PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de novembro de 2012

ESTÁ ENFERMO


ANO LXX - Domingo 25 de novembro de 2012 - Nº 3500

ESTÁ ENFERMO
João 11:3

Faz parte da experiência humana ouvir esta notícia sobre um ente querido e que abala nossas estruturas: “está enfermo”.

Perguntas começam a surgir: “por quê?”; “como pode?”; “o significa isso?”. Imaginamos que esta situação seja devido ao nosso comportamento ou conduta. Há os que de modo apressado e impróprio interpretam o caso da mesma maneira que os “amigos de Jó”, querendo estabelecer relação direta entre a enfermidade e algum pecado cometido ou como sendo atuação direta de um demônio; gerando sobrecarga insuportável aos que já estão com fardo pesadíssimo sobre os ombros. É preciso ouvir a Bíblia sobre isto. João registra: ”aquele a quem amas está enfermo”. Aqueles a quem Jesus ama e que amam a Jesus também sofrem e adoecem. A enfermidade não significa ausência de fé ou falta da presença de Deus na vida. Jesus disse (verso 4) que a enfermidade de Lázaro era para a glória de Deus. Para muitos isto é um absurdo, ou seja, Deus ser louvado na doença. O apóstolo Paulo entendia que sua aflição física era agente divinal para fazê-lo andar na dependência do Senhor. Sejamos solidários com os que se acham enfermos. Oremos por e com eles, cerquemo-los de atenção e carinho oferecendo-lhes suporte cristão para sentirem-se amados por nós e pelo Senhor e saibam que os enfermos também são benditos do Senhor.

Oração: Senhor, ajuda-me a entender que mesmo enfermo sou amado do Senhor. Em nome de Jesus. Amém.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 18 de novembro de 2012

AÇÕES DE GRAÇA


ANO LXX - Domingo 18 de Novembro de 2012 - Nº 3499

AÇÕES DE GRAÇA


Aproximamo-nos da celebração do Dia Mundial de Ações de Graças. Há uma narrativa histórica que aponta para o início desta comemoração e que se liga à colonização dos Estados Unidos da América do Norte. É, naquele país, um feriado de caráter cívico-religioso de altíssima valorização, sendo comparado ao Natal. A tradição de se comer peru assado vem desde a colônia quando os “Peregrinos”, depois de dois anos de dificuldades com colheitas perdidas, conseguiram uma messe farta e caçaram muitos perus selvagens para assar, convidando os índios para participarem daquela comemoração.

Esse costume ultrapassou os mares e chegou até nós e a muitos outros países, sobretudo os de tradição ou formação cristã como o Brasil. A ênfase é a gratidão a Deus pelas manifestações de Sua graça em suprir nossas necessidades básicas de sustento e vestuário. Criou-se, também, o costume de, na cerimônia religiosa, os participantes trazerem algum tipo de alimento para que possa ser distribuído entre as pessoas mais carentes e ou necessitadas.

Teremos, na IPVM, a oportunidade de celebrarmos esse dia com um culto de gratidão no dia 22, às 20h00. Oportunidade para agradecermos a Deus Suas manifestações graciosas para conosco de provisão e sustento. Ofertaremos ao senhor algum tipo de alimento, a fim de que seja encaminhado a instituição que trabalhe com o socorro aos necessitados.

Embora esse dia seja, de modo especial, separado para a gratidão, nossa postura, como cristãos, não deve ser a de reduzir tal manifestação a um dia no ano. Nosso viver deve ser de gratidão ao Senhor por aquilo que temos recebido de Suas  Mãos. A palavra de Paulo, inspirada pelo Espírito Santo, é: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo “(Ef.5:20). Seja este o nosso modo de viver, com gratidão constante ao nosso Deus e salvador, por meio de Cristo.


Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 11 de novembro de 2012

ESCALADA DE VIOLÊNCIA


ANO LXX - Domingo 11 de Novembro de 2012 - Nº 3498

ESCALADA DE VIOLÊNCIA

Estamos vivendo, nestes últimos meses, uma escalada sensível no aumento da violência em São Paulo. O número de assassinatos chegou a patamar quase insuportável e perto de situação de conflito civil. Não se trata, ao que parece, de apenas um momento brevíssimo e passageiro facilmente contornável ou com explicação simples, mas, de algo mais sério e profundo, levando as autoridades municipais, estaduais e federais a deixarem suas diferenças partidárias para pensarem em ações efetivas em benefício da população que se torna presa desta situação de conflito e violência.

