PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de fevereiro de 2012

70 ANOS IPVM

ANO LXIX - Domingo, 26 de Fevereiro de 2012 - Nº 3461

70 anos IPVM

Este ano estamos completando 70 anos de organização eclesiástica. Louvamos a Deus por tantas vitórias que Ele nos tem concedido. Dentre as conquistas deste ano, conseguimos o Alvará de Funcionamento expedido pela Prefeitura de São Paulo e agora poderemos colocar nossa identificação na fachada de nosso templo, estando dentro da legalidade.

Iniciaremos, neste domingo, a série de pregações (que se estenderá ao longo do ano) trazendo, entre outros, os pastores das “filhas” da IPVM. Teremos, pela manhã, a presença do Rv. Rubens de Souza Castro, pastor da Igreja Presbiteriana de Vila Monte Alegre. A organização desta Igreja aconteceu no dia 12 de abril de 1970, sendo a segunda “filha”. Graças a Deus a Igreja Presbiteriana de Vila Monte Alegre está ativa até hoje e conta com seu templo próprio e comunidade atuante glorificando a Deus.

Nossa programação durante o ano será, entre outras atividades, a seguinte:

  • Dia 25 de março: Rv. Ageu Cirilo, pastor da I. P. de Vila Guarani (filha mais velha)
  • Dia 15 de abril: Rv. Ademir Aguiar, pastor da Ip. P. do Butantã.
  • Dias 05 e 06 de maio: Rv. Juarez Marcondes, pastor da 1ª I.P. Curitiba
  • Dia 14 de maio: Rv. Jeremias Pereira, pastor da 8ª I.P. de Belo Horizonte
  • Dia 15 de maio: Rv. Hernandes D. Lopes, diretor da LPC
  • Dia16 de maio: Rv. Ricardo Agreste, pastor da I.P. Chác. Primavera – Campinas
  • Dia 17 de maio: Rv. Augustus Nicodemus, Chanceler da Univ. Presb. Mackenzie
  • Dia 18 de maio: Rv. George Canelhas, pastor da I.P. da Lapa
  • Dias 19 e 20 de maio: Rv. Roberto Brasileiro, Presidente do Sup. Concílio da IPB
  • Dias 26 e 27 de maio: Rv. Messias Anacleto, pastor jubilado da I.P.Independente
  • Dia 17 de junho: Rv. Carlos Aranha, pastor da I.P. Unida (Igreja “mãe” da IPVM)
  • Dia 08 de julho: Rv. Eli Moreira, pastor da Redenção Igreja Presbiteriana
  • Dia 19 de agosto: Rv. José Roberto, pastor da I. P. de Moema
  • Dias 24 a 26 de agosto: Rv. Wildo dos Anjos, Diretor da Missão Vida (GO)
  • Dia 30 de setembro: Rv. Paulo César, pastor da I.P. do Morumbi
  • Dia 21 de outubro: Rv. Yon Morato, pastor da I.P. do Brasil no Ipiranga
  • Dia 18 de novembro: Rv. Arifranklin Sousa, pastor da I.P. de Higienópolis.

Teremos a presença do coro da I.P.Unida acompanhando seu pastor e no dia 19 de maio o Coral Evangélico de São Paulo junto com o Rv. Roberto Brasileiro.

Oremos, divulguemos e compareçamos a estes momentos de adoração e gratidão ao Senhor nosso Deus, a Ele toda glória, honra e louvor.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

DIA DA MULHER PRESBITERIANA

ANO LXIX - Domingo, 19 de fevereiro de 2012 - Nº 3460

DIA DA MULHER PRESBITERIANA

O segundo domingo de fevereiro é reservado para comemoração do Dia da Mulher Presbiteriana.

Pode-se perguntar se há algum fator distintivo da mulher presbiteriana em relação às demais mulheres. Penso que esta não é a questão a ser levantada e debatida aqui. Apenas digo que elas são diferentes na sua condição de cristãs evangélicas e que devem sustentar sua postura de fidelidade a Deus e aos princípios da doutrina cristã de linha reformada.

Mas, certamente não é este nosso interesse aqui. O que nos importa é dizer que as mulheres são ativas e muito dinâmicas no contexto da Igreja Presbiteriana do Brasil. Não é incomum que haja SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) organizada antes da própria igreja (veja nosso caso como IPVM). Não é incomum não se ter UMP e UPA organizadas em uma igreja, mas as mulheres estão lá firmes em sua sociedade. Mesmo a IPB sendo uma Igreja de cunho masculinizado (liderança masculina nos ofícios), as mulheres são predominantes em número e em composição como sociedade, pois é raro encontrar uma igreja da IPB que não tenha SAF (ministério de mulheres) organizada, enquanto que UPH (União Presbiteriana de Homens) vai se tornando cada vez menos comum encontrar.

