PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de novembro de 2007

ELEIÇÕES NA IGREJA

ANO LXV - Domingo, 25 de Novembro de 2007 - Nº 3239

Eleições na Igreja (Atos 6:5 e 14:23)

Há muitas pessoas que não gostam que se trate desta questão no âmbito da Igreja, isto é, eleição de diáconos e presbíteros. Já estão saturadas de política secular e de políticos inescrupulosos, e acabam associando, indevidamente, as duas coisas.

Há os que abominam assembléias e dizem que não participam e não querem nem saber: "Tô fora; Num tô nem aí".

Pode-se até entender tal atitude, mas será a mais sábia e mais adequada? Vemos que a prática de eleição de oficiais remonta à Igreja Cristã Primitiva, sendo esta a via pela qual a Igreja estabelecida aqueles que iriam conduzi-la. Não há indício de exercício arbitrário ou exclusivo de um individuo colocando ou instalando pessoas nos ofícios. Trata-se de uma manifestação democrática e bíblica. Vemos também que, em nosso sistema, este é um dos poucos momentos em que a Igreja se manifesta em ponto tão relevante. Assim é que se verifica a importância da participação nas assembléias, já que escolheremos aqueles que nos irão conduzir e representar. Aplica-se aqui a máxima da democracia: "cada povo tem o governo que merece (escolhe)". Sem dúvida nenhuma, cada Igreja em os oficiais que ela merece (escolheu). É preciso, portanto, muito critério, oração e zelo nesta hora de deliberação sobre nomes que comporão a liderança de nossa Igreja. Deixar de vir ou não se envolver, é furtar-se ao previlégio e a oportunidade de direcionar a vida da Igreja e estabelecer liderança efetivamente comprometida com o Senhor, Sua palavra e Seu Reino.

Participar da escolha dos oficiais é privilégio e direito dos membros comungantes da Igreja. A participação tem igual peso decisório, ou seja, o voto tem o mesmo valor. Ninguém tem voto diferenciado ou pode votar mais vezes. É momento de isonomia entre os membros comungantes, exercitando o direito de dizer quem você escolhe para conduzi-lo. Não vir e não votar é renunciar a tal privilégio e abrir mão do direito de exigir daqueles que foram eleitos o cumprimento de suas obrigações. Minha omissão gera a extinsão do direito moral de crítica aos que foram eleitos.

Pense sobre isto. Venha participar de nossa assembléia, e com muita oração e dependência de Deus dê seu voto, escolha aquele(s) que, à luz da Palavra de Deus, esteja(m) mais qualificados(s) para o ofício. Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 11 de novembro de 2007

SEMELHANTEMENTE, QUANTO AOS DIÁCONOS...

ANO LXV - Domingo, 11 de Novembro de 2007 - Nº 3237

"Semelhantemente, quanto aos diáconos..." (I Timóteo 3:8)

Com a graça do Senhor realizamos no último dia 28/10 nossa assembléia para eleição de 05 presbíteros, havendo seu transcurso ocorrido em perfeita ordem e paz.

Temos, agora, a oportunidade de elegermos diáconos, visto que 07 irmãos estão com seus mandatos vencendo. Deste modo a igreja está convocada para reunir-se dia 02/12/07 às 10:30 h em primeira convocação. Casa não haja quorum a segunda convocação será no dia 09/12/07 às 10:30 h com qualquer número de presentes. O apóstolo Paulo em sua primeira carta a Timóteo nos fala das qualificações dos diáconos e usa o termo "semelhantemente", para referir-se ao fato de que os diáconos devem, à semelhança dos presbíteros, ter alta qualificação moral e espiritual para o exercício de seu ofício.

Podemos tomar este termo usado pelo apóstolo e aplicá-lo ao nosso contexto, afirmando que os procedimentos para a assembléia de eleição de diáconos, "semelhantemente" à dos presbíteros, terão as mesmas diretrizes. Assim, a igreja deve estar cônscia da necessidade de chegar no horário, ASSINAR A FOLHA DE PRESENÇA , para que possa haver verificação de quorum. Assim, ao chegar, é preciso que assine a lista de presença. Se você chegar pelos fundos (quadra) ou ficar no salão social para o culto matutino, também deve assinar a lista de presença ANTES das 10:30 h, quando será feita a verificação do quorum. Chegando após as 10:30 h ou chegando antes e não assinando até a hora da convocação, sua presença não será contada e poderemos não alcançar o número necessário para a realização da assembléia. Oramos muito pela ocorrência da última eleição; semelhantemente, devemos orar de igual modo por esta nova assembléia e elegermos homens que estejam de acordo com os padrões de Deus manifestos e exigidos em Sua Palavra.

Ore, venha, chegue no horário, assine a lista de presença, vote. É seu privilégio e sua responsabilidade como membro comungante da IPVM. Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 4 de novembro de 2007

CAIU EM ISRAEL UM PRÍNCIPE E UM GRANDE HOMEM

ANO LXV - Domingo, 04 de Novembro de 2007 - Nº 3236

"Caiu em Israel um príncipe e um grande homem" (II Samuel 3: 38).

Momentos difíceis foram vividos pela IPVM na semana atrasada. Em quatro dias, dois preciosos e mui amados irmãos foram chamados à Presença do Pai e tirados de nosso convívio.

A IPVM teve sua cantata da reforma apresentada por duas vezes de modo belíssimo. Realizamos com tranquilidade e paz nossa assembléia, elegendo cinco presbíteros. Mas, a tristeza esteve também presente no meio de nós e em nosso coração. A morte de nossos irmãos Paulo e Salvador (mesmo com o quadro de enfermidade em que se encontravam) nos trouxe muita consternação.

Entretanto, quando lemos este texto que registra a ocorrência da morte de um valente guerreiro em Israel, não podemos deixar de aplicá-lo àqueles queridíssimos irmãos a quem o Senhor chamou: Caíram na Igreja dois príncipes e dois grandes homens. De fato, eles foram príncipes em Israel (Igreja) e grandes homens na sociedade. Reconhecemos, como Igreja, a verdade aqui assentada e reverenciamos a memória destes dois servos fiéis do Senhor nosso Deus. Eram ( e são) d'Ele e O serviram com fidelidade, legando-nos este exemplo desafiador de também O servirmos com dedicação e estarmos prontos e seguros n'Ele quando arrostarmos e enfrentarmos nosso último inimigo; a morte. Solidarizamo-nos com ambas as famílias, estendendo nosso ombro de apoio, fraternidade e amparo, para chorarmos juntos, mas, sobretudo, para seguirmos juntos celebrando com gratidão a Deus a vida fiel e exemplar destes dois homens de Deus, a quem, com muita propriedade, aplicamos o dito do livro santo: "Caíram em Israel dois príncipes e dois grandes homens". O Senhor abençoe assim as famílias desses amados e queridos irmãos, que agora estão com o Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.