PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de outubro de 2012

IGREJA REFORMADA


ANO LXX - Domingo, 28 de Outubro de 2012 - Nº 3496

IGREJA REFORMADA

Estamos comemorando 495 anos do movimento reformista religioso ocorrido em 1517, o qual foi capitaneado por Martinho Lutero e que se levantou contra a venda de indulgências e exploração da fé. 

Entre vários elementos distintivos e dizeres da Reforma ficou célebre o que afirma: “Igreja Reformada está sempre reformando”. Essa expressão tem sido alvo de alguns debates com relação ao seu sentido, levando a uma visão liberal, conservadora ou “evangelical”. Penso não ser necessário tanto debate e desgaste com relação a tal tema. É ela uma Igreja que está reformando a sociedade e o ser humano? Trata-se de uma Igreja que está sempre se reformando? Significa uma Igreja que se reforma em seus aspectos “externos” e segue reformando o ambiente social onde está e aqueles que a ela se ligam? Entendo que a resposta é, de fato, a de que ela é Igreja que se reforma (não se fossiliza ou mumifica no tempo e espaço), mas é, também, uma Igreja que, ao se reformar, age reformando os que estão ao seu redor e sob sua área de influência, inclusive em abrangência nacional. 

Assim, é preciso que resgatemos tal noção adequada de nossa identidade reformada, a qual vai sendo desprezada por muitos (mesmo no seio de nossas igrejas reformadas) em nome de um relativismo evangélico, que nos faz perder nossa identificação e características, sobretudo no aspecto interior de nossa relação com Deus, nosso entendimento interpretativo das Escrituras e nossa forma ética e moral de vida. 

É imperativo, neste tempo de comemoração da Reforma, sabermos que somos, de fato, uma Igreja Reformada e o que isso significa em termos históricos, eclesiológicos, teológicos e, sobretudo, soteriológicos. Recebemos uma herança bela e rica, mesmo que com algumas máculas, e cabe a nós fazermos continuar essa realidade enobrecedora e destacada de sermos uma “Igreja Reformada sempre reformando”. 

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 21 de outubro de 2012

ADOÇÃO LEGÍTIMA


ANO LXX - Domingo, 21 de outubro de 2012 - Nº 3495

ADOÇÃO LEGÍTIMA

No último domingo, um programa semanal televisivo denunciou um caso de adoção ilegal na cidade Monte Santo, Bahia. Esse é apenas um de muitos outros casos que certamente acontecem pelos rincões do nosso Brasil. 

Gerôncio de Brito Souza, trabalhador rural e Silvana Maria da Silva, dona de casa, são os pais das cinco crianças que num prazo de duas semanas viram seus filhos serem arrancados de seus braços por policiais e pelo conselho tutelar sobre alegação de maus tratos. Essa ordem partiu do Juiz Vitor Manoel Xavier Bezerra, que autorizou e validou todo o processo de adoção descumprindo alguns procedimentos legais como, validar em audiência o processo de adoção sem presença dos pais biológicos e também da promotoria. Em apenas 24 horas, quatro casais do estado de São Paulo, estiveram em Monte Santo e voltaram para casa com as crianças adotadas “legalmente”.

Ainda não foi revelado a motivação desse caso, se agiram para beneficiar conhecidos, ambição financeira ou seja lá o que for, o que está revelado é um processo de adoção ilícito que promove ojeriza e indignação de quem ouviu a fala da advogada das famílias adotantes e o choro dos pais que perderam seus filhos.

Diante disso, pensei em outro processo de adoção, esse legal e legítimo, que promove salvação e alegria, tanto para o Pai como para os filhos e filhas adotados, processo este registrado pelo apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas. 

Assim também nós, antes de ficarmos adultos espiritualmente, fomos escravos dos poderes espirituais que dominam o mundo. Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus. E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai.” Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.” Gálatas 4.3-7

Experimente a alegria de poder chamar Deus de Pai, se rendendo a Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Pr. Gustavo Bacha

domingo, 14 de outubro de 2012

ESPERANÇA

ANO LXX - Domingo, 14 de outubro de 2012 - Culto Matutino



ESPERANÇA

Sermão do Rev. Gustavo Bacha, gravado no culto matutino de 14 de outubro de 2012 na Igreja Presbiteriana de Vila Mariana, em São Paulo.

Neste sermão são abordadas as diferenças entre otimismo e esperança, bem como a verdadeira fonte da esperança.


Tópicos:
  1. Tema: Esperança (0:00:01)
  2. Fundamento: Lamentações 3:21 (0:00:11)
  3. "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." (0:01:13)
  4. Esperança ou Otimismo (0:02:19)
  5. Esperança é coisa Divina (0:09:00)
  6. Primeiro Ponto: O que trazer à memória? (0:09:47)
  7. Segundo Ponto: Bom é O Senhor (0:13:59)
  8. Terceiro Ponto: Qual a sua queixa? (0:21:48)
  9. Conclusão (0:24:58)
Legendas disponíveis.


ESPERANÇA from IPVM on Vimeo.

