatou elementos que não podem perder-se jamais, como beneficiados, também responsáveis pela fidelidade à nossa vocação a Deus que revela sua vontade por meio de sua Palavra.

Rev. Gustavo Bacha

domingo, 20 de outubro de 2013

COMO OUVIRÃO?

ANO LXXI - Domingo 20 de outubro de 2013 - Nº 3547

COMO OUVIRÃO?

O apóstolo Paulo estabelece uma sequência de ideias em Rm.10:13-15, na qual deixa claro que a pessoa que invocar o nome do Senhor será salva, mas argumenta que ela não poderá invocar aquele em quem não creu, não poderá crer naquele de quem não ouviu e não ouvirá se não forem enviados os pregadores.

Neste sentido vê-se, com clareza, que a salvação está ligada a uma cadeia de eventos, que culmina com o envio dos pregadores e o ministério de divulgação pela Igreja de Cristo. A pergunta que se deve fazer, por lógica e consequência, é: como isso pode se dar, ou seja, como os pregadores “podem ser enviados”, ou como a Igreja desenvolve esse ministério?

A resposta à indagação acima pode ser dada envolvendo muitos aspectos, apontando estratégias, indicando ações de campo, estabelecendo ministérios, ampliando leque missionário, plantando igrejas ou comunidades, etc. Todas essas formas de envolvimento na busca de cumprimento ao propósito de “fazer ouvir o evangelho” são válidas, oportunas e, mesmo, necessárias. A pergunta é como realizar tudo isso sem recursos?

Graças a Deus por podermos participar dessa cadeia de eventos abençoadores, levando a mensagem de redenção a muitos corações (perto e longe de nós), conduzindo tantos à fé em Jesus como Salvador e Senhor. Como fazemos isso? Por meio da contribuição financeira fiel e zelosa. O princípio bíblico da entrega (na tesouraria) dos dízimos e ofertas possibilita e viabiliza fazermos com que seja ouvida a “Boa Nova” de salvação em Cristo, de libertação e restauração no “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

É seu privilégio, é meu privilégio. Dele participo desde minha conversão e mantenho tal prática bíblica e abençoada, juntamente com minha família, havendo ensinado e dado exemplo disso a meus filhos e filhas. Continue com fidelidade, ou comece a contribuir, para que a Palavra Santa seja pregada e ouvida por muitos, para que possam crer e invocar Aquele que pode lhes dar Vida e vida em abundância, Jesus.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 13 de outubro de 2013

PRIVILÉGIO E RESPONSABILIDADE

ANO LXXI - Domingo 13 de outubro de 2013 - Nº 3546

PRIVILÉGIO E RESPONSABILIDADE
“... o que contribui, faça-o com liberalidade...” (Romanos 12:8)

O apóstolo Paulo, neste trecho de sua carta aos romanos, nos fala de uma série de dons e ministérios na Igreja de Cristo. Entre os apresentados Paulo fala sobre a contribuição e, nesse caso, exorta para que seja com liberalidade.

A liberalidade implica, entre outros aspectos, em não reter o que é devido e não entregar menos do que seja possível. A liberalidade é o oposto da mesquinhez, atitude pela qual se retém além do devido, beirando à avareza.

Quando nos dispomos a contribuir (financeiramente inclusive e, sobretudo) com liberalidade, cumprimos a ordem do Senhor dada a nós por meio de Paulo. Ao fazermos assim, estamos desfrutando de um privilégio e cumprindo uma responsabilidade.

É um privilégio que desfruto, pois me torno participante da divulgação do Evangelho de Cristo, viabilizando a pregação da Palavra, a manutenção da Igreja e o sustento da obra missionária e de socorro a carentes, fazendo com que o Reino de Deus seja manifesto e plantado.

É uma responsabilidade que cumpro, pois o que se espera de quem recebeu do Senhor a vida eterna e a salvação, é que expresse sua gratidão em contribuir, a fim de que tal mensagem, que alcançou sua vida, alcance a muitos outros por meio de seu suporte, sustento e liberal contribuição. Jesus disse a seus discípulos: “dai-lhes vós mesmos de comer” e o diz ainda a nós, hoje. Sem o alimento espiritual, as pessoas perecerão; e nós podemos atuar para que não morram, contribuindo com liberalidade.

O Senhor nos tem dado, assim, o privilégio e a responsabilidade de contribuir, para que Sua Obra continue sendo feita com fidelidade e empenho, a fim de que muitos possam vir a conhecer e receber a Cristo como único Salvador e Senhor de suas vidas. Desfrute de tal privilégio e assuma tal responsabilidade; contribua com liberalidade como gesto de gratidão e amor ao Senhor. Procure a tesouraria e dê sua contribuição.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 6 de outubro de 2013

PRESENTES PARA AS CRIANÇAS

ANO LXXI - Domingo 06 de outubro de 2013 - Nº 3545

PRESENTES PARA AS CRIANÇAS

O mês de outubro chega e traz consigo a expectativa de comemorações, festas e presentes pelo Dia das Crianças. Claro que se trata, em princípio, de mais uma “jogada” de comércio, na tentativa de aquecer as vendas e fazer circular um montante maior de valores. Nós cristãos, não ficamos alheios a tal data e nos mobilizamos em relação às nossas crianças para darmos os presentes.

Há empenho justificável e louvável em buscar oferecer às nossas crianças os regalos nesta data comemorativa. No entanto, devemos ver que mais do que coisas, há presentes muito mais importantes, ainda que, no momento, para elas assim não pareça. Vejamos:

a) Presença significativa: As crianças desejam e precisam ter a presença dos pais e mães consigo de forma significativa. Devem ser seus melhores “amigos”, estarem juntos, compartilharem assuntos. Os pais e mães precisam ver (acompanhar) seus filhos crescerem. Às vezes eles ficam tanto tempo longe de nós (escola, atividades esportivas e culturais, etc), que não os vemos e eles não nos veem. Dê sua presença significativa a seus filhos.

b) Exemplo digno: Os filhos e filhas precisam de referenciais em sua formação. Os mais imediatos são o pai e a mãe. Quando isso não ocorre, outros assumirão tal lugar. Heróis de TV, de jogos eletrônicos, de esportes, professores, etc. A postura (conduta) dos pais é de alta influência sobre filhos e filhas. Claro que não é “determinante”, mas orientador seguro para a vida que se vai formando. Dê a seus filhos e filhas o melhor exemplo com o testemunho e a vida cristã no lar.

c) Instrução adequada: O compromisso que os pais assumem (em nosso contexto religioso) ao apresentarem os filhos e filhas pelo batismo é de “dar-lhes ou mandar dar-lhes a instrução e trazê-los consigo ao culto...” Fala-se de educação secular e bíblica. Há um cuidado em cumprir a primeira, mas vemos um descaso em relação à segunda, onde os pais e mães priorizam o lazer no clube, o ócio em casa, o passeio no parque, ao compromisso de trazer ao templo para que haja a complementação da instrução bíblica que recebem (deveriam receber) em casa. Pais, a negligência, neste ponto, é tão grave quanto à da educação secular. Você não deixa de levar seu filho à escola; por que não se esforça do mesmo modo em relação à Igreja?

Dê presentes a seus filhos pequenos, mas, mais que coisas, dê (constantemente) os presentes que foram apontados, pois as coisas passarão, mas sua presença, seu exemplo e a instrução na fé, permanecerão.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.