PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de março de 2013

CANTATA DE UMA VEZ POR TODAS (ONCE AND FOR ALL)


ANO LXX - Domingo 31 de março de 2013 - Culto Vespertino

CANTATA DE UMA VEZ POR TODAS
(ONCE AND FOR ALL)

"Cristo deu a Sua vida e ressuscitou para tornar possível a sua reconciliação com Deus. A causa da salvação não está no homem, mas em Deus. Não está no mérito do homem, mas na graça de Deus. Não está naquilo que fazemos para Deus, mas no que Deus fez por nós através dos méritos eternos de Jesus Cristo, que vivo está!".


Essa é a essência da mensagem da cruz, trazida através do Coro da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana em 31 de março de 2013 com a Cantata De Uma Vez Por Todas (Once And For All). Criação e Arranjos de Tom Fettke, com texto da narração de Max Lucado. Tradução para o português de Saulo A. M. Pinhão e orquestrações de Aldi de Sousa. Participação da Orquestra IPVM.


Programa da Cantata de uma vez por todas. Clique aqui para baixar gratuitamente.

LEGENDAS DISPONÍVEIS. Clique em  ao iniciar o vídeo.


Conteúdo da LISTA DE REPRODUÇÃO .
  1. PRELÚDIO
  2. A CRUZ(Instrumental)
    DE UMA VEZ POR TODAS
    Regie Hamm e Joel Lindsey
    Solista: João Pedro Lima
  3. VIA DOLOROSA
    Niles Borop e Billy Sprague
  4. Ó SIÃO GRITA JÁ
    Jon A. Sherberg
  5. DIGNO
    Tom Fettke
  6. A BRINCAR BEM AOS PÉS DE JESUS
    Mike Harland
    Solista: Jane Tonani
  7. LÁGRIMAS, PROMESSAS E ESPERANÇAS
    (Dueto: Maria Madalena e Jesus)
    James L. Darby
    Solistas: Helga Nishioka e Rafel Buzzi
  8. GLÓRIA! ALELUIA! VIVO ESTÁ!
    Dave Burns
  9. FINAL
    Solista: Rogério Volpe
  10. POSLÚDIO
Coro IPVM
Pastor titular: Rev. Paulo Audebert Delage
Conselheiro: Everson de Paula Fernandes
Presidente: Ercília Mara Agreste
Regente: Aldi de Sousa
Pianista titular: Janine de Freitas
Pianista substituta: Simone Rocha Gabriel
Narrador: Daniel Machado

Orquestra IPVM
Conselheiro: Everson de Paula Fernandes
Regente e Orquestrador: Aldi de Sousa
Piano: Janine de Freitas
Violinos: Paulo Ricardo Rocha Vianna, Gustavo Pereira Gomes, Gabriel Melo Francisco Correia, Marlene de Melo, Marcos Solano e Stéphani Fontes Damasceno
Flauta: Silvia Alves Nishioka
Saxofone: Filipe Bernardo
Flauta e Saxofone: João Alfredo Ribeiro
Trompete: Francisco José Rezende
Trombone: Kleber Silva de Freitas

Gravação, edição e publicação pelo Departamento de Som e Imagem da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana.

ENTRE ERVAS E CACAU


ANO LXX - Domingo 31 de março de 2013 - Nº 3518

Entre ervas e cacau

Gostaria de falar sobre este domingo, que celebramos a ressurreição de Jesus, culturalmente chamada de páscoa, contudo a páscoa é uma comemoração judaica relembrando a libertação da escravidão no Egito. Atualmente os judeus festejam esse costume com um jantar, onde leem-se a história da libertação e cantam músicas dando continuidade à tradição. Nesta mesma noite ao redor da mesa, eles se alimentam de pães ázimos e ervas amargas, relembrando assim a fuga do Egito, onde não tiveram tempo de levedar a massa e os anos amargos vividos ali, frutos da servidão.

Jesus celebrou a última páscoa ao redor da mesa com seus discípulos, anunciando nesta ceia o partir do pão, representando o seu corpo e o cálice, o derramar de seu sangue, anunciando sua morte e ressurreição. A libertação da escravidão que aconteceu no Egito é levada a um novo patamar na pascoa celebrada por Jesus. Agora a libertação é espiritual, o pecado não tem mais jurisdição sobre a vida e a morte daqueles que participam da mesa dignamente.

Observe essas duas realidades passadas e o tempo presente, até hoje os judeus comemoram a pascoa dentro da sua fé, com fidelidade e alegria, relembrando e comemorando os feitos de Deus com seu povo. Muitos cristãos, que tem mais o que celebrar, negligenciam esse momento, a história da ressureição, substituindo-a por coelhos e chocolates, e a cruz onde fica? A cruz é uma coadjuvante nessa história, quando é.

