PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de maio de 2012

DEUS É PODEROSO

ANO LXIX - Domingo, 27 de naio de 2012 - Cultos Matutino e Vespertino

DEUS É PODEROSO

Mensagem trazida pelo Rev. Messias Anacleto Rosa, pastor emérito da 1ª IPI de Londrina, com o tema "Deus é Poderoso".

A mensagem dividida em duas partes, discorre sobre seis aspectos do poder de Deus. Na primeira mensagem ele aborda os tópicos "guardar", "confirmar" e "fazer". Na segunda mensagem, os tópicos "perdoar", "cumprir" e "salvar".

Tópicos:
  • Texto base 1: Apocalipse 16:7
  • Texto base 2: Judas 24
  • Texto base 3: Romanos 16:25
  • Texto base 4: Efésios 3:20
  • Texto base 5: Apocalipse 19:6
  • Texto base 6: Marcos 2:10
  • Texto base 7: Romanos 4:21
  • Texto base 8: Sofonias 3:17
  • 1º ponto: Deus é poderoso para nos guardar
  • 2º ponto: Deus é poderoso para confirmar
  • 3º ponto: Deus é poderoso para fazer
  • 4º ponto: Deus é poderoso para perdoar
  • 5º ponto: Deus é poderoso para cumprir
  • 6º ponto: Deus é poderoso para salvar
Primeira Parte (pontos 1 a 3):
Segunda Parte (pontos 4 a 6):
Assista ao vídeo da cantata deste dia:

Leia o artigo da capa do boletim deste dia:

CELEBRAÇÃO DE 70 ANOS DA IPVM

ANO LXIX - Domingo, 27 de naio de 2012 - Culto Vespertino

Celebração de 70 Anos da IPVM

Por ocasião do culto a Deus em 27 de maio de 2012, em gratidão pelos 70 anos de organização da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana, o coro e orquestra IPVM, com a participação especial do coro masculino Maranatha, participaram com uma seleção de hinos de louvor a Deus.

Neste dia especial, fechando o mês de aniversário da Igreja, contamos com a mensagem "DEUS É PODEROSO" (clique aqui para assistir ao vídeo), trazida em duas partes ao longo dos cultos matutino e vespertino, pelo Rev. Messias Anacleto Rosa, pastor 1ª Ig. Presb. Independente de Londrina/Paraná, acompanhado de sua esposa Dª Avani.

Conteúdo da lista de reprodução:
  1. HINO 21 DEUS DE ABRÃO
  2. DIGNO É JESUS
  3. O QUE VIGIA ISRAEL
  4. CASTELO FORTE É NOSSO DEUS
  5. TU ÉS FIEL, SENHOR
  6. PAI, EU TE ADORO
  7. A IGREJA ESTÁ FIRMADA
  8. CELEBRAI COM JÚBILO
  9. O SENHOR É A MINHA LUZ
  10. POSLÚDIO
  11. MENSAGEM: "DEUS É PODEROSO" - PARTE 1
  12. MENSAGEM: "DEUS É PODEROSO" - PARTE 2
LEGENDAS DISPONÍVEIS. Clique em ao iniciar o vídeo.

Coro IPVM
  • Pastor titular: Rev. Paulo Audebert Delage
  • Conselheiro: Everson de Paula Fernandes
  • Presidente: Ercília Mara Agreste
  • Regente: Aldi de Sousa
  • Pianista: Janine de Freitas
Orquestra IPVM
Conselheiro: Everson de Paula Fernandes
Regente: Aldi de Sousa
Piano: Janine de Freitas
Violinos: Paulo Ricardo Rocha Vianna, Gustavo Pereira Gomes, Gabriel Melo Francisco Correia, Olinda Amaral Camargo Prado, Marlene de Melo, Marcos Solano e Stéphani Fontes Damasceno
Flauta: Silvia Alves Nishioka
Flauta e Saxofone: João Alfredo Ribeiro
Saxofone: Felipe Bernardo
Trompete: Francisco José Rezende
Trombone: Kleber Silva de Freitas
Percussão: Gabriel Cintra

