PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de novembro de 2009

REFORMA RELIGIOSA DO SÉCULO XVI

ANO LXVII - Domingo, 01 de novembro de 2009 - Nº 3340

REFORMA RELIGIOSA DO SÉCULO XVI

No dia 31 de outubro relembra-se o movimento reformista religioso do cristianismo, ocorrido no ano de 1517, com seu início na Alemanha e capitaneado pelo monge católico-romano Martinho Lutero.

Sua proposta de debate foi o modo comum de se discutir algum assunto dentro da esfera acadêmica, ou seja, afixando as teses a serem tratadas em um lugar público e convidando para o debate. Assim fez, ao afixar suas 95 teses contrárias à venda de indulgências (perdão pleno dos pecados) efetivada por outro clérigo romano (Tetzel), a mando da Cúria Romana, para levantar fundos com vistas ao término da Basílica de São Pedro em Roma.

Contra esse processo mercadejante da salvação, Lutero assumiu posição firme. Sua postura chegou até ao Papa Leão X que, a princípio, julgou tratar-se de "querela de monges". Questões políticas, econômicas e culturais foram também agregadas ao filão religioso da Reforma Protestante. O movimento cresce, toma proporções avantajadas. O Papa lança a bula de excomunhão de Lutero (Exsurge Domini – Levanta-te Senhor), afirmando que "um javali selvagem havia invadido a vinha do Senhor".

O movimento se intensifica. Lutero tem proteção política e militar de príncipes alemães. A onda extrapola as fronteiras alemãs e se espalha pela Europa. Cidades aderem às propostas de reforma. Grupos novos e com propostas um pouco diferentes das de Lutero surgem (zuinglianos- Suiça). Tornava-se difícil sufocar este movimento e seu crescimento.

A Igreja Romana lança (1525) a Contra-Reforma, no intuito de barrar tal desenvolvimento, criando dispositivos de perseguição, investigação e eliminação de indícios de protestantismo, visando estancar o avanço da Reforma nos países onde já se instalara e impedir que chegasse aos que ainda não haviam sido influenciados. Logra êxito, em parte, com tais medidas, mas o movimento não para de crescer. No entanto, diminui seu ritmo e começa a acomodar-se.

Entre estruturação e despertamentos a Reforma se firmou e acabou por espalhar seus princípios e postulados por várias partes do mundo, por meio do movimento missionário moderno, do que, nós evangélicos-protestantes brasileiros, somos fruto.

A Reforma não acabou, somos seus continuadores, pois "Igreja Reformada, sempre reformando".

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.