Coelhos, chocolates ou cruz, o que deseja comunicar e relembrar neste domingo? Quando estiverem reunidos em família ao redor da mesa, lembrem-se de Jesus, da cruz, do sacrifício, da morte mas principalmente da ressurreição. Ele venceu a morte, nos revelando uma nova vida que é descortinada pelo Espírito Santo de Deus. Orem uns pelos outros, agradeçam a salvação e se estiverem pessoas que não creem nessa mensagem com vocês, anunciem a elas que Cristo Vive. Essa é a história que fomos convidados a participar e por isso devemos celebrar. 

Feliz Ressureição do Cordeiro de Deus, para você e toda a sua casa.

Rev. Gustavo Bacha

domingo, 24 de março de 2013

VOLTA


ANO LXX - Domingo 24 de março  de 2013 - Nº 3517

Volta

O Capítulo 15 de Lucas é muito interessante, ele registra 3 parábolas que Jesus contou. A primeira de um homem que sendo pastor de 100 ovelhas, percebe que estava faltando uma, deixa as noventa e nove, vai em busca daquela que se perdeu e tendo-a encontrado, colocando-a em seus ombros a leva para aldeia, cheio de alegria. Chegando lá, chama os vizinhos e amigos para se alegrar com ele.

A segunda parábola, conta a história de uma mulher que perdeu uma moeda em sua própria casa. Ela acende uma luminária e varre a casa em busca de sua moeda e encontrando-a, convida suas amigas e vizinhas para se alegar com ela.

A terceira e última conta a história do filho mais novo. Depois de pegar sua parte da herança, estando o pai ainda vivo, sai de sua casa, de sua terra e vai gastar sem controle sua herança. Tendo gastado tudo, até o último centavo vendo-se completamente desprovido de recursos, pede ajuda para trabalhar num chiqueiro, alimentando os porcos, mas ali também se alimentava com eles, da mesma comida. Vendo sua desgraça, ele volta pra casa do pai e lá eles celebram o retorno do filho.

Essas três parábolas, trazem a mesma mensagem, a alegria de Deus em resgatar o perdido e dar valor a ele.

Na primeira, a ovelha estava distante do seu pastor, ovelhas precisam de pastor. Na segunda, a moeda que não estava nas mãos de sua dona, não possuía nenhuma utilidade. E na terceira, o filho que não está na presença do Pai, não desfruta do amor que existe na casa do pai.

Na vida, fazemos muitas escolhas, pesando que são as melhores, mas a mensagem mais linda dessas parábolas é que elas terminam falando de arrependimento. Só se arrepende os injustos, os que erram, falham, caem e se machucam. Os justos, esses entendem não precisar de arrependimento, afinal “são justos”.

Volte, hoje mesmo e receba a proteção, o valor e o amor que só Deus pode nos oferecer.

Rev. Gustavo Bacha

domingo, 17 de março de 2013

DIA A DIA


ANO LXX - Domingo 17 de março de 2013 - Nº 3516

DIA A DIA
         
Segunda-feira, 6h00 toca o despertador e logo vem a agenda do dia em mente. Acordar os filhos, preparar o café, trocá-los, leva-los a escola, ir para o trabalho, ver agenda, bater as metas, reuniões, contratações, desligamentos, metas, relatórios, prazos, aeroporto, atraso, viagens, almoço de negócios, pegar os filhos da escola, esperar que ele cheguem da faculdade, arrumar a casa, preparar o jantar, lavar a louça, verificar se fizeram o dever de casa, dar banho, colocar para dormir, 22h00, ainda segunda-feira e exaustos.

Essa é apenas uma parte de alguns momentos do dia de muitos de nós. É um desafio conciliar a espiritualidade nesse contexto. Como enxergar a Deus nessa agenda? Ou ainda, podemos perguntar: Ele está nessa agenda?

Sem dúvida está! 

O salmo 68 diz no verso 19 e 20: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte”.

Por vezes, essa verdade é esquecida no dia a dia e nos desgastamos levando um fardo pesado demais para se carregar sozinho, nos prendendo em demandas que não são nossas e sendo levados para a direção da morte.

Por isso, o domingo é tão importante, pois é a oportunidade de sairmos dessa agenda e encontramos a agenda de Deus para nós. Lembrarmos de verdades sólidas, de certezas imutáveis, que acalmam o coração e nos transporta para além do visível. Fazendo da adoração, não um momento aos domingos, mas uma atitude diária, pois lembramos que dia a dia, o Senhor leva o nosso fardo, ele é o nosso libertador, pois com Deus está o escaparmos da morte. Ele cuida de nós.