Não há interesse, por parte delas, (não existe movimento de reivindicação sobre isto na IPB) em serem “investidas como oficiais”, mas há disposição e empenho em servir ao Senhor no cuidado com os carentes (cooperando com a Junta Diaconal), no ensino religioso infantil (junto à Escola Bíblica Dominical), na distribuição de literatura evangélica em ação evangelizadora, nas campanhas de arrecadação de fundos para suporte e ajuda no sustento de missionários, mostrando seu interesse na esfera de missões. Outros aspectos poderiam ser aqui lembrados, mas estes são suficientes para apontar o fato de que as mulheres são força grandiosa de trabalho no seio da IPB. Parabenizamos a todas vocês, mulheres presbiterianas, pelo seu zelo, amor e empenho por Deus e Sua Obra. O Senhor as sustente e guarde nesta sua jornada de serviço ao Senhor Jesus e ao próximo.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 12 de fevereiro de 2012

OS DIÁCONOS E SUAS QUALIFICAÇÕES

ANO LXIX - Domingo, 12 de Fevereiro de 2012 - Nº 3459

OS DIÁCONOS E SUAS QUALIFICAÇÕES

Teremos eleição para o diaconato de nossa igreja, com a convocação para o dia 26 deste mês, às 10h30, e, caso não haja quorum, a segunda convocação será no dia 04 de março, às 10h20. Teremos oportunidade de eleger até 04 (quatro) diáconos conforme orientação do conselho. Algumas características devem ser levadas em conta quando de nosso voto. Vejamos:

“Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. O diácono seja marido de uma só mulher, e governe bem seus filhos e sua própria casa” (I Carta a Timóteo 3: 8-10 e 12).

“O presbítero e o diácono devem ser assíduos e pontuais no cumprimento de seus deveres, irrepreensíveis na moral, sãos na fé, prudentes no agir, discretos no falar e exemplos de santidade na vida” (Artigo 56 da Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil).

Qual a função do diácono na estrutura da Igreja Presbiteriana do Brasil? O diácono dedica-se especialmente:

“a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos;
b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos;
c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino;
d) ao exercício da fiscalização para que haja boa ordem na casa de Deus e suas dependências” (Artigo 53 e alíneas da Constituição da IPB).

Tenhamos estes pontos em nossa mente e participemos com nossa presença e voto consciente. O Senhor assim nos dirija.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 5 de fevereiro de 2012

FRAUDE E VERGONHA

ANO LXIX - Domingo, 05 de fevereiro de 2012 - Nº 3458

FRAUDE E VERGONHA
"Suave é ao homem o pão ganho por fraude, mas depois sua boca se encherá de pedrinhas de areia"
(Provérbios 20:17)

A fraude é uma forma de enganar e lesar as pessoas, levando o fraudador a ser beneficiado em prejuízo do fraudado. Muitos são os golpes aplicados com fraude e classificados como estelionato em nosso Código Penal.

Quando pensamos que já vimos ou ouvimos de tudo, somos surpreendidos, de forma chocante, por uma novidade aplicada por alguém. Nestes dias os órgãos de informação apresentam uma "grávida de quadrigêmeos" com sua "monumental barriga" de oito meses, devidamente coberta por longo a apropriado vestido. A notícia foi bombástica. Doações foram feitas, arrecadações tiveram lugar e a "educadora" e seu marido se viram famosos na mídia.

Tudo farsa, mentira, embuste, engodo. Agora existe, por parte da falsa grávida, o convívio com a vergonha, além do aspecto do indiciamento policial com acusação de estelionato. A boca está cheia de "pedrinhas de areia". Vergonha parra ela como pessoa e "educadora" (que exemplo), para o esposo que não pode ser conivente e para os familiares de ambos.

O que leva alguém a agir deste modo? Vale a pena procurar explicações e buscar justificativas? Seria o desejo de ser mãe, de estar grávida, ou outro qualquer? Parece ser má fé e maldade; uma vez que não se trata de mera gravidez, mas desejo de fama e projeção por ser gravidez de quatro. Esta será uma mancha que acompanhará tal pessoa pelo resto de sua vida.

Não compensa comer o pão de fraude, ainda que possa parecer suave no momento. Como cristãos devemos assumir nosso compromisso público e social com nosso Senhor e cumprir o que lemos na Escritura: "do suor de teu rosto comerás o teu pão". Leguemos aos nossos filhos e à sociedade um exemplo de zelo e honestidade, rejeitando estas formas vergonhosas de se beneficiar. Sejamos, de fato, educadores e educadoras com nosso exemplo de integridade.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.