PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de janeiro de 2008

TEMER AO SENHOR (2)

ANO LXV - Domingo, 27 de Janeiro de 2008 - Nº 3248

Temer ao Senhor (II) (Levítico 19:3)

Conforme registramos no boletim anterior, apresentaremos alguns artigos baseados neste capítulo do (pouco lido) livro de Levítico, com sua riqueza extensa e profunda.

Moisés repassa ao povo as diretrizes do Senhor, cujo propósito é a manifestação de Sua Santidade no processo de santificação de Sua gente (v.2). Fica claro que o Senhor deseja que sejamos santos, porque Ele o é. Percebam que isto é reafirmado pelo apóstolo Pedro (I Pedro 1:15-16) como ênfase no fato de ser este o anelo de Deus. O Senhor Jesus coloca esta mesma verdade de modo um pouco diferente ao afirmar: "Sede vós perfeitos, como perfeito é vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:48). Assim, está a desafiarnos à santidade e perfeição em nossa vida e conduta.

Deste modo vemos que o Senhor estabelece mais um princípio quanto à nossa santificação (como reflexo da santidade de Deus) vinculando-a agora ao respeito ao pai e à mãe. Quando lemos esta exortação do Senhor, segue-se a ela a expressão - "Eu sou o Senhor", que nos faz ver que nossa postura de obediência a nossos pais deve-se ao fato de temermos ao Senhor. É a Pessoa dEle que está em destaque, antes que a de nossos pais. É a Ele que atingimos ou honramos quando o fazemos a nossos pais. Há também a responsabilidade dos pais em refletir a Pessoa do Senhor. A mutualidade e reciprocidade estão latentes, mas presentes, neste texto. O apóstolo Paulo insistirá nisto ao fazer esta afirmação: "filhos, obedecei a vossos pais no Senhor" (Efésios 6:1). Os pais são postos como autoridade sobre nós e devem ser honrados (obedecidos) como expressão de nosso temor ao Senhor. É claro que nossa obediência a eles se estabelece até ao limite de sua autoridade delegada, isto é, caso eles se coloquem, ou queiram colocar-se, acima do Senhor, nossa obediência será devida ao Senhor antes que aos nossos pais.

O respeito, a obediência, o carinho, o amparo, o zelo, o amor e outras manifestações com relação aos nossos pais devem ser a tônica na vida do cristão, fazendo refletir nosso compromisso com o Senhor Deus de Quem somos, a Quem servimos e tememos.

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 20 de janeiro de 2008

TEMER AO SENHOR (1)

ANO LXV - Domingo, 20 de Janeiro de 2008 - Nº 3247

Temer ao Senhor (Levítico 19:14)

A leitura Bíblica seletiva ou não sistemática, deixando de cobrir toda a extensão do texto bíblico, traz consigo o risco de nos fazer ligados apenas a alguma parte e acarretar a perda da visão de todo. É comum pessoas lerem apenas o Novo Testamento, ou Salmos, ou Profetas, mas quando lemos a Bíblia em sua extensão total (Gênesis- Apocalipse) somos levados a encontrar (descobrir) elementos belíssimos para nossa vida de compromisso com o Senhor e Seu Reino. O capítulo 19 do livro de Levíticos talvez faça parte desta faixa que recebe pouca (ou nenhuma) atenção ou visitação dos leitores "seletivistas". Mas, vemos aqui expressões riquíssimas quanto às diretrizes de Deus para nosso viver. Em alguns boletins trabalharemos conceitos presentes neste capítulo, a começar por esta linda e séria admoestação do Senhor.

O Senhor (por meio de Moisés) notabiliza ou destaca duas situações de deficiências físicas bem graves, levando-nos a ver nossa responsabilidade, como filhos e servos dEle, no trato com nosso semelhante. Ele fala sobre o surdo e o cego. O objetivo é preservá- los, guardando-lhes a dignidade. Vejam que a ordem é para não amaldiçoar o surdo e não fazer tropeçar o cego. Ora, a maldição dirigida contra o surdo não pode ser por ele recebida (ouvida) não lhe dando oportunidade de defender-se ou manifestar-se. Igualmente ocorre quando se faz maldosamente tropeçar o cego. Não saberia este a quem se dirigir para expressar sua indignação. Em ambos os casos as "vítimas" da ofensa e do abuso não teriam ciência de sua origem. Temos então a expressão: " mas temerás o teu Deus..." Eis o motivo pelo qual não podemos nos comportar levianamente com tais pessoas; devido a temermos a Deus; por causa do temor do Senhor. Nosso vínculo é com o Senhor, nossa consciência a Ele está ligada, nossa conduta é por Ele direcionada, nossa ética é por Ele determinada. Não faço estas coisas, ou faço estas coisas, por causa do temor do Senhor. O surdo não poderia ouvir o impropério, o cego não poderia ver a armadilha, mas o Senhor ouve e vê, e por temor a Deus não pratico atos indignos e vis. Deus nos abençoe para que nos conduzamos todos os dias movidos pelo temor do Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 13 de janeiro de 2008

POR QUE IR À IGREJA?

