PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de março de 2007

OPOSIÇÃO, RESISTÊNCIA E DESOBEDIÊNCIA

ANO LXIV - Domingo, 25 de março de 2007 - Nº 3204

OPOSIÇÃO, RESISTÊNCIA E DESOBEDIÊNCIA (Atos 5: 29)

“Como ovelha muda perante os seus tosquiadores ele não abriu a sua boca” (Isaías 53:7 b). Este é um texto deveras sublime e aplicável ao Servo Sofredor, o Senhor Jesus. Ele, de fato, não abriu Sua boca , curvou-se àquelas circunstâncias por ser vontade do Pai.

Porém, irmãos(ãs), embora sejamos também ovelhas do Aprisco do Senhor, não podemos nos manter silentes, calados e mudos diante de decisões e deliberações legislativas que nos afrontam e, assintosamente, tripudiam e vilipendiam os princípios da fé cristã.

A tramitação de projeto de lei que estabelece como crime passível de pena de reclusão de até 05 (cinco) anos, a qualquer forma de restrição às manifestações sociais de demonstrações públicas de afetividade de pessoas do mesmo sexo (beijar em público, assentar no colo, etc.), ou cerceamento de ingresso (não freqüência, mas integração como sócio, associado, membro, etc.) em qualquer instituição pública ou privada de pessoas que tenham preferência ou opção sexual convergente para alguém do mesmo sexo, seja homossexual, transsexual, travesti , etc.

São os nossos representantes que estão fazendo isto. São aqueles que o povo escolheu para conduzi-lo, dirigi-lo e governá-lo. A omissão dos justos e retos é a oportunidade dos iníquos e ímpios.

Tenho convicção de que as pessoas não podem ser impedidas do exercício de seus direitos como cidadão. Não se pode agir com violência física (ou de qualquer ordem) contra pessoas que têm esta opção sexual. É preciso haver respeito. No entanto, é necessário que haja limites e os que assim desejam viver (em afronta aos ditames da fé cristã revelada em nossas Escrituras Sagradas) precisam saber que suas atitudes não são aceitáveis, nem apoiadas por outros que mantém firme sua convicção e fé cristã.

Pessoas que tenham este comportamento e que queiram entrar e participar dos cultos serão bem vindas como deve ser em um ambiente de culto cristão. Mas, sua integração à membresia da Igreja não poderá ser admitida se são praticantes de tal forma de vivência sexual. Não é discriminação, é fidelidade a Deus e à Sua Palavra. Aplica-se o mesmo princípio ao ladrão, assassino, adúltero, etc. Se deixam e abandonam tal comportamento são admitidos, caso contrário não o são.

Aprovando tal legislação abrimos a porta para admissão da pedofilia (ainda crime), necrofilia (ainda crime), etc, já que são manifestações de sexualidade. “Estas formas são doentias, portanto, é algo diferente”; poderão alegar. Até quando (a homossexualidade já foi vista como manifestação doentia)? Dentro em pouco tempo poderão já não ser vistas mais desta maneira. Os que assim se comportam, reivindicarão seus direitos como cidadãos e a criminalização do impedimento da manifestação de sua opção sexual.

Irmãos, é tempo em que se começa a exigir de nós postura de confrontação e desobediência civil mais uma vez, tendo em vista a imoralidade que se pretende assentar por via da lei. Não tenhamos dúvida: “importa mais obedecer a Deus que aos homens” (Atos 5:29). Amamos, em Cristo, as pessoas que assim têm manifestado sua preferência sexual, mas repulsamos e repudiamos seus atos por entendermos serem contrários às diretrizes do Senhor Deus, expostas e firmadas em Sua Palavra.

Rejeitemos tal propositura legislativa lutando de todos os modos lícitos contra esta posição, assumindo os riscos todos de nossa convicção de fé, resistindo ao pecado, se necessário, até à prisão e ao sangue (Hebreus 12:4). Enchamos, pela fidelidade a Deus, as prisões deste país. Deus tenha misericórdia deste brasil (letra minúscula).

Rv. Paulo Audebert Delage

domingo, 18 de março de 2007

PORTA FECHADA

ANO LXIV - Domingo, 18 de março de 2007 - Nº 3203

PORTA FECHADA (Gênesis 7:16)

Torna-se difícil imaginar nosso sistema social ligado à engenharia e arquitetura, sem a figura da porta. A porta é o elemento que estabelece a interligação de dois (ou mais) ambientes e propicia a transposição de um para outro. É instrumento de privacidade (banheiros) e segurança (casas, lojas, etc). O uso figurativo da porta no universo lingüístico é muito comum. Usa-se para dizer que “uma porta de emprego está aberta naquela empresa”, ou então “que existe uma porta de esperança aberta quanto ao tratamento”. Porta é também sinônimo de oportunidade presente (aberta) ou passada (fechada) comumente empregada neste sentido no âmbito das Escrituras Sagradas cristãs.

A referência que temos no texto apontado neste artigo é sobre a arca construída por Noé, na qual Deus fez preservar a vida em um contexto de juízo e destruição que se abateu sobre o mundo de então. Durante um longo tempo Noé pregou a todos os seus contemporâneos. Falava-lhes de Deus e Sua graça , mas também de Sua justiça e juízo. Enquanto construia a arca, pregava. A porta estava aberta. As pessoas não se importavam com tal postura, ridicularizavam e zombavam daquele anunciador da justiça que os chamava ao arrependimento e à fé. Como João Batista, Noé clamava no deserto. Mas, a porta estava aberta.

O tempo do relógio de Deus atingiu seu final e esgotou-se. A areia da ampulheta de Deus se escoara totalmente. Começa a chover. Os céus se rompem em um verdadeiro dilúvio. A porta é fechada e trancada por fora. Não há possibilidade de abrir. Desespero, angústia, choro, gritos, lamentos, blasfêmias, súplicas. Nada adianta. Tudo vão. A PORTA ESTAVA FECHADA.

Hoje esta história volta a ocorrer. Deus está exercitando sua paciência e graça. Os pregoeiros da graça e da misericórdia divinas estão trabalhando e chamando as pessoas ao arrependimento e à fé em Cristo. Muitos há que têm ouvido e entrado por esta porta ainda aberta. Entre você também por esta porta que é Jesus, aberta a todos ainda hoje. Aproveite a oportunidade, pois como nos dias de Noé esta porta também será fechada e as chances desaparecerão. Entre agora e experimente a certeza de segurança de salvação em Cristo Jesus e receba a vida eterna, lembrando-se do que disse Jesus: “então os que estavam preparados entraram com ele para a grande festa ; e FECHOU-SE A PORTA” (Mateus 25:10).

Deus o (a) abençoe.

Rv. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.