Que Deus, conceda a você a experiência de visualizá-lo, segunda após segunda, estando com você, em cada tarefa, reunião, viagem, todos os dias, transcendendo o olhar da criação e visualizando o criador, com os olhos da fé. 

Rev. Gustavo Bacha

domingo, 10 de março de 2013

EDUCAÇÃO E ENSINO


ANO LXX - Domingo 10 de março de 2013 - Nº 3515

EDUCAÇÃO E ENSINO

Certamente os especialistas na área farão distinção entre os dois substantivos que dão título a este escrito. Sendo um mais formal em relação ao outro, ou sendo um ligado ao aspecto da existência enquanto outro ao aspecto da informação técnica e algumas outras nuances entre eles. Não é esse o nosso interesse ou foco e tomaremos ambos em sentido sinônimo, inclinando-os ao aspecto da esfera dos princípios da fé cristã. É o que se convencionou chamar de Educação Cristã.

No dia 11 de março é comemorado o Dia da Educação Cristã (na IPB) o que me levou a escrever sobre esse tema. A relevância da educação cristã é muito grande e está evidente desde os primeiros momentos na vida da Igreja Primitiva e ao longo da existência da Igreja. O apóstolo Paulo sempre teve um cuidado muito grande com a Proclamação (evangelização), mas, de igual modo, com o ensino. Vemos em Atos 28:31 que ele “com intrepidez ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus”. O ministério do ensino (educação-instrução) sempre foi um dos pontos de interesse na vida de Paulo, haja vista as cartas por ele escritas cujo propósito era o de orientar-ensinar.

Educação Cristã não se resume à Escola Bíblica Dominical, ainda que ela seja o elemento mais preponderante na Igreja quanto à instrução. Mas, na verdade, toda a atenção da Igreja deve estar voltada para o ensino, ou educação cristã. Deve-se investir o máximo no ensino para que se possa ter, de fato, a educação (aprendizado) cristã bem sedimentada, com o propósito de se estar “preparado para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (I Pe.3:15). Os instrumentos disponíveis para realização desse mister, tais como o discipulado, a pregação, a diaconia, entre outros, devem ser empregados com todo zelo e intensidade para que a Igreja possa “conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor” (Os.6:3), pois “por falta de conhecimento meu povo é destruído” (Os.4:6).

O conceito de Educação cristã envolve aspectos pedagógicos de aplicação na “escola secular” e não apenas na Igreja, implica na transmissão de princípios éticos galgados nos ensinos cristãos ligados à instrução formal e outros. Mas, nos interessa aqui ressaltar seu valor e importância na vida da Igreja, pelo que ela não pode descuidar, sob pena de uma geração que não conhece aquilo em que diz crer. 

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 3 de março de 2013

JESUS E AS CRIANÇAS


ANO LXX - Domingo 03 de março  de 2013 - Nº 3514

JESUS E AS CRIANÇAS
         
O Senhor Jesus Cristo, certa ocasião colocou uma criança pequena no meio dos seus discípulos para responder-lhes a seguinte pergunta: Quem é o maior no reino dos céus? Uma resposta, a princípio, sem palavras e a criança sendo colocada como modelo. Depois a afirmação: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

Há pessoas que acham que uma criança precisa crescer e tornar-se adulta para então vir a se converter e receber a Cristo como seu Senhor e Salvador. Não seria exatamente o contrário? O adulto ter que se tornar como uma criança para então se arrepender e crer em Cristo? Lionel Hunt, num livro publicado pela Moody Press, registrou uma pesquisa indicando a idade da conversão:
01% - Antes dos 4 anos       
85% - Dos 4 aos 14 anos   
10% - Dos 14 aos 30 anos  
04% - Após 30 anos           

Ora, fica evidente que a grande maioria dos “nascidos de novo” afirma ter conhecido e recebido a Cristo antes dos 15 anos de idade. Sem dúvida, as crianças são importantes para Deus. Elas têm uma alma imortal e uma vida inteira pela frente. Elas ouvem e atendem à mensagem do Evangelho mais prontamente do que qualquer outro grupo de pessoas.

Na conversa de Jesus com os seus discípulos, tendo a criança bem no meio, Jesus também alertou sobre o perigo de fazer tropeçar uma criança e desprezá-la. A criança foi mostrada não só como “modelo” mas também como “campo missionário” quando Jesus também afirmou que “não é da vontade do Pai celeste que um só destes pequeninos se perca” (Mateus 18:14) no contexto da história do pastor que vai a procura da ovelha perdida.

É urgente ver a criança como campo missionário. Os olhos precisam ser abertos para ver a JANELA 0/14 (janela da faixa etária). E olhemos também as crianças com dignidade. Que nosso olho, nossa mão e nosso pé jamais venham a ser um tropeço para qualquer pequenino.

Rev. Gilberto Celeti

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.