PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 19 de maio de 2013

A PAZ NA CIDADE


ANO LXX - Domingo 19 de maio de 2013 - Nº 3525

A PAZ NA CIDADE

Este é um desejo cada vez mais presente no coração de quem vive na cidade, sobretudo nas grandes cidades. O profeta Isaías já nos falava sobre isso ao dizer: “Procurai a paz da cidade, para onde vos desterrei, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz tereis paz” (Isaías 29:7). Algo atualíssimo e que nos atinge diretamente.

O profeta não fala de uma cidade na qual as pessoas haviam escolhido viver, mas uma para a qual foram desterrados. Estavam na condição de desterro ou exílio. O sentimento natural era de amaldiçoar e improperar tal lugar, mas a direção de Deus foi para que fizessem duas coisas básicas, mas essenciais em relação à cidade: trabalhar, ou seja, agir para que houvesse paz e orasse com o mesmo motivo ou propósito. 

A exortação continua valendo e com igual força de aplicação. As mesmas duas posturas continuam a ser requeridas de nós. Procurar a paz significa que eu devo agir gerando a paz. Meus atos e comportamento têm que ser deflagradores de uma nova ordem, não podendo ser geradores de aumento da tensão ou conflito. Orar (não pela paz) pela cidade na qual nós estamos é outra atitude. Não nos damos conta do valor e potencial de tal postura requerida de nós, quão valiosa é a intercessão pela cidade na qual Deus nos tem colocado, pois “muito pode a súplica do justo em seus efeitos” (Tg.5:16). 

É imperativo que “reouçamos” a voz de Deus a nos falar tão firmemente sobre nosso engajamento e investimento em relação à cidade para a qual nós fomos “desterrados”, ou na qual escolhemos trabalhar e viver. Havendo paz na cidade, em sua paz teremos, também, nossa paz. Nosso privilégio, nossa responsabilidade, nosso compromisso.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 12 de maio de 2013

GRANDE RESPONSABILIDADE


ANO LXX - Domingo 12 de maio de 2013 - Nº 3524

GRANDE RESPONSABILIDADE

Quando uma criança enfia a mãozinha na tua, esta mão bem pode estar pegajosa de sorvete de chocolate ou suja por ter seu dono andado brincando com o cachorro; pode ter uma verruga no lado de dentro do polegar ou um curativo cobrindo uma feridinha no anular.

Mas, a coisa mais importante dessa mãozinha é que ela contém o futuro. 

Essas são as mãos que um dia poderão segurar uma Bíblia ou um revólver; tocarão muito bem o órgão da igreja ou farão rodar as máquinas de jogo que roubam o sustento de mulheres e crianças; elas tratarão, com ternura as feridas de um leproso ou tremerão com a degeneração que o álcool produz no cérebro humano. 

Hoje esta mãozinha está enfiada na tua. Ela está pedindo auxílio e direção. Ela representa uma personalidade em miniatura, um indivíduo que deve ser respeitado como tal, cujo crescimento diário em direção à maturidade cristã é tua responsabilidade”.  (transcrito)

Você tem trazido seu filho sistematicamente à Escola Dominical?
Nossa igreja tem se esmerado em dar às crianças um rico ensino da Palavra de Deus – você tem sido fiel em trazer seu filho a cada domingo?
Tem orado com ele e por ele a cada dia? Têm vocês, como família, se reunido em torno da Palavra de Deus durante a semana? 

Pense nisso:
É um grande privilégio ser Mãe, mas seguramente é grande a nossa RESPONSABILIDADE. 

Alice Gotardelo Delage

domingo, 5 de maio de 2013

UM ANO MAIS DE VIDA


ANO LXX - Domingo 05 de maio de 2013 - Nº 3523

UM ANO MAIS DE VIDA

Esta frase faz parte de um dos hinos constantes de nosso hinário. Nós a cantamos para celebrar a bênção de se alcançar mais um ano de existência, concedido pela graça benfazeja de nosso Senhor Jesus Cristo.

No mês de maio a IPVM tem o privilégio de celebrar (mais que comemorar) um ano mais de vida como igreja organizada. São, agora, setenta e um anos (71) de existência para o louvor e glória do Senhor nosso Deus. Estaremos entregando a cada família da IPVM uma Bíblia (edição especial) com fotos e parte de nossa história, sendo esta edição fruto do trabalho e empenho de muitos irmãos.

Estaremos recebendo a visita de alguns pastores para pregações em nossos cultos de adoração. No dia 12 o Rev. Wildo dos Anjos (Missão Vida- Anápolis), dias 18 e 19 Rev. Messias Anacleto (Londrina) e dia 26 Rev. Guilhermino Cunha (Primeira Igreja do Rio de Janeiro). Serão momentos de adoração, louvor e pregação evangelística da Palavra de Deus. Desejamos que todos participem intensamente destas atividades e que sejam ricamente abençoados pelo Senhor.

Costumamos “presentear” o aniversariante em sua data natalícia. Caso você deseje fazer isso em relação à IPVM, poderá entregar sua oferta especial de aniversário em nossa tesouraria. 

O Senhor nos tem abençoado grandemente nestes anos de existência como Igreja. O crescimento numérico, a plantação e organização de outras igrejas, o investimento em campos missionários no Brasil e fora dele, o desenvolvimento de ministérios na área da música, ensino, família e acampamento (entre outros). Reconhecemos tal manifestação de bondade de Deus para conosco e a Ele rendemos toda glória, honra e louvor por estes setenta e um anos de existência abençoada de nossa amada IPVM.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.