PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 19 de julho de 2009

BEM-AVENTURADO (33)

ANO LXVII - Domingo, 19 de julho de 2009 - Nº 3325

"Bem-aventurado os que não viram e creram..." (João 20:29)

Como, às vezes, uma afirmação estulta pode gerar benefício. Tomé, em sua desconfiança, diz: "Se eu não vir e não tocar, não crerei" (João 20:25). Referia-se à experiência da ressurreição física de Jesus. Esta sua "bendita" incredulidade nos leva à garantia do fato da ressurreição, posto que ele, embora discípulo do Senhor, não esperava ser verdade tal fato. Além disto, a exemplo de muitos que, ainda hoje, repetem esta frase, não percebe sua incongruência, pois uma vez que vejo ou toco, não preciso crer.

A fé é este elemento que nos leva a caminhar sem ter a visão física, pois se virmos fica destituída a função da fé. Moisés já não precisava crer na existência de Deus, ele O vira. Sua fé ligava-se ao teor de Suas promessas e palavras, não mais da existência de seu Ser. Isaías não precisava mais crer em anjos, uma vez que os viu e tendo-os visto, já não há lugar para a fé em sua existência, há certeza do fato.

Esta bem-aventurança é tão importante para nós no contexto de nossa existência atual, por nos fazer continuar andando na dependência de nossa relação espiritual com o Senhor e não de nossos olhos ou sentidos. Eu preciso não ver, para crer.

Quando pensamos naquilo que não haverá no céu, imediatamente nos vem à mente: dor, choro, doença, lágrima, pecado, morte, etc. Mas, jamais nos damos conta de que não haverá nem esperança , nem fé. Por quê? Porque a esperança se concretizou e a fé se tornou vista. Não preciso mais esperar pois já alcancei, não preciso mais crer porque vejo.

Nunca vi Jesus, mas creio nEle como meu salvador e Senhor. Nunca vi o céu, mas continuo crendo que ele existe. Jamais vi um anjo ou um demônio, mas creio na existência de ambos.

Com humildade admito que, pela graça de Deus, estou entre os bem-aventurados que não viram e creram. Esteja entre os que assim vivem na mesma dimensão do apóstolo Paulo: "visto que andamos por fé e não pelo que vemos" (2 Co.5:7). Aleluia.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.