PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de junho de 2013

TEMPORADA PERMANENTE

ANO LXXI - Domingo 30 de junho de 2013 - Nº 3531

Temporada Permanente

Na sexta-feira p.p. dia 28 de Junho, iniciamos a Temporada de Inverno 2013, onde trabalharemos sobre gratidão, por isso o tema é VALEU!

Para quem ainda não sabe, todos os meses de Janeiro e Julho a IPVM realiza no Recanto Presbiteriano, localizado em Tietê – SP, três semanas de atividades voltadas para o público infantil, pré-adolescente e adolescente, ou seja, de 5 a 17 anos. Essas atividades são direcionadas para as áreas sociais, com muita diversão e esportes e também espirituais, com músicas e mensagens bíblicas, essas direcionadas para cada faixa etária.

Para cuidar dos grupos nesta temporada de inverno, teremos cerca de 40 equipantes, jovens em formação acadêmica, que ainda não ingressaram no mercado de trabalho (sua grande maioria) e que descobriram na temporada o prazer do trabalho missionário. Para eles, servir é um privilégio, afinal qual jovem hoje em dia, abre mão de suas férias de lazer para trabalhar em um sítio no interior de SP, sem televisão e internet, sem o lazer do descanso, pois nesse período as atividades ocupam no mínimo 15h do dia.

Quer saber o motivo dessa atitude? Tenho algumas constatações. A primeira é a alegria de servir a Deus com seus dons, pois ao servir nós abençoamos as pessoas, que nos dão o retorno por palavras e atitudes e isso alimenta o desejo de servir com mais dedicação e excelência. A segunda é o privilégio que é dado a nós de participar do anuncio do evangelho e ver a ação do Espírito Santo salvando vidas, aproximando pecadores da cruz de Jesus, alterando o rumo daqueles que caminhavam para a morte e hoje experimentam vida. A terceira, por fim, a recompensa, sabemos que a Temporada é temporária, mas os frutos são permanentes. Esse trabalho é o investimento que Jesus nos incentiva a fazer em Mateus 6.19-21. Além da recompensa eterna existe a terrena, muitos desses jovens são bem sucedidos em processos de seleção, por carregarem no currículo meses de trabalho voluntário e por se destacarem na comunicação entre o grupo.

Sabemos que tudo isso existe para a glória de Deus e a Ele damos todo o louvor, por colocar na IPVM pessoas que oram e investem tempo e dinheiro no ministério da Temporada, possibilitando que ela produza frutos permanentes. Valeu!

Pr. Gustavo Bacha e Presb. Ruy Ferreira

domingo, 23 de junho de 2013

VINTE CENTAVOS?

ANO LXXI - Domingo 23 de junho de 2013 - Nº 3530

R$ 0.20 ?

O valor que encima este texto é referente a vinte centavos do real, moeda brasileira. Foi esse o valor que deflagrou todo o movimento de manifestações pelo Brasil, tendo seu início em São Paulo. Algo tão pequeno e de tão pouca monta, mas que levantou multidões. Porém, foi só isso o que, de fato, gerou todo movimento?

Tal valor foi apenas um estopim e não se imaginava que teria a repercussão que teve e está tendo. Prefeitos, governadores, ministros e a presidente têm se manifestado e mudado sua opinião sobre os acontecimentos e estão temerosos com seu desdobramento. O fato é que havia uma “demanda reprimida” com relação a tanta sujeira e corrupção (como anda o julgamento do “mensalão”? a ficha limpa já está sendo “mudada” pelos políticos, a fim de poderem se candidatar mesmo com as contas rejeitadas, etc.).

Fico pensativo sobre o desenrolar de tais fatos. Quando se tem um movimento de massa, há uma reivindicação ( o não aumento do preço da passagem de ônibus), queda de um presidente, renúncia de primeiro ministro ou alguma outra. Alcançada a postulação, cessa o movimento. Quando conseguirem a redução do preço, as coisas voltarão ao que eram? Dizem que há mais assuntos: PEC 37, gastos com a Copa e outros. Quando se tem mais de um, pode-se acabar não tendo algum. Os políticos desistirão da votação da PEC 37 (a maioria dos manifestantes, provavelmente, não saiba o que seja)? Reverteremos os gastos com a Copa? Eliminaremos a CIDE? Melhoraremos a educação e saúde?

O que nós cristãos podemos fazer em meio a isso tudo? Aliarmo-nos aos que reivindicam e lutam por melhorias, manifestarmos nosso descontentamento juntando nossas vozes a tantas outras, mas repudiarmos a ação de aproveitadores e baderneiros que se valem do momento para depredar, saquear e vandalizar.

Muito mais que vinte centavos devem nos indignar. Milhões na ferrovia Norte-Sul (ainda ligando lugar nenhum a nenhum lugar) com trilhos que direcionam a bolsos de poucos; outros milhões na transposição do Rio São Francisco que continua sem ser transposto, mas com inundação de dinheiro no bolso de alguns políticos e empreiteiros. Que o Senhor use esse vento novo para poder limpar um pouco essa nossa “Pátria amada, Brasil”.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 16 de junho de 2013

DIACONATO

ANO LXXI - Domingo 16 de junho de 2013 - Nº 3529

DIACONATO

Estamos com quatro mandatos de diáconos vencendo (Alessandro Segalla, Marcos Palombarini, Giddalthy de Oliveira e Eduardo Luiz Novaes Machado) e a Igreja está convocada para eleição, sendo a primeira convocação para o dia 23 de junho e, em caso de não haver quorum, em segunda convocação dia 30 de junho. As indicações poderão ser feitas até hoje (dia 16 de junho), podendo haver até quatro indicações por pessoa. Ressalta-se que não há necessidade de indicar os nomes dos irmãos cujos mandatos estão vencendo.

