PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 29 de janeiro de 2006

QUEM DÁ A BEBER SERÁ DESSEDENTADO

ANO LXIII - Domingo, 29 de janeiro de 2006 - No 3144

¨Quem dá a beber será dessedentado¨
Provérbios 11:25

Aprendemos aqui uma grande lição: para obter, devemos dar; para acumular, devemos espalhar; para ser felizes, devemos fazer os outros felizes; e, para nos tornar espiritualmente vigorosos, devemos procurar o bem espiritual dos outros. Ao dar de beber aos outros, somos nós mesmos dessedentados. Como? Para que os nossos esforços sejam úteis, exponhamos nossos poderes para a utilidade. Temos talentos latentes e faculdades adormecidas, que são trazidos a lume por meio do exercício. Nossa força para o labor é escolhida em nós próprios, até que nos aventuremos a lutar nas batalhas do Senhor ou escalar montanhas de dificuldades. Não sabemos que ternas simpatias possuímos até que tentemos enxugar as lágrimas da viúva e aliviar a dor do órfão. Muitas vezes, encontramo-nos tentando ensinar os outros a obter instrução para nós mesmos. Oh! Que graciosas lições alguns de nós temos aprendido ao lado dos leitos de enfermidade! Fomos para ensinar as Escrituras, chegamos envergonhados de conhecer tão pouco sobre elas. Em nossa conversação com os pobres santos, aprendemos o caminho de Deus para nós mesmos de forma perfeita e obtemos uma compreensão mais profunda da verdade divina. Assim, essa mitigação da sede de outros torna-nos humildes. Descobrimos quanta graça há onde não tínhamos olhado para ela; e quanto o pobre santo pode sobrepujar-nos em conhecimento. Nosso próprio conforto é também aumentado por nosso trabalho em favor dos outros. Esforçamo-nos para incentivá-los, e a consolação alegra nosso próprio coração. Como os dois homens na neve: um esquentou as pernas do outro para evitar que ele morresse e, assim fazendo, manteve seu próprio sangue em circulação, salvando sua própria vida. A viúva pobre de Sarepta deu de sua escassa reserva um suprimento para as necessidades do profeta, e daquele dia em diante ela nunca soube o que era escassez. Portanto, ¨daí e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão¨.

Charles H. Spurgeon - Transcrito (¨Meditações Matinais¨)

domingo, 22 de janeiro de 2006

RELEMBRANDO OS PROPÓSITOS DA I.P.V.M

ANO LXIII - Domingo, 22 de janeiro de 2006 - No 3143

RELEMBRANDO OS PROPÓSITOS DA I.P.V.M

A Igreja Presbiteriana de Vila Mariana existe para: testemunhar Jesus Cristo como única Esperança e Salvação para o homem; ajudá-lo a cultuar ao único Deus verdadeiro, exaltando o Seu nome; unir seus membros numa gostosa comunhão como família de Deus, discipular esta família aperfeiçoando-a a semelhança do Seu Senhor; perseguir a santificação sem a qual ninguém verá a Deus; servir a sociedade demonstrando o amor de Deus.

Facilitando o Aprendizado dos Nossos Propósitos

I r - Evangelização (Kerigma) Testemunhar
G lorificar - Adoração (Leiturgia) Cultuar
R evitalizar - Santificação (Dikaios) Consagrar
E dificar - Educação (Didaskalia - Didaquê) Discipular
J untar - Comunhão (Koinonia) Unir
A ssistir - Ação Social (Diaconia) Servir

Fundamentação Bíblica Para Os nossos Propósitos

Adoração: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração" (Mat22:37)
Serviço: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mat22:39)
Santificação: "Segui a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus" (Heb12:14)
Evangelização: "Portando, ide e fazei discípulos" (Mat28:19)
Comunhão: "Batizando-os" (Integração no Corpo de Cristo) (Mat28:19)
Discipulado: "Ensinando-os a guardar" (Mat28:20)

Nossa Visão

Visamos uma Igreja profundamente comprometida com a proclamação da Palavra, com uma liturgia bíblica-teológica-reformada, vivenciando uma fantástica comunhão cristã, levando os seus membros a uma transformação de vidas e a uma preocupação real com o ser humano, em cada uma de suas necessidades.

Nossa Missão (IPB)

"A Missão da Igreja Presbiteriana do Brasil é: Anunciar o Reino de Deus, Educar para a vivência cristã e Assistir o ser humanos em suas necessidades".

Nossa Divisa

Evangelização, Adoração, Santificação, Educação, Comunhão e Ação Social.

Rev. Rubens

domingo, 15 de janeiro de 2006

NOSSO AMADO REV. IVAN ESPÍNDOLA DE ÁVILA

ANO LXIII - Domingo, 15 de janeiro de 2006 - No 3142

Nosso amado Rev. Ivan Espíndola de Ávila, tem novo endereço. Mudou-se.....