ANO LXV - Domingo, 13 de Janeiro de 2008 - Nº 3246

Por que ir à Igreja? ("Voice of the pew 1/9/2006) – A voz do banco

Pr. Bill Fawcet
Trad. Oswaldo Profeta

Certo freqüentador de igreja escreveu uma carta a um jornal, dizendo não fazer sentido ir à igreja todos os domingos. "Durante trinta anos, diz, tenho ido à igreja. Já ouvi cerca de três mil sermões e não me lembro de nenhum deles. Assim, creio que ando perdendo meu tempo, e o pastor (sermonista) o dele. Ouço sermões que não levam a nada..."

A carta provocou grande celeuma na coluna Cartas ao Editor. Para deleite do Editor, as missivas chegavam aos montes, e isto era bom para o jornal. Até que um dia alguém escreveu com o seguinte argumento, "... Estou casado há trinta anos. Minha esposa já preparou 32.000 refeições para mim. Não me lembro sequer de um único tipo de cardápio que ela tenha preparado com tanta dedicação. Todavia, de uma coisa me lembro: a sua comida me tem fortalecido, me dá a energia necessária para continuar trabalhando, na luta pela existência. Sem o alimento da minha querida esposa, eu já teria ido para o cemitério... Em contrapartida, se eu não tivesse, ido a igreja todo esse tempo, não teria recebido um alimento nutritivo para a vida e, sem dúvida, hoje estaria morto espiritualmente... além de fisicamente desnutrido." Quando você está caindo para o nada... Deus está subindo para um tudo. Olhe para cima e veja, antes que seja tarde.

A fé enxerga o invisível; acredita no inacreditável; recebe o impossível... Graças te damos, Senhor, porque nos dás o alimento nutritivo para as nossas almas.

Encaminhado pelo irmão Oswaldo Profeta (extraído de um jornal local americano)

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 6 de janeiro de 2008

OLHANDO FIRMEMENTE

ANO LXV - Domingo, 06 de Janeiro de 2008 - Nº 3245

Olhando Firmemente ( Hebreus,12:2 )

Em nosso culto de vigília do dia 31 , usei este texto e este tema para o sermão naquela noite. Resolvi aproveitá-los para este primeiro boletim de 2008, tendo em vista sua pertinência.

O autor desta carta insta conosco para que tenhamos nossos olhos postos fixamente em Jesus, que é o autor e consumador de nossa fé, isto é, aquele em quem ela se origina e aquele em quem ela alcança seu propósito. Devemos manter nEle o foco permanente de nossa atenção e visão. Devemos fazer isto volvendo os olhos ao passado com gratidão, contemplando as muitas manifestações graciosas da bondade e misericórdia do Senhor em nos preservar e suster. São inúmeros os motivos de agradecimento ao Senhor por Seu zelo e cuidado para conosco e os de nossa casa. Embora presentes as lutas, inumeráveis foram as vitórias. Devemos manter os olhos fixos em Jesus lançando-os para o futuro com esperança. Há necessidade de mantermos as esperanças apesar desta maré de corrupção, leviandade, violência, etc. Temos que manter vivos nossos sonhos e ideais, não desistindo deles mesmo com as posturas indignas e impróprias de mandatários e governantes. Viver, agir, trabalhar de tal modo a construirmos um mundo melhor no dia de amanhã. Temos que olhar fixamente para Jesus dirigindo nossos olhos para o alto com dependência dEle. Não somos auto-suficientes ou todo-poderosos. Ao contrário, dependemos da ação providente do Senhor. Se Ele não edificar, em vão trabalham os que edificam; se ele não guardar, em vão vigia a sentinela. Nosso ser e agir têm que estar ligados e vinculados à ação do alto. Nossa dependência dEle deve ser permanente, a fim de fazermos manifesta Sua vontade aqui na terra como é feita no céu. Por fim , mas não menos importante, precisamos manter fixos nossos olhos em Jesus, dirigido- os para os lados com solidariedade. Amados , são muitos os que , ao nossos redor, estão morrendo sem uma palavra ou gesto de solidariedade. Pessoas que esperam alguém com quem possam falar, alguém que lhes possa manifestar um mínimo de misericórdia e bondade. Há milhares e milhares de carentes materiais, emocionais e espirituais ao nosso lado; gente de toda classe e condição. Olhemos com fixidez para Jesus, fazendo com que nossos olhos enxerguem estes carentes ao nosso redor , para estendermos a eles o verdadeiro sentido da vida: o amor do Senhor manifesto em nosso amor por eles, em um gesto de solidariedade, respeito e amparo.

Neste novo ano , olhemos firmemente para Jesus, não afastemos dEle nossos olhos, levando-os a olhar para trás, para frente, para cima e para os lados, manifestando assim o "bom perfume de Cristo". Feliz 2008, compromissados com o Senhor Jesus e Seu Evangelho.

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.