PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de maio de 2009

A IGREJA...CRESCIA EM NÚMERO

ANO LXVII - Domingo, 31 de maio de 2009 - Nº 3318

"A Igreja...crescia em número" ( Atos, 9:31 )

Este registro nos fala sobre os primeiros tempos da Igreja Cristã ainda na região de Israel ou palestina. Sua forma verbal pode nos levar ao entendimento equivocado de cessação ou interrupção de crescimento, uma vez que lemos "crescia". Poder-se-ia perguntar: "Não cresce mais?". A resposta é; não. O crescimento continuava e a Igreja iria expandir suas fronteiras para além dos limites geográficos da Palestina e para além das demarcações etnicas dos judeus. O testemunho seria dado em Jesrusalém, Samaria e confins da terra.

Claro que este crescer em número é fruto da graça e bondade soberanas do Senhor, mas tais manifestações ligam-se ao exercício desenvolvido pela Igreja e registrado neste verso da Escritura; edificação, compromisso com temor do Senhor e dependência do conforto (ânimo) do Espírito Santo. Se havia segredo, era este.

Nestes 67 anos de existência da IPVM ela tem crescido (não apenas crescia). Quando vemos o registro de suas atas iniciais e vemos agora suas dimensões, patrimônio, róis e, sobretudo, sua pujança e atividade, entendemos que se aplica a ela este texto de Atos dos Apóstolos, retratando o fato de seu desenvolvimento, para a glória do Senhor.

O crescimento é também numérico, ou seja, agregação e recepção de pessoas seja por adesão (conversão), por filiação (filhos professos) ou por transferência. A IPVM tem participado, igualmente, deste desenvolvimento, recebendo pessoas por profissão de fé e pelo batismo, sendo que no próximo mês receberemos 21 pessoas por estes modos. Louvado seja o Senhor por esta faceta de nossa igreja, pois o Senhor tem acrescentado "dia a dia os que hão de ser salvos". (Atos, 2:47).

Neste 67º aniversário da IPVM é tempo de agradecermos a Deus o fato de que temos, por Sua graça, experimentado, como a Igreja Primitiva, este privilégio de crescer também em número.

A Deus toda a glória.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 24 de maio de 2009

À SENHORA ELEITA E AOS SEUS FILHOS

ANO LXVII - Domingo, 24 de maio de 2009 - Nº 3317

"... à senhora eleita e aos seus filhos..." ( I João, 1 )

Ao lermos este texto parece-nos estranho esta designação por parte de João. No entanto, o velho discípulo, já perto de seus 90 anos de idade, escreve esta carta e chama a igreja de "senhora com seus filhos".

Muito se tem discutido sobre esta expressão joanina, quanto ao fato de referir-se à uma senhora literal, ou seja, uma mulher e seus filhos a quem João se dirige. Mas, o entendimento predominante é de que se trata de uma figura para referir-se, de fato, à igreja local e seus membros.

Não é comum que pensemos na igreja sob esta ótica, isto é, uma senhora e seus filhos. Daí ser desafiador a nós analisarmos este texto nesta perspectiva e aplicá-lo a nós como Igreja Presbiteriana de Vila Mariana.

Primeiro vemos o adjetivo ou qualificativo dado por João a tal comunidade; eleita. Não é apenas mais uma ou qualquer uma, é a eleita. Este é um motivo de gratidão profunda ao Senhor por ser ela Sua eleita . Isto a torna alvo do cuidado especial de Deus e a coloca sob a ação separadora e seletiva do próprio eleitor (Deus) em relação a outros grupos humanos. Que privilégio tem a igreja em ser assim chamada. Notem que ele não se refere à Igreja (Comunidade e Comunhão dos santos), mas a uma igreja local, goegraficamente e administrativamente estabelecida. Que glória, que privilégio, que responsabilidade.

Na sequência podemos ver o apóstolo acentuar o fato de sua fertilidade, ou não esterilidade, já que fala de seus filhos (eleitos com ela). A senhora é chamada e capacitada por seu Senhor a gerar filhos. Graças a Deus porque a IPVM tem alcançado este propósito, com centenas e centenas de filhos. O conselho examinará 26 pessoas com vistas à profissão de fé e profissão de fé e batismo. São os filhos da "senhora eleita". Neste sentido algumas filhas (hoje já senhoras como a mãe) foram trazidas à luz (Saúde, Butantã, Morumbi, Higienópolis e outras) e outras estão em formação (Ipiranga, Moema , Itapeva), além de outras distantes geograficamente nos sertões do Brasil.

