PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de fevereiro de 2013

FORTALEÇAMOS NOSSOS IRMÃOS


ANO LXX - Domingo 24 de fevereiro  de 2013 - Nº 3513

TU, POIS, QUANDO TE CONVERTERES, FORTALECE TEUS IRMÃOS.” (Lc.  22.32p)

Palavras duras estas de Jesus a Pedro, depois de terem participado da Ceia do Senhor e antes de Jesus ser preso. Depois, ele haveria de negar a Jesus. No mesmo texto, Jesus havia dito a Pedro: “Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo”. Mas, Pedro já havia confessado antes que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus vivo”(Mt. 16.16). E Jesus lhe diz: você precisa se converter. Tenho algo para você fazer: fortalecer os seus irmãos. Há povo meu a ser alcançado através de você. Jesus sabia que papel teria Pedro no futuro da sua Igreja e tudo o que ele viria a passar por falar de Jesus (At. 4.20), apascentar as ovelhas (Jo. 21.17) e “fortalecer os irmãos”.

Com sua experiência, Pedro orientou os crentes a viverem em santidade de vida, sendo “sóbrios e vigilantes porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar” e nos recomenda a “resistir-lhe firme na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos, estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” (II Pe 5.8-9). Pedro ainda diz: “tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor,” (II Pe. 3.15), longanimidade esta para “por em prática a nossa salvação” (Fp. 2.12) todos os dias, na força e no poder do Espírito Santo. Quanta bondade e paciência do Senhor para conosco!

Fomos eleitos, e de forma inconsciente, porque isto foi feito pelo Deus Trino, antes da fundação do mundo e nós nem sabíamos: pura graça. Fomos regenerados, sim, no nosso subconsciente, quando Deus mudou as nossas inclinações para, como seres espirituais, sermos capazes de discernir as coisas espirituais em Cristo Jesus e nascer de novo: maravilhosa graça.

No nosso consciente, a partir da regeneração e como efeito dela, nos convertemos a Deus. E este processo precisa se dar todos os dias, porque embora Satanás não tenha poder sobre os que têm vida em Cristo Jesus, ele sempre nos quer atrapalhar de ter esta vida em abundância, que Ele nos oferece. Lembre-se que Satanás só quer os que estão vivos, os mortos nele estão.

E Pedro nos adverte e nos ensina: “Vós pois, amados, prevenidos como estais de antemão, ACAUTELAI-VOS; NÃO suceda que, arrastado pelo erro desses insubordinados, DESCAIAIS da vossa própria firmeza; ANTES, CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. A Ele seja a glória, tanto agora como no eterno” (II Pe. 3.17-18).

A conversão consciente diária, “nosso (“exitoso”) peneirar no trigo”, se dá se Jesus é o nosso Senhor. E crescemos na SUA graça e no SEU conhecimento, pelo estudo aplicado das Escrituras e pela oração sem cessar (I Ts. 5.17); o Senhor “confirma nosso coração com graça” (Hb. 13.9p). Esta graça não pode ficar só conosco. LEVEMOS SALVAÇÃO, PAZ E PERDÃO, perto ou longe: ainda há muito povo de Jesus, fora dEle: Jo 17.20. E, mais, FORTALEÇAMOS NOSSOS IRMÃOS

Pb. Elias Coutinho Papotti

domingo, 17 de fevereiro de 2013

DISCURSO SOBRE ÉTICA


ANO LXX - Domingo 17 de fevereiro de 2013 - Nº 3512

Discurso sobre ÉTICA

Já faz alguns dias que o presidente do senado brasileiro tomou posse. Para surpresa de brasileiros sérios e éticos, foi eleito o senador Renan Calheiros. Seu discurso de posse, adredemente preparado, foi sobre ética. Uma retórica, parece-me, divorciada da realidade daquilo a que se referia, ou seja, a própria ética. Essa nobre excelência renunciou a seu mandato anterior no senado federal, devido a denúncias graves e sérias, evitando sua cassação e podendo vir a ser reeleito. Sua eleição ocorre quando o Procurador Geral da República apresenta denúncias (plural) contra o nobre parlamentar, o que é, no mínimo, algo a ser levado em conta quando se fala em ética. Claro que denúncia não é condenação transitada em julgado, mas não é muito razoável, nessa condição, falar em ética. Mas, o senador não está lá por si mesmo, voltou pelo voto popular. Então a pergunta é: quem é menos ético? Ah, o Pelé, e o nosso povo que não sabe votar... Ah, o presidente De Gaulle e esse país que não é sério...(vejamos o Arruda, o Sarney (650 atos secretos do senado), o Collor a lista se prolongaria).

Pelos ensinos bíblicos não se pode ter uma situação de dicotomia e antagonismo entre falar e viver, entre discurso e conduta. A censura de Jesus aos tartufos e hipócritas fariseus e escribas dava-se devido a isso, ou seja, falar uma coisa e fazer outra diferente do dito. O nobre senador Renan Calheiros, bem como qualquer outro que se diga cristão, tem o compromisso de dizer e andar em verdade.  As pessoas ainda se deixam seduzir pelo falar, esquecendo-se de verificar o viver, o agir. Notemos que a Rosemary já não é tratada mais na mídia, mas seu “padrinho” e condutor ao cargo político que ela ocupava, continua falando de ética, de integridade, de honradez, verdade e impolutez. 

