PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de abril de 2011

MAUS CONSELHOS (16)

ANO LXVIII - Domingo, 10 de abril de 2011 - Nº 3415

...andaram nos seus próprios conselhos, e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás, e não para diante” (Jeremias, 7.24).

Era tempo de tribulação, aflição e cativeiro para o povo de Israel. Haviam sido resgatados do Egito por Mão poderosa do Senhor e levados para Canaã. Mas, a iniqüidade, injustiça e rebelião contra o Senhor os tornava alvos de Seu juízo, fazendo-os ir em cativeiro para Assíria e Babilônia.

Qual o motivo desta situação? Por que isto estava ocorrendo? A resposta nos é dada pelo profeta Jeremias: ouviram seus próprios conselhos. Haverá mal em ouvir o próprio conselho? Não necessariamente. Ocorre, no entanto, que Jeremias afirma que tais conselhos brotaram de coração “duro e maligno”.

A indicação é que os conselhos eram maus, por serem contrapostos à orientação do Senhor, dada por meio dos profetas, revelando ao povo Sua boa vontade. Desprezaram a direção do Senhor, para seguirem seus próprios passos e inclinações. O resultado foi lamentável, pois “andaram para trás”.

Quando damos lugar aos conselhos de nosso coração (sedicioso e mal) em desprezo às orientações de Deus em Sua Palavra, a colheita de tal semeadura será sempre lastimável. Poderá não ser de imediato, mas, certamente, ocorrerá em momento determinado. O fruto de tais orientações será a ruína, a queda, a derrocada.

Ao falar que o resultado de ouvirem “seus próprios conselhos” foi o “andar para trás”, o profeta se refere ao fato de serem levados em cativeiro e voltarem, portanto, à condição de escravos em terra alheia. Não apenas estrangeiros ou forasteiros, mas cativos e escravos.

Não deixe que seu coração lhe dite os conselhos em oposição ao ensino bíblico. Resista a tal inclinação, oponha-se a esta tendência. Afaste-se de tais conselhos e dê ouvidos à voz do Senhor, a fim de andar para diante e não para trás.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.