Esta "senhora eleita" (IPVM) tem cumprido seu trabalho e promovido o Reino de Deus e espalhado a boa semente do Evangelho de Jesus Cristo. Agradeçamos a Deus não apenas por sermos eleita, mas também por termos sido fertil até aqui, ao mesmo tempo oremos para que continuemos gerando filhos para a glória do Senhor.

Rv. Paulo Audebert Delage

domingo, 17 de maio de 2009

MEMBROS FUNDADORES DA IPVM

ANO LXVI - Domingo, 17 de maio de 2009 - Nº 3316

MEMBROS FUNDADORES DA IPVM

Consta na Ata da 1ª Reunião da Comissão designada para organizar a Igreja de Vila Mariana, realizada às 21 horas do dia 30 de maio de 1942, presentes os seguintes membros da referida Comissão: Rev. Miguel Rizzo Junior, relator, Rev. Amantino Adorno Vassão e Presbítero Sr. Warwick Kerr (ausente o Presb. Sr. José de Oliveira), que resolveu-se fazer a reunião "ad-referendum" duma reunião regular na qual tomem parte todos os membros da Comissão.

Os trabalhos foram abertos com oração dirigida pelo Rev. Miguel Rizzo Junior e foi eleito secretário o Rev. Amantino Adorno Vassão. Registrou-se também a presença do Rev. Jorge Goulart, que "tem estado à frente da Congregação e será seu pastor após a organização da Igreja, conforme resolução do Presbitério".

Foram recebidas as cartas de transferência dos seguintes crentes, vindos da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo, que constituirão a nova Igreja: Oswaldo Augusto Schrmeister, Eça Pires de Mesquita, Domingos Avoleta, Elesbão Ferreira de Abreu, Gabriel Issa, Gustavo Guilherme Welkis, José Timotheo Borges, Arsênio Scarpioni, Luiz Menossi, Albano Rubim, Alberto Luiz Pitta, Baldomero Wey Garcia, Uriel Garcia, Honório Goulart, Rosa Andretta Menossi, Zoraide Mesquita, Maria Helena Pitta, Helena Jahnell Pitta, Antonieta Mesquita Garcia, Christina Goulart, Christina Bassi, Luzia Bassi, Esther Alves Correa, Helia Helena Welkis, Helena Borges, Maria Jahnell Borges, Julieta Jahnell de Faria, Maria Gomes Ferreira, Maria Marques Minoso, Francisca Longo Barbosa, Amy Meirwether, Aristides de Mesquita, Camilo Ashcar, Cataldo Amorese, Cornélio Amorese, Dalila Pinto de Souza, Dulcinea Sene Mesquita, Evangelina Toledo Amorese, Ida Knoll Mesquita, Irahy Rodrigues de Lara, Isaac de Mesquita, Isaac de Mesquita Junior, Ismênia Saul Siqueira, Ítalo Brasil Portieri, Luiza Jahnell, Lydia Amorese, Manoel Bolero ..., Maria Cândida Pires de Mesquita, Maria de Mesquita, Mary Meriwether, Polybio de Mesquita, Rodolpho Dunit Maluhy, Ruth Meriwether Portieri, Sebastião de Faria, Vicente Barbosa de Oliveira.

Foram recebidas por Profissão de Fé na mesma ocasião, tendo sido batizados na infância: Zilda S. Fiore, Diva Sene, Kéziah Sene Azevedo

Foram recebidos por jurisdição, na mesma ocasião: Zilda Pinto de Souza, Benedicto Quaglio, Maria do Carmo dos Santos Flud, Gustavo Welkis, Elisa Chiavato Avoletta.

"Com o rol formado pelos crentes acima, resolveu a Comissão organizar, de acordo com a Constituição, A Igreja Cristã Presbiteriana de Vila Mariana". "Resolveu a Comissão reunir-se novamente no dia 31 de maio, às 10 horas e 30 minutos, para a solenidade de organização da Igreja e eleição de oficiais, devendo ainda reunir-se às 20 horas do mesmo dia para a instalação solene dos oficiais referidos". "Confiou a Comissão a elaboração do histórico da Igreja ao Rev. Jorge Goulart."

domingo, 10 de maio de 2009

DIA DAS MÃES

ANO LXVI - Domingo, 10 de maio de 2009 - Nº 3315

DIA DAS MÃES

"Mãe... são três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabem o infinito

Para louvar a nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer.