Ficamos abatidos com tudo isso. Mas, o Senhor, por meio de Paulo, nos disse que os “homens irão de mal a pior, enganando-se e sendo enganados” (2 Tm. 3:13), em um modo de viver sem a mínima preocupação com a ética, embora nela muito falando. Sejamos nós levados a imitar um grande administrador público e político retratado nas Escrituras quando disse (e viveu): “os primeiros governadores que foram antes de mim, oprimiram o povo, e lhe tomaram pão e vinho... porém eu assim não fiz por causa do temor de Deus” (Ne.5:15).  O Senhor nos ajude para vivermos a ética do Reino de Deus, honrando Seu Nome e vivendo com temor e tremor e não tendo de que nos envergonhar, longe de uma ética cuja ética é a falta da ética.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 10 de fevereiro de 2013

MULHERES VALOROSAS


ANO LXX - Domingo 10 de fevereiro  de 2013 - Nº 3511


MULHERES VALOROSAS
(Lc.8:2,3; Mc.15:30-41)


Comemora-se hoje o Dia da Mulher Presbiteriana, vinculado à figura da grande educadora presbiteriana Cecília Siqueira.

As mulheres tiveram um importante papel na vida de Cristo durante seu ministério. Elas deram suporte financeiro durante o período de seus três anos de pregação, ensino e curas. Choraram durante o seu suplício ao carregar a cruz até o Gólgota; permaneceram firmes junto à cruz até sua morte; acompanharam a condução do corpo do Senhor até o túmulo e foram as primeiras a vê-lo ressuscitado, dando disto testemunho.

Nos dias da Igreja Primitiva (conforme relato de Atos dos Apóstolos e das epístolas) continuam com forte presença e relevante participação na vida da igreja, sendo várias delas citadas e apresentadas como profetizas, instrutoras, mantenedoras, cooperadoras e outras funções. O cristianismo resgatou as mulheres e as colocou em lugar de destaque e relevância. 

De forma lamentável, devido à interpretação equivocada das Escrituras, o cristianismo posterior se distancia dos princípios firmados na Palavra do Senhor e, entre outros tantos assuntos, faz com que as mulheres sejam colocadas em uma espécie de “subcategoria” de pessoa, em posição muito inferior ao homem. Perdeu-se a perspectiva do valor que foi dado à mulher pelo Senhor Jesus e pela Igreja Cristã Primitiva.

A Reforma Protestante não conseguiu resgatar esta falha em relação às mulheres, não melhorando muito o modo como eram vistas e tratadas no contexto do cristianismo romano até então. Perdeu-se uma grande oportunidade para tal resgate.

Reconhecemos, hoje, o valor e a importância da mulher na Igreja Presbiteriana do Brasil, mesmo que ainda exista a barreira com relação à ordenação das mulheres ao ministério sagrado e ao oficialato. Resgatou-se, em grande parte, o valor e a importância das mulheres no contexto da Igreja, não só no ensino para as crianças, mas, também, no ensino aos adolescentes, jovens e adultos; tanto na SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) como em outros segmentos da vida da igreja local, regional e nacional. A estas valorosas servas do Senhor, com reconhecimento por seu valor e trabalho na Obra dEle, rendemos nossa homenagem. O Senhor as abençoe e guarde.


Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 3 de fevereiro de 2013

AINDA HÁ TEMPO


ANO LXX - Domingo 03 de fevereiro de 2013 - Nº 3510

AINDA HÁ TEMPO

Temos orado pelas famílias que perderam seus entes queridos na tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Por mais que nos esforcemos para nos colocar no lugar de cada um deles, não dá para imaginar a dor que têm sentido. Quando vimos a situação daquele lugar tão inadequado para abrigar tanta gente, ficamos revoltados. Só uma porta para salvar aqueles jovens! Era preciso mais portas para livrá-los da morte, pois a única que tinha não seria suficiente, como de fato não foi.

Imaginamos o desespero de cada uma daquelas vidas, procurando uma saída, um escape, uma oportunidade de salvar suas vidas. Não foi possível. Pereceram por não encontrarem a porta, ou mesmo por esta não ter sido suficiente para tanta gente. 

Enquanto via as cenas tão tristes e ouvia os relatos dos repórteres, me peguei pensando na nossa vida espiritual: Jesus é a única porta, mas é suficiente para todos nós. Não precisamos de outras para sermos salvos, pois só Jesus pode dar salvação; só nele temos a Vida, só nele nos livramos da morte eterna Ele mesmo afirmou:  “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem" (João 10.9). Jesus é suficiente para salvar todos aqueles que se achegam a Ele. Ainda há tempo para passarmos por esta Porta, pois “como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação?” (Hebreus 2.3). AINDA HÁ TEMPO!

Alice Gotardelo Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.