PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de agosto de 2006

UM OUTRO EVANGELHO

ANO LXIV - Domingo, 27 de agosto de 2006 - No 3174

Um Outro Evangelho

Afirma-se que há hoje, no Brasil, cerca de 40 milhões de "evangélicos". Isso representa mais de um quarto da população do Brasil. Não há grupo religioso que "cresça" mais em nosso país hoje em dia. Além disso, o mundo "gospel" tem ocupado cada vez mais espaço na mídia, na política e em outros setores. Isso nos leva a seguinte reflexão: se o segmento evangélico cresce tanto no país, por que esse crescimento não vem acompanhado de uma transformação moral e espiritual na sociedade? Por que a nação continua mergulhada na corrupção, na violência, na imoralidade, na maldade? E o que é pior: como compreender que deputados da "bancada evangélica" do Congresso estejam envolvidos num dos maiores escândalos de corrupção de nossa história, a máfia dos "sanguessugas"?

A nosso ver, o que ocorre em nossos dias é que um falso evangelho tem sido anunciado, uma mensagem diferente daquela pregada e vivida por Jesus nos Evangelhos e exposta pelos apóstolos nas epístolas. O evangelho pregado em nossos dias promete salvação e oferece um lugar garantido no céu, mas não leva o pecador a se comprometer com uma mudança de vida. Esse evangelho falso dá uma garantia equivocada de salvação a pessoas que não apresentam uma transformação de vida; "aceitam" a Jesus como Salvador, com seus lábios, mas não assumem um compromisso de vida com Cristo, recebendo-o como seu Senhor! As pessoas têm sido enganadas, pois um anúncio que promete salvação sem exigir mudança de vida é uma mensagem distorcida das boas novas, que perpetua as pessoas num caminho de condenação!

É necessário voltarmos à essência da mensagem do Novo Testamento. Jesus apresenta, por meio de sua vida e de suas palavras, um caminho gracioso, mas não um caminho fácil. É preciso que nos lembremos que seguir a Jesus exige renúncia: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á." Mt 16.24-25. O verdadeiro evangelho de Cristo Jesus nos leva a negar o nosso próprio eu pecaminoso, e trilhar um caminho de santidade. É preciso morrer para uma vida de pecado, e ressuscitar para uma nova vida, um novo e vivo caminho.

A beleza da vida cristã está na coerência entre o que se professa e o que se vive: aquilo que se diz com os lábios deve ser conseqüência de um comportamento transformado, de um coração regenerado. A Igreja precisa resgatar em sua prática e em seu púlpito a mensagem transformadora da cruz de Cristo: uma mensagem que estimule as pessoas a ter em Cristo para a salvação, mas que exija delas um arrependimento genuíno, o abandono da prática do pecado e busca de um novo viver em Cristo, um viver no qual Jesus seja Senhor!

Quando o verdadeiro evangelho voltar a ser anunciado e vivido pelos "evangélicos", então assistiremos não apenas a um crescimento numérico dos "crentes" em nosso país, mas testemunharemos uma transformação verdadeira de todas as esferas da sociedade.

Rev. Davi

domingo, 20 de agosto de 2006

A IGREJA QUE DEUS USA

ANO LXIV - Domingo, 20 de agosto de 2006 - Culto Matutino

A Igreja Que Deus Usa

Sermão do Rev Oswaldo Prado, gravado no culto matutino de 20 de agosto de 2006 na Igreja Presbiteriana de Vila Mariana, em São Paulo.

Neste sermão o Rev. Oswaldo aborda as diferenças entre a Igreja espiritual edificada pelo próprio Senhor Jesus e as diferentes denominações de igrejas criadas pelo homem.

"O número de evangélicos no Brasil vem crescendo, mas temos um paradoxo, pois este crescimento tem se dado, em muitos casos, sem fundamento."

O que deu errado com a igreja evangélica neste país? A melhor forma que temos para entender é fazendo perguntas:
  1. Diante de quem esta Igreja deve estar? (9:15)
  2. Que tipo de mensagem esta Igreja deve comunicar? (12:45)
  3. Qual deve ser o foco da Igreja (o caminho a seguir)? (18:40)
  4. De que maneira esta Igreja deve concluir sua tarefa? (22:50)
  5. Qual é a Igreja que Deus quer usar? (27:05)
Texto base: II Timóteo 4:1-8

A IGREJA QUE DEUS USA from IPVM on Vimeo.

Gravação, edição e publicação pelo Departamento de Som e Imagem da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana.

Leia o artigo da capa do boletim deste dia:

UMA TAREFA INACABADA

ANO LXIV - Domingo, 20 de agosto de 2006 - No 3173

UMA TAREFA INACABADA

Numa tarde de outubro de 1855, um jovem seminarista voltava pensativo para sua casa. Caminhava pelo campus de Princeton, avançando em meio à avermelhada paisagem de outono, e refletia a respeito do sermão há pouco proferido por um admirado professor. Mais tarde, registra em seu diário: "Hoje ouvi um sermão muito interessante do Dr. Hodge sobre os deveres da igreja na educação. Falou da necessidade absoluta de instruir os pagãos (...). Esse sermão teve o efeito de levar-me a pensar seriamente no trabalho missionário no estrangeiro." (Diário, p. 96.).