Como cristãos evangélicos e protestantes não somos isentos do alcance de tal avanço. Somos alvo como os demais cidadãos. O que devemos e podemos fazer neste contexto e circunstância? O mais importante é nosso posicionamento em oração a Deus por paz e calma em nossa cidade. Interceder e clamar a Deus para que a graça comum do Senhor seja abundante no controle das ações de violência. Outra atitude é pregarmos o Evangelho, pois este é o meio pelo qual Deus regenera os corações e transforma as vidas. Na expressão de um coronel da PM de Minas Gerais, ao falar a líderes religiosos em momento parecido com este de São Paulo: “Precisamos da ajuda e do trabalho de vocês, pois quanto mais vocês trabalharem, menos trabalho nós teremos”. Uma terceira postura é com cuidados mínimos em relação a certos hábitos de nossa rotina. Evitarmos ficar até altas horas da noite pelas ruas, bares ou restaurantes. Não ficarmos circulando e expondo-nos a risco desnecessário com ostentação de objetos que despertem interesse nos assaltantes. Não trafegar sozinho de carro em certos lugares, sem que haja necessidade absoluta. Evitar uso de motos, pois são mais visadas e ficamos mais expostos nelas. Alguém poderá dizer que isso é absurdo, pois se trata de deixarmos nosso direito de ir e vir e ficarmos enclausurados em nossas casas. Trata-se de um momento específico e que requer medidas específicas e emergenciais para nossa segurança.

Sabemos que: “se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmo 121). Ele é quem nos guarda e livra, no entanto o salmista não diz que não devamos ter vigias e nem sentinelas, apenas que nossa confiança não deve repousar neles. Desse modo devemos orar, pregar e tomar os cuidados próprios para darmos nossa participação na solução deste problema de aumento de violência em nossa cidade. O Senhor nos abençoe e guarde.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 4 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS

ANO LXX - Domingo, 04 de novembro de 2012 -  Nº 3497

DIA DE FINADOS 

O povo brasileiro gosta muito de um feriado, principalmente quando acontece em dia em que se pode ajuntar a ele um dia de trabalho normal e “enforcar”. Este mês de novembro será, em São Paulo, um mês de muitos feriados. O desta semana foi o de finados. 

Finados é uma celebração ligada à lembrança aos mortos. Na verdade, sua origem se liga ao catolicismo romano como forma de intercessão e reza pelos mortos. O abade de Cluny, Santo Odílio, em 998, determinou que todos os monges rezassem pelos mortos todos, fazendo obrigatório algo que já era comum. Os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX(1015) estabelecem diretrizes de obrigação de tal prática a todos os cristãos. No século XIII passa a ser guardado o dia 02 de novembro, já que o dia 1º de novembro é o de Todos os Santos. 

Como cristãos protestantes e reformados não somos partidários desse tipo de manifestação religiosa, embora não afrontemos os que assim expressam sua crença. Entendemos que devemos manter, em nossas lembranças, aqueles que já partiram, tributar-lhes a devida honra em nossa memória e atos, mas não havendo o que fazer a favor deles, que já estão com sua existência determinada após sua morte. A saudade e as lembranças ficam conosco e devem ser mantidas nesta esfera, sem nos levar a imaginar podermos estabelecer qualquer forma de contato com os que já partiram desta vida, ou que possamos por eles interceder ou a eles pedir alguma ajuda. Nossa relação com eles é de respeito à memória, mas sem manifestação de possível vínculo de envolvimento de ajuda, intercessão ou cuidado. 

Neste dia em que se dedica à memória dos mortos, devemos refletir sobre nosso relacionamento com os vivos, ou seja, como os temos tratado e nos comportado com eles, pois depois que partirem, não adiantará muito levar flores (que não demos em vida) ao túmulo onde eles já não podem ver, sentir, falar ou responder aos nossos gestos. Enquanto é tempo, honremos os vivos para que derramemos apenas lágrimas de saudades e não de arrependimento. 

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.