PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2011

SE CRISTO NÃO RESSUSCITOU É VÃ A VOSSA FÉ

ANO LXVIII - Domingo, 24 de abril de 2011 - Nº 3417

Se Cristo não ressuscitou é vã a vossa fé
(I Coríntios, 15.14)

Todo o capítulo 15 desta carta escrita pelo apóstolo Paulo é dedicado ao tema da ressurreição, seja a de Cristo e suas implicações, seja a nossa e seus privilégios. O texto é relativamente longo e envolve um número bastante grande de conceitos que se entrelaçam sob a única tecedura da ressurreição.

Esta é a mais evidente celebração da Igreja Cristã e que tem seu registro nas páginas do Novo Testamento, sendo o ponto culminante de todo o ministério terreno de nosso Senhor Jesus Cristo. A importância de tal ocorrência é inestimável para toda estruturação da religião (fé) cristã. Paulo estabelece uma espécie de estrutura conjugada de idéias, fazendo com que a ressurreição seja seu elemento fundamental, de tal modo que se houver negativa da ressurreição todos os aspectos seguintes serão também anulados (pregação, fé, perdão, esperança e outros).

Daí a necessidade de celebrarmos este DOMINGO DA RESSURREIÇÃO com a ênfase que lhe deve ser própria e peculiar. A refeição da páscoa Jesus a comeu na quinta-feira com seus discípulos. A ressurreição se deu no glorioso nascer do primeiro dia da semana, o Dia do Senhor: o domingo da ressurreição.

A Igreja tem que continuar afirmando e enfatizando esta verdade da ressurreição (física) de Jesus e a nossa ressurreição (física) à semelhança da de Jesus. Se deixarmos de assim fazer, ou abandonarmos a certeza e a convicção neste fato de que Jesus foi ressuscitado em corpo (carne); nossa fé será vã ou vazia, pelo fato de que se estribará em uma mentira ou alucinação individual e coletiva de alguns broncos e fanáticos judeus, que não possuíam a menor capacidade crítica de análise.

Louvado seja o Senhor, porque nossa fé não se alicerça em ilusão, mentira ou ficção, mas no fato da ressurreição pessoal e física de nosso Redentor, a qual é a garantia também de nossa ressurreição. Portanto, aleluia. Jesus Cristo ressuscitou e nós também ressuscitaremos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.