Coro Maranatha
Conselheiro: Joeny Navarro
Presidente: Rogério Volpe
Regente: Oswaldo Sérgio Dias
Pianista: Leonardo Córdoba

Assista ao vídeo da mensagem do Rev. Messias deste dia:

Leia o artigo da capa do boletim deste dia:

CELEBRAÇÕES (2)

ANO LXIX - Domingo, 27 de naio de 2012 - Nº 3474

CELEBRAÇÕES

O salmista Davi canta: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor...” (Salmo 103:1) e, penso ser a expressão que traduz o sentimento de todos nós da IPVM pela semana de cultos que tivemos nos dias 14 a 20. Foram momentos de louvor e adoração a Deus, bem como de edificação da Igreja.

As mensagens trazidas pelos pastores e, conduzidas pelo Senhor, foram apropriadas à nossa situação e ao momento, havendo uma integração e ajustamento entre elas, sem que houvesse direcionamento nosso aos mensageiros quanto aos temas a serem abordados. A Igreja foi abençoada, instruída e edificada com mensagens bíblicas, profundas, claras e devocionais a um só tempo.

A participação musical foi inspiradora à igreja e de grande exaltação ao Ser de Deus. Todos os coros estiveram muito bem afinados, ensaiados e ungidos, estando submissos ao Senhor no propósito de honrar o Nome Dele e anunciar, pela música, o Evangelho. Cantares, Maranatha e Coral Evangélico de São Paulo estiveram muito bem. Ressalto o coro IPVM em suas apresentações quarta, quinta e sexta-feira e no domingo. O esforço destes coristas para estarem aqui todos estes dias, e em número tão significativo, é digno de nota. Louvado seja o Senhor pela vida de todos vocês.

A presença da Igreja em todos os cultos; sendo na segunda e terçafeira com o templo totalmente cheio, e nos demais dias da semana com um número menor, mas ainda com o templo bem tomado pelos irmãos. Quem veio foi abençoado e edificado.

Além da presença no templo, o uso da Internet foi muito positivo, pois sabemos que dezenas de pessoas, em cada culto, acompanharam em tempo real (“on line”) as atividades de adoração ao Senhor. Assim, somavam-se aos que estavam no templo os que em casa acompanhavam os cultos, contando centenas de pessoas no Brasil e em outros países a adorar e louvar juntas ao Senhor.

Continuaremos com nossas atividades de celebração de 70 anos de organização da IPVM até ao final do ano. Continuemos orando pelos pregadores, pelos corais, e todas as atividades referentes a este evento tão especial para todos nós. Bendito seja o Senhor, a quem tributamos toda honra, glória, louvor e adoração.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 20 de maio de 2012

O SOL AINDA NASCE

ANO LXIX - Domingo, 20 de maio de 2012 - Nº 3473

O SOL AINDA NASCE
Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel...” (Gn.32:31)

Este texto, de nuance poética, diz respeito à noite anterior do encontro de Jacó com seu irmão Esaú, depois de uma longa separação. O coração de Jacó estava apreensivo com os possíveis resultados deste encontro, pois seu irmão Esaú estava vindo encontrá-lo com 400 homens. A história entre os dois irmãos era tumultuada e Esaú sentira-se lesado pelo irmão e jurara matá-lo. O que aconteceria?

Neste ambiente Jacó tem uma noite em que “luta fisicamente” com um ser de aspecto humano, mas que ele entenderá ser o “Anjo do Senhor”, ou seja, o próprio Senhor em uma aparição (teofania) em figura humana. A noite foi longa, a angústia intensa, a luta esgotante. Jacó é vencido e carregará uma espécie de lesão na coxa por um longo tempo.