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do céu
E apenas menor que Deus." Mário Quintana

Datas ligadas ao Dia das mães:

Século XVII na Inglaterra: Quarto domingo da Quaresma dedicado às mães operárias.

1905: Nos EUA Anna Jarvis (filha de pastor) perde sua mãe. As colegas para ajudá-la promovem uma festa em memória de sua mãe. Ela deseja estender esta homenagem a todas as demais.

Em 26 de maio de 1910, o governador da Virgínia Ocidental (EUA) oficializa o Dia das Mães no calendário daquele Estado, graças ao empenho de Anna.

Em 1914 o presidente dos EUA, Woodrow Wilson, unifica e institui a comemoração oficial do dia das mães no 2º domingo de maio.

EM 1923, DEVIDO À COMERCIALIZAÇÃO E DESVIO DO PROPÓSITO, A PRÓPRIA ANNA ENTRA COM UM PROCESSO PARA CANCELAR O DIA DAS MÃES. NÃO OBTÉM SUCESSO.

Em 1948 Anna morreu, aos 84 anos, sem ter sido mãe.

No Brasil a Associação Cristã de Moços celebra em 12 de maio de 1918 este dia pela primeira vez.

Em 1932 Getúlio Vargas oficializa o 2º domingo de maio para esta comemoração.

Em 1947 Dom Jaime B. Câmara determina que seja integrada esta celebração ao calendário oficial da Igreja Católica Romana no Brasil. (Fonte (entre outras) Portal da Família)

Não nos deixemos tomar pelo espírito mercantilista a vulgarizar data tão significativa. Nossas mães merecem, não apenas hoje, mas todos os dias nosso respeito, carinho e consideração.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 3 de maio de 2009

NOSSA HISTÓRIA

ANO LXVI - Domingo, 03 de maio de 2009 - Nº 3314

NOSSA HISTÓRIA

(Ata de Organização da IPVM)

"Ata nº 3 – 31 de maio de 1942.

Às 19 horas e 55 minutos do dia 31 de maio, numa das salas anexas ao salão de cultos da Igreja Cristã Presbiteriana de Vila Mariana, à Rua Vergueiro, 2407 (mesmo local das reuniões anteriores), reuniu-se a Comissão, presentes todos os seus membros: Rvs. Miguel Rizzo Júnior e Amantino Adorno Vassão e presbíteros Srs. Warvick Kerr e José de Oliveira. Os trabalhos foram abertos com oração dirigida pelo Rev. Miguel Rizzo Júnior. Foram lidas, digo, foi lida e aprovada a ata número 1, de 30 de maio. Submetidos os passos já dados à apreciação da Comissão, ora completa, foram os mesmos homologados. Passou-se ao culto público, sendo ordenados: o Presbítero Sr. Cataldo ... e os Diáconos Srs. Polybio Mesquita, Baldomero Wey Garcia e Vicente Barboza de Oliveira; sendo então, instalados estes e os Presbíteros Srs. Honório Goulart e Isaac de Mesquita (anteriormente ordenados nas igrejas de onde vieram). Foi, então, solenemente empossado no pastorado da Igreja, conforme resolução do presbitério, o Rev. Jorge Goulart. Pregou o Rev. Miguel Rizzo Júnior baseado no versículo 39 do 1º capítulo do Evangelho de João, a respeito do seguinte tema: "Horas Decisivas", tendo o Rev. Amantino Adorno Vassão dirigido a parênese aos novos oficiais. Registrou-se a presença de representantes da congregação presbiterial do Jardim América e da chamada Igreja do Rev. Benedicto Hioth. Nada mais havendo a tratar, o Rev. Miguel Rizzo Júniro avisou que, oportunamente convocará nova reunião para ultimar os trabalhos, sendo a reunião encerrada às 21 horas e 45 minutos com oração dirigida pelo Rev. Miguel Rizzo Júnior. E eu, secretário, lavrei esta que assino. Amantino Adorno Vassão."

Trata-se da ata da instalação dos oficiais e do pastor da IPVM em sua organização. É importante recordarmos e agradecer a Deus a vida daqueles que já passaram por aqui e fincaram as raízes fortes e profundas de uma igreja de fé cristã reformada e presbiteriana. Neste 67º ano de organização, louvemos ao Senhor pela existência de nossa querida IPVM e pela vida daqueles que têm feito parte desta bela e vibrante história: eles e nós.

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.