O ofício diaconal é de grande valor na vida da Igreja Presbiteriana. São os diáconos os oficiais responsáveis pelo exercício do cuidado com os necessitados do rebanho (órfãos, viúvas, pobres) e com o atendimento dos carentes que demandam a Igreja. Compete-lhes, ainda, zelar pela boa ordem nos cultos e dependências do templo. São os oficiais da misericórdia, do cuidado e da ordem.

Suas qualificações bíblicas são muito parecidas com a dos presbíteros conforme se pode verificar em I Tm. 3:8-13. Suas qualificações eclesiásticas são: assiduidade aos trabalhos da Igreja, pontualidade em cumprir seus deveres, são na fé e irrepreensível na moral, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade na vida (Constituição da IPB art.55). Deve ainda aceitar a doutrina, governo e disciplina da IPB conforme estabelecidos na Confissão de fé, catecismos, constituição e código de disciplina (Constituição da IPB art. 114).

A Igreja deve orar, meditar, indicar, comparecer e votar para eleger aqueles que sejam de conformidade com as diretrizes apresentadas, expressando a vontade do Senhor para a glória Dele.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 9 de junho de 2013

BOFETADAS EM NOSSO ROSTO

ANO LXXI - Domingo 09 de junho de 2013 - Nº 3528

BOFETADAS EM NOSSO ROSTO

O odontólogo que foi vitimado por assaltantes dentro de seu gabinete, e teve seu corpo queimado em 60% morreu em São Paulo. Motivo de crime tão odioso e bárbaro: ele não tinha dinheiro consigo naquele instante. Os criminosos não foram presos.

Menor de 18 anos, com 90 passagens pela polícia por furto, roubo, porte de arma de fogo, tráfico de entorpecentes (suspeita de assassinato) é colocado em liberdade e agora é, tecnicamente, réu primário, ou seja, como se nunca houvera cometido qualquer delito, na mesma condição de qualquer jovem de conduta ilibada e sem envolvimento com a polícia.

A pressão agora é pela redução da maioridade penal. O governo federal em toda sua base não se move. Estamos sendo esbofeteados no rosto em nosso viver diário, onde rapazes (e moças) são agentes de crimes os mais variados, mas, sendo menores, não podem responder a processo ou serem presos como são os maiores. Bofetadas e mais bofetadas em nosso rosto. A redução da idade penal diminuirá a criminalidade? Não sei. Mas, é medida que visa tratar com seriedade essa questão e acabar com a “farra de impunidade” desses adolescentes e jovens criminosos violentos.

Nem tudo o que é bom lá (Europa, Estados Unidos), será bom aqui também. Mas, uma coisa é certa, verifique-se o tratamento que se dá às crianças e adolescentes em países europeus e nos EUA (onde a idade penal chega a 12 anos de idade) no que concerne à aplicação da lei e prisão, e se perceberá que já passou do tempo de tratarmos, por aqui, os adolescentes de igual modo. Chega de levarmos bofetadas e mais bofetadas no rosto e vermos o sorriso de deboche e zombaria desses criminosos nas câmeras de TV e diante das forças de segurança pública. Chega de bofetadas. “Quando o perverso domina, o povo geme “ (Pv.29:2-b).

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 2 de junho de 2013

PROTESTO EXTREMO

ANO LXXI - Domingo 02 de junho de 2013 - Nº 3527

PROTESTO EXTREMO

Faz pouco mais de 15 dias que, na Catedral de Notre Dame, determinado sujeito levou ao extremo sua forma de protesto contra o casamento gay legalizado na França. Dentro daquele histórico e majestoso templo tal indivíduo matou-se com um tiro, proclamando sua revolta e assinalando seu protesto contra tal forma de união, agora admitida como casamento.

Não posso concordar com esta pessoa, ou com outras que ateiam fogo ao próprio corpo para protestar contra isso ou aquilo. Mas, sinto-me constrangido com minha passividade e falta de manifestação contra as injustiças, violência, maldade e violações dos princípios bíblicos do Novo Testamento, sobretudo.

O CNJ, em nosso país, determinou que os cartórios transformem em casamento as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo, dos que assim solicitarem. Que dizer quanto às cartilhas distribuídas nas escolas para ensinar como fazer “sexo seguro”, etc, onde está meu protesto? De que forma manifesto meu repúdio a tais posturas e determinações governamentais ou não?

Trata-se apenas da área da sexualidade? Não. Onde está meu protesto pela liberalidade com “menores” de 18 anos que matam, violentam, estupram e queimam pessoas e não são presos, mas “apreendidos” para ficarem apenas três anos (se tanto) “internados”? Onde fica meu protesto contra a celebração e legalização da morte, mediante o aborto, dos inocentes que ainda não vieram à luz? Onde foi parar meu protesto contra a impunidade de criminosos que matam e são beneficiados por saída “do dia das mães” (quando já não têm mais mãe), de páscoa, de Natal, etc? Que dizer da ausência de meu protesto efetivo contra os políticos que continuam locupletando-se à custa do erário, ou de propinas e subornos?

Não sei ao certo como fazer, mas sei que se torna imperativo fazer protesto contra essas mazelas descritas (e outras tantas), que ofendem a consciência, o caráter e a fé dos que são conduzidos pelos princípios da honestidade, justiça e integridade.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.