Ocorre, no entanto, algo muito belo, em meio a este ambiente de expectativa e ansiedade: o sol lhe nasceu. É uma figura belíssima. A visualização do sol nascente, inundando com sua luz aquele lugar e lançando fora as trevas que até então prevaleciam. Que privilégio é saber que o sol haverá de nos nascer, ou seja, nascer para nós.

Nesta passagem não se pode olvidar o fato de que esse “nascer do sol” ocorre justamente quando ele atravessava “Peniel”. O significado dessa palavra é “face de Deus”. Tal fato é muito relevante, pois quando atravessamos ante a Face de Deus, o sol nasce para nós. O texto diz: “nasceu-lhe o sol”. Claro que não foi só para ele (Jacó), mas, ali em Peniel era como se fosse somente para ele. Sua angústia, apreensão e ansiedade faziam com que houvesse necessidade de que o sol “nascesse só para ele”, mesmo que também o fosse para outros tantos.

Graças a Deus por fazer nascer para nós o sol, quando nós atravessamos Peniel, ou a Face de Deus. É graça dEle, é misericórdia dEle, é bondade dEle. Louvado seja o Nome do Senhor, porque o sol, em Cristo, ainda nasce para nós hoje, ao atravessarmos Peniel.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 13 de maio de 2012

MATERNIDADE DIVINA

ANO LXIX - Domingo, 13 de maio de 2012 - Nº 3472

MATERNIDADE DIVINA
Como alguém a quem sua mãe consola, eu vos consolarei...” (Is. 66:13)

Para nós, cristãos acostumados à figura masculina e paternal de Deus, soa estranho que se fale ou se apresente Deus na dimensão materna e feminina. No entanto, a Bíblia apresenta esta faceta sobre o Ser de Deus, não muito enfatizada por nós, ou seja, a “face materna de Deus”.

Temos, pelas Escrituras, consciência que em Deus não existe o aspecto relativo ao gênero, ou seja, Deus não é masculino e nem feminino. O fato de sua plena espiritualidade e não corporeidade aponta para esta verdade, embora nós tenhamos dificuldade de nos desvincularmos da figura masculina para o Ser de Deus e, inclusive, vemos como uma espécie de blasfêmia ou heresia admitirmos algo de feminilidade ou maternidade em Seu Ser.

Neste dia que é dedicado, de modo especial, às mães, podemos relembrar esta verdade sobre Deus em suas manifestações comparadas às ações maternas. O Senhor nos consola, alimenta e nutre, carrega em seu colo e braços, agasalha e nos traz à luz. A sensibilidade materno-feminina é apresentada como indicadora do amor de Deus para com Seus filhos, pela fala do profeta Isaías (49:15), o qual destaca a ação de aleitamento da mãe em relação ao filho como algo de que ela não se “esquece”, aplicando tal cuidado e zelo ao próprio Deus.

Deus não é mais Pai que Mãe, nem é mais Mãe do que Pai. O ambiente acentuadamente patriarcal no qual as Escrituras judaico-cristãs foram produzidas, pode ser visto como motivador para preponderância da figura masculino-paterna, respeitando o que na cultura não fere o entendimento sobre Deus e seu propósito.

Neste domingo – Dia das Mães – relembramos esta verdade de que o Senhor é visto, também, como Mãe, valorizando a maternidade e a feminilidade, fazendo refletir o que se pode chamar “a Face Materna de Deus”.

Reconhecemos o valor, importância e impacto da vida das mães na formação, instrução e educação dos filhos. Deus as abençoe e que cumpram com fidelidade a tarefa de serem mães, sendo merecedoras desta comparação com o próprio Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 6 de maio de 2012

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

ANO LXIX - Domingo, 06 de Maio de 2012 - Matutino

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

Mensagem trazida pelo Rev. Juarez Marcondes, VP do Supremo Concílio IPB, na manhã de domingo, 06 de maio de 2012.

Em um culto comemorativo pelos 70 anos da IPVM, Rev. Juarez discursou sobre os diversos tipos de "pães" e selecionou três aplicações ao "pão lançado sobre as águas".