Gravação, edição e publicação pelo Departamento de Som e Imagem da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana.

Leia o artigo da capa do boletim deste dia:
ALGUMA FELICIDADE

ALGUMA FELICIDADE


ANO LXX - Domingo, 14 de outubro de 2012 - Nº 3494

ALGUMA FELICIDADE
...pois nada há encoberto que não venha a ser revelado” (Mt.10:26)

“Nunca houve ‘mensalão’. Isso é uma mentira”. Ouvimos tal afirmação, por várias vezes, vinda de fonte supostamente inquestionável nesse país, uma espécie de “guru” da ética e da honradez. Pois bem, o “mensalão” existiu, ficou provado. Vemos que havendo a criatura, como não existir criador ou criadores? Desse modo, o STF disse que não se tratava de fantasma, mas que era real a tal figura do “mensalão”, e afirmou, com todas as letras, quem são os seus orquestradores, devidamente identificados e condenados por nossa maior côrte de justiça. Claro que tais “maestros” não foram os criadores da “sinfonia”, havia alguém acima deles, o chefe, o autor. Se José Dirceu era o “chefe da quadrilha” (conforme dito pela Procuradoria) quem era o “capo de tuti capi”, ou seja, o chefe de todos os chefes? Quem tem um mínimo de discernimento sabe a resposta e pode dizer quem era o autor da partitura.

Nos dias do julgamento de Nuremberg a maioria dos acusados dizia: “eu não sabia de nada” ou “fiz porque obedecia a ordens superiores”. Os “cabeças” diziam que não sabiam o que os subordinados faziam e esses diziam que faziam por mando daqueles. No final, Hitler não sabia o que Heinrich  Himmler havia feito ou ordenado, e esse fizera por ordem do Líder. Assim, ninguém é responsável. A história (em dose e alcance bem menores) se repete. É o mesmo em todo lugar.

Quando falo de alguma felicidade, isso não se deve ao fato da condenação de alguém, mas, sim, do vislumbrar de que há uma possibilidade de mudança, de melhoria, de esperança nesse país. É a lei da ficha limpa; a sentença condenatória de peixes grandes (tubarões); a declaração inequívoca de que a corrupção existe nesse país, mas pode ser combatida e seus agentes sentenciados (espero que ocorra a prisão). A felicidade é por causa disso.

A felicidade é pelo fato de que a esperança é reacesa. Foi acesa nos dias de Collor e apagou-se. Agora é reacesa pelo STF. Espero que não volte a se desvanecer e fenecer, mas que reluza cada vez mais, trazendo às claras as obscuras manifestações de corrupção neste país, a fim de vermos curada essa praga endêmica e histórica em nossa Pátria. Que nada do que está oculto deixe de ser revelado, para que haja cada vez mais alguma felicidade.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 7 de outubro de 2012

QUEM FOI MORTO?


ANO LXX - Domingo, 07 de outubro de 2012 - Nº 3493

QUEM FOI MORTO?
“...Já morremos com Cristo...” (II Tm.2:11)

Os noticiários trouxeram a informação sobre a morte de um cidadão chamado Florisvaldo, conhecido como “Cabo Bruno”. Acusado pela morte de 50 pessoas, foi condenado a 117 anos de prisão (embora ninguém cumpra mais de 30 anos de prisão no Brasil), e posto em liberdade após cumprir 27 anos, sendo executado pouco mais de um mês após sua liberação. 

Não vamos entrar no aspecto da legislação de nosso país que é revoltante. Vemos, em outras nações, que alguém pode ser condenado a duas penas de prisão perpétua consecutivas, ou seja, se morrer e for vivificado cumprirá mais uma pena de prisão perpétua, sem direito a condicional, sendo que tal sentença é observada à risca, independentemente do comportamento do apenado. 

Não vamos atentar ao aspecto de nossa desconfiança e postura de “irmão mais velho do filho pródigo”, pensando que: mudou “para crente” como disfarce para sair da prisão; julgando que isso seja uma injustiça da parte de Deus, aceitando esse indivíduo que agora se diz arrependido. Quanto à legislação trata-se de uma vergonha em nosso país, sob o manto da benignidade e misericórdia. Quanto ao outro aspecto não devemos pensar como cardecistas, dizendo que tal indivíduo não se safa da justiça divina somente pela graça de Deus, mas terá que voltar e sofrer muito aqui ou no além. 

Volto à pergunta que é título dessa meditação. De fato, foi morto o cidadão Florisvaldo e não o “Cabo Bruno”. Embora aquele tenha sido morto por causa deste. O “Cabo Bruno” já havia morrido em Cristo e por Cristo e uma nova criatura (Florisvaldo) havia ressuscitado, fruto da graça insondável e, às vezes, estranha para nós. É, no entanto, muito importante nos lembrarmos de que, embora nossos pecados sejam perdoados por Deus, suas consequências podem permanecer e nos levar a muita dor e sofrimento. Quem, de fato, matou o “Cabo Bruno” foi o Senhor Jesus. Já, os responsáveis pela morte do cidadão Florisvaldo é caso para as autoridades competentes. 

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.