PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de setembro de 2009

OS CAMPOS, AS FLORES E OS FRUTOS

ANO LXVII - Domingo, 27 de setembro de 2009 - Nº 3335

OS CAMPOS, AS FLORES E OS FRUTOS

A primavera chegou! Esta estação é marcada pela chegada das flores que embelezam os jardins e os campos ao redor.

Gostaria de aproveitar estes primeiros dias da primavera de 2009 para compartilhar com a Igreja, minha viagem ao Estado de Pernambuco, região onde a IPVM está empenhada em plantar novas igrejas.

"Os campos" missionários que pude visitar são lugares muito carentes da Mensagem do Evangelho. Cidades pobres, com algumas ruas calçadas e com uma praça no centro onde as pessoas passeiam e fazem as suas procissões. As casas são basicamente iguais e coladas umas nas outras. Jumentos e outros animais marcam presença no dia a dia destas pessoas que precisam ser alcançadas pelo evangelho de Jesus.

"As flores" que quero destacar, são os missionários e alunos do Instituto Bíblico do Norte que estão naqueles Campos levando o bom perfume de Cristo. Pude encontrar ali, rapazes e moças desejosos de serem plantadores de Igrejas pelo Brasil a fora. Também pude orar com casais destemidos que com seu talento e vigor se esforçam para trazerem crianças e adultos aos caminhos do Senhor. Debaixo da batuta do Rev. Mariano Alves Júnior – missionário de nossa igreja que é incansável nas viagens de apoio aos Campos e em Projetos Sociais – Seminaristas e Missionários têm encarado o desafio de ser como flores exalando perfume naqueles rincões da Pátria Brasileira.

"Os frutos" deste trabalho missionário, em parceria, também pude ver. Preguei em uma Conferência Missionária, no sábado à noite, dia 12/09, com a presença de caravanas de todos os Campos onde investimos nosso apoio. É óbvio, que ainda há muito por fazer, mas os missionários seguem firmes em seu labor confiados que "quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes" (Sl. 126: 6).

Voltei afônico, mas meu coração cantava. Estava exausto, mas glorificava ao Senhor por saber que faço parte de uma igreja que se preocupa em semear a "boa semente".

Parabéns Igreja Presbiteriana de Vila Mariana!

Parabéns Conselho Missionário!

E, parabéns a você que contribui com generosidade para que Cristo seja conhecido em todos os lugares.

Rev. Cornélio Caldeira Castro

domingo, 13 de setembro de 2009

BEM-AVENTURADO (40)

ANO LXVII - Domingo, 13 de setembro de 2009 - Nº 3333

"Bem-aventurados aqueles que lavam suas vestiduras [no sangue do Cordeiro]..."(Ap.22:14) .

Esta é a última bem-aventurança desta série de 40 que escrevemos em nosso boletim. É, também, a última que encontramos nas Escrituras Sagradas cristãs. Penso que não poderia ser texto mais sugestivo a encerrar esta sequência de mensagens pastorais. Não se vai tratar de aspectos técnicos e manuscritológicos quanto ao texto, porque o lugar e o espaço não são apropriados. Contemplemos e louvemos a Deus pelo que vemos escrito, que é certo e verdadeiro.

Pode parecer difícil, em uma linguagem não simbólica e não mística, entender o que está dito. Pois como se pode estar lavado, se o agente de lavagem é o sangue. O que ali for lavado ficará menos limpo, ou mais manchado. No entanto, trata-se de linguagem religiosa e própria do cristianismo. Devemos nos lembrar que a diretriz bíblica é que "a vida está no sangue" (Lv.17:11) e "o sangue é a vida"(Dt.12: 23), fazendo-nos entender que lavar no sangue é lavar na vida, ou seja, ser purificado(a) por meio da vida do Cordeiro. É a vida de Jesus em nós, que nos faz sermos purificados e limpos de nossos pecados e iniquidades.

O que assim é purificado, desfruta destes privilégios: direito a usufruir da árvore da vida e entrar pelas portas na cidade santa. Claro que esta Árvore da Vida (nos lembra o Gênesis) é o próprio Senhor Jesus de quem nos alimentaremos (espiritualmente) para todo o sempre, vivendo Sua vida e santidade. Quanto ao entrar na cidade pelas portas, não significa que se possa entrar pela janela ou de outro modo (jeitinho brasileiro). O sentido é de ser aberta e poder entrar, não ficar de fora, excluído e exposto às trevas e males; "fechou-se a porta"(Mt.25: 10), como a arca de Noé que teve sua porta fechada pelo próprio Deus e ninguém mais entrou.

Bem-aventurados e felizes somos nós, que temos lavado nossos pecados no sacrifício de Jesus, o Cordeiro, pelo que temos direito a esta Árvore da Vida e poderemos entrar na cidade santa, a Jerusalém Celestial, pelas portas abertas pela graça e misericórdia do Senhor nosso Deus. A nós só nos resta dizer com humildade e gratidão: Louvado seja o Senhor por tão grande salvação.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 6 de setembro de 2009

BEM-AVENTURADO (39)

ANO LXVII - Domingo, 06 de setembro de 2009 - Nº 3332

"Bem-aventurado os que têm parte na primeira ressurreição." (Ap. 20:6)

O livro do Apocalípse (ou livro das Revelações) é abundante no uso dos símbolos e linguagem figurativa, levando muitos a interpretação ou concepção diferente do que se tem no texto examinado. O tema da escatologia, bastante complexo e com interpretações variadas em alguns assuntos, quando tratado no Apocalípse gera entendimentos diferentes, bem como acalorados debates entre os estudiosos do referido livro e do tema citado.

Deixando estes aspectos controvertidos e conflituosos de lado, pode-se perceber que é privilégio e bênção tomar parte na primeira ressureição. Não importa se o autor do texto acima referido esteja a falar da ressureição em Cristo (nova vida; novo nascimento) ou se fala daqueles que participam do grupo que primeiro ressuscitará no dia do arrebatamento; de acordo com interpretações mileniais (pré, pós ou amilenista).

O importante é saber que de um ou outro modo, seja em qualquer concepção milenialista, a bem-aventuranç a é fato por fazer-nos livres do poder da segunda morte, ou seja, a condenação eterna ao sofrimento, ao inferno.

Louvado seja Deus por essa garantia que temos mediante nossa ressurreição em Cristo, desfrutamos da certeza e convicção da vida eterna com o Senhor, livres deste poder de condenação e sofrimento eternos. Além disso, é glorioso saber que, em Cristo, nós reinaremos ou reinamos com Ele, visto que com Ele ressuscitamos ou ressuscitaremos (participamos de Sua ressurreição), na condição de sarcedotes reais, desfrutando, assim, deste privilégio maravilhoso, e que nada, nem ninguém, pode nos tirar. Por isso, não se preocupe tanto com o que é alvo de discussão (teorias do milênio), mas desfrute e alegre-se naquilo que é certo e consolador: livres da segunda morte ou da condenação.

Deus seja louvado.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.