Tópicos:
1. Saudação
2. Fundamento: Eclesiastes 11:1-6
3. Tese: Lança o teu pão sobre as águas
3.1. O teu pão é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada
3.2. O teu pão é uma semente que garante uma colheita abundante
3.3. O teu pão é um instrumento para exercitar a tua fé
4. Conclusão

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS from IPVM on Vimeo.


Vídeo relacionado:

Gravação, edição e publicação pelo Departamento de Som e Imagem da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana.

CELEBRAÇÕES (1)

ANO LXIX - Domingo, 06 de Maio de 2012 - Nº 3471

CELEBRAÇÕES

Estamos iniciando o mês de maio e com ele as comemorações de nosso 70 anos de organização eclesiástica. Já tivemos pastores pregando e representando três de nossas “filhas”, sendo isto parte das celebrações, mas em maio elas se intensificam.

Estamos contando (neste final de semana) com a presença do Rev. Juarez Marcondes Filho, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Curitiba e vice-presidente do Supremo Concílio da IPB. Teremos outros pastores ao logo do mês: Revs. Jeremias Pereira, Hernandes Dias Lopes, Ricardo Agreste, Augustus Nicodemus Lopes, George Alberto Canelhas, Roberto Brasileiro e Messias Anacleto Rosa.

A programação musical está intensa. Todos os nossos corais participarão com escala própria para cada dia de culto. Contaremos no dia 19 (sábado) com o Coral Evangélico de São Paulo, que fará a apresentação com seis hinos a serem cantados.

Enviamos convites a todas as igrejas presbiterianas de São Paulo e confeccionamos cartazes, “banners” e folhetos para serem distribuídos com o propósito de convidar a muitos para esta festa de louvor e gratidão a Deus.

É preciso que a Igreja se mobilize e se faça presente, principalmente nos cultos dos dias 14 a 18 (segunda a sexta-feira), pois serão ministradas mensagens preciosas da parte do Senhor às nossas vidas como igreja. A presença e participação de todos é de suma importância e, certamente, o benefício será de quem se fizer presente, sendo edificado(a) e abençoado(a).

Não desejamos que se trate apenas de um “grande movimento”, mas de um profundo mover de gratidão e adoração a Deus, e crescimento e edificação na vida de todos nós que integramos esta grande família chamada IPVM, a qual, pela graça de Deus, completa vitoriosamente seus 70 anos de vida eclesiástica. A Deus, pois, toda honra, glória e louvor. Oremos por estes cultos e estejamos presentes.

Rev. Paulo Audebert Delage

sábado, 5 de maio de 2012

A IGREJA FOI FUNDADA PARA CRESCER

ANO LXIX - Sábado, 05 de Maio de 2012 - Culto Vespertino

A IGREJA FOI FUNDADA PARA CRESCER

Mensagem trazida pelo Rev. Juarez Marcondes, VP do Supremo Concílio IPB, na noite de sábado, 05 de maio de 2012.

Em um culto comemorativo pelos 70 anos da IPVM, Rev. Juarez discursou sobre a fundação e expansão da Igreja baseado em cinco aspectos:
  1. A graça de Deus
  2. A pregação do Evangelho
  3. A conversão dos pecadores
  4. A dispersão da Igreja
  5. A capacitação dos crentes
Tópicos:
1. Saudação
2. Fundamento: Atos 11:19-26
3. Tese: A Igreja foi fundada para crescer
3.1. A expansão da Igreja é resultado da graça de Deus
3.2. A expansão da Igreja é resultado da pregação do Evangelho
3.3. A expansão da Igreja é resultado da conversão dos pecadores
3.4. A expansão da Igreja é resultado da dispersão da Igreja
3.5. A expansão da Igreja é resultado da capacitação dos crentes
4. Conclusão

Gravação, edição e publicação pelo Departamento de Som e Imagem da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana.

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.