A nova mansão tem como Engenheiro-Construtor, Aquele que supera em muito a Oscar Niemayer. É a "casa não feita por mãos, eterna, nos céus" (II Cor.5:1-2)

Primou pela decoração, o Insuperável Arquiteto-Decorador: "Vou preparar-vos lugar" (João 14:2)

A Transportadora Angelical, veloz e perfeita, no dia, 5/01, encarregou-se da mudança: "foi levado pelos anjos" (Luc. 16:22)

O Perfeito e Inigualável Recepcionista já o aguardava na nova moradia: "Muito bem servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: Entra no gozo do teu Senhor" (Mat.25:23)

Comunicamos seu novo endereço: Rua do Ouro (Apoc. 21:18), Praça de Ouro (Apoc. 21:21), Cidade: Nova Jerusalém (Heb. 12:22), País: Pátria Celestial (Heb. 11:16).

AVISO AOS VISITANTES- Em se tratando de área reservada, "Condomínio Celestial", só poderão visitá-lo aqueles que realmente estão salvos em Cristo. Disse Jesus: "Eu sou a porta... O caminho... ninguém vem ao Pai a não ser por MIM." (João 10:9, 14:6)

Que as doces consolações do Espírito Santo estejam com a Igreja e especialmente com os queridos familiares, Nilza, Cláudia, Cleide e José Augusto.

Rev. Rubens

domingo, 8 de janeiro de 2006

ACALMA MEU PASSO, SENHOR!

ANO LXIII - Domingo, 08 de janeiro de 2006 - No 3141

Acalma meu Passo, Senhor!

Desacelere as batidas do meu coração, acalmando minha mente.

Diminua meu ritmo apressado com uma visão de eternidade do tempo.

Diminua meu ritmo apressado com uma visão de eternidade do tempo.

Em meio às confusões do dia, dê-me a tranqüilidade das montanhas.

Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranqüilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.

Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.

Ensina-me a arte de tirar pequenas férias, reduzir meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir minha música preferida.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar Tua voz.

Acalme meu passo, Senhor, e inspire-me a enterrar minhas raízes no solo dos valores duradouros da vida, para que eu possa crescer até as estrelas do meu destino maior.

Obrigada, Senhor, pelo dia de hoje, pela família que me destes, pelo meu trabalho, pelos meus amigos e, sobretudo, pela Tua presença em minha vida.

(Autor desconhecido - Colaboração de João E. Castro Jr.)

domingo, 1 de janeiro de 2006

QUAIS SÃO SUAS METAS PARA 2006?

ANO LXIII - Domingo, 01 de janeiro de 2006 - No 3140

Quais são suas metas para 2006?

Ano novo, novas perspectivas... Essa é uma excelente época para revermos nossas metas, tendo em vista o novo tempo que se inicia. Quais são suas metas para o novo ano? Talvez um novo emprego, a aquisição de um imóvel, um novo veículo, o casamento tão sonhado, aquela pós-graduação tão disputada... Cada um traça suas próprias metas para 2006.

Mas você já se perguntou sobre as metas que Deus lhe preparou para este novo ano? O texto bíblico que se encontra na epístola aos Hebreus, cap. 10, vers. 19-25 fala-nos a respeito de algumas metas que Deus certamente quer que você alcance neste ano.

Primeira meta: Aproximar-se de Deus, com sinceridade, em plena certeza de fé, com o coração purificado (vers. 22). Deus quer que você se aproxime dEle nesse novo ano, por meio da fé em Cristo Jesus, abandonando todo pecado e rebeldia que se constituem em barreiras impeditivas de seu relacionamento com Ele.

Segunda meta: Guardar firme a confissão da esperança, sem vacilar, conhecendo a fidelidade do Deus que fez as promessas (vers. 23). O Senhor espera que você renove sua esperança nEle, levando em conta suas maravilhosas promessas e sua fidelidade. Ele quer que sua vida seja vivida de uma forma coerente com a confissão que você faz de possuir tal esperança.

Terceira meta: Estimularmo-nos mutuamente ao amor e a prática de boas obras (vers. 24). Nosso Deus, que é amor em sua essência, espera que nós também pratiquemos o amor, não em palavras, mas em atitudes de perdão, misericórdia e piedade.

Enfim, a quarta meta: Não deixar de congregar, como é costume de alguns (vers. 25). Jesus espera encontrar-se com você e com todos os seus discípulos no lugar onde ele manifesta sua presença e seu poder, isto é, na Igreja, o ajuntamento santo e visível do seu povo.

Essas são excelentes metas para você buscar neste ano que se inicia hoje: aproximar-se de Deus pela fé, guardar firme a confissão da esperança, estimular a prática do amor e não deixar de se congregar com seus irmãos. Que Deus nos ajude a alcançar tão