Quase quatro anos depois, em 12 de agosto de 1859, o navio "Banshee" aporta no Rio trazendo esse mesmo jovem, Ashbel Green Simonton. Chega só, mas traz no coração o sonho de ver o nome do Senhor Jesus glorificado por mais uma nação! Em pouco mais de uma década de ministério, o jovem lança as bases da Presbiterianismo no Brasil: organiza igrejas, presbitério, seminário, jornal... A ele se juntam outros pioneiros. Em 1888, menos de trinta anos depois, a Igreja Presbiteriana do Brasil se desligaria da Igreja americana, com quase quatro mil membros, por volta de cem igrejas e o maior projeto educacional do país. Devemos ser gratos a Deus pela visão missionária de homens como Simonton. Hoje em dia, dificilmente nos lembramos que, a cerca de século e meio atrás, homens de Deus corajosamente proclamavam o Evangelho em nosso país sob ameaças de morte, lançando as sementes de nossa denominação com sangue e suor!

Sem dúvida, a semente lançada frutificou. Mas a tarefa ainda está longe de terminar! Em nossos dias, cerca de 4,2 bilhões de pessoas compõe a população não-cristã do mundo. Desses, 1,6 bilhão jamais ouviram uma palavra sequer sobre o evangelho! Apesar disso, apenas1% da verba missionária e 2% dos missionários cristãos são enviados para esse mundo não-alcançado. (Fonte: Sepal). Não obstante, nós servimos ao Senhor de toda terra, Àquele que é digno de receber o louvor e a honra de todos os povos, nas mais diferentes línguas e culturas! Sua ordem foi: "Ide, fazei discípulos de todas as nações" (Mt 28.19). A responsabilidade de levar a mensagem às nações ainda ignorantes em relação ao evangelho compete a todos os cristãos!

Você quer fazer parte do mais transformador e gratificante movimento da história? Então, aproveite o mês de agosto, "mês das missões", para envolver-se pessoalmente no projeto missionário! Informe-se melhor sobre o que a IPVM e a IPB têm feito à respeito. Ore por missionários e povos não alcançados! Contribua! Una-se aos milhões que, ao redor do mundo, lutam para que o nome de Jesus seja glorificado entre as nações!

Rev. Davi

Assista ao sermão pregado na manhã deste dia:

domingo, 13 de agosto de 2006

SER PAI É SER...

ANO LXIV - Domingo, 13 de agosto de 2006 - No 3172

SER PAI É SER...

Marcos Leandro (extraído da internet)

Ser pai é ser criança,
aprendendo e vivendo sempre coisas novas e boas,
pois só assim é que se cresce

Ser pai é ser filho,
seguindo e trilhando os rumos traçados pelos pais,
pois eles só querem o nosso bem

Ser pai é ser irmão,
sendo um pai dos filhos mais novos e mais velhos,
pois desta maneira se treina para paternidade

Ser pai é ser amigo,
compreendendo e ajudando os amigos que precisam de um pai,
pois eles retribuirão com gratidão

Ser pai é ser avô,
observando e encaminhado os filhos a serem bons pais,
pois eles conseguirão a maturidade

Ser pai é ser mestre,
espalhando a sabedoria e seus conhecimentos,
pois é assim que se constrói um mundo melhor

Ser pai é ser pai,
orientando e encaminhado os filhos a seguirem o bom caminho,
pois só assim se obtém a felicidade

Ser pai é ser como Cristo,
educando e praticando seus ensinamentos,
pois é assim que se conquista a bênção de Deus

domingo, 6 de agosto de 2006

MINHA MENINA

ANO LXIV - Domingo, 06 de agosto de 2006 - No 3171

MINHA MENINA

É um pedaço de mim que se vai.
O coração fica apertado.
É uma lágrima fixa que teima em cair
Dos olhos tristes deste velho pai.
Olho para Deus e pergunto:
Por que?
O silêncio da resposta é duro.
Sou muito pequeno para perscrutar os desígnios de Deus.
Mas confio.
Tenho fé.
E creio que um dia Ele me responderá.
Até lá, carregarei esta saudade,
Cultivarei este silêncio
E buscarei ver,
Em cada canto da noite,
A minha menina,
Meigamente sentada
No primeiro degrau
Do meu frágil coração.

Poesia escrita pelo Dr. Antônio Wilber Bezerra, pai da Miss. Érika, quando ela se mudou para Anápolis/GO, para sua preparação missionária, em janeiro de 99.

Artigos relacionados: "A DEUS" , SONS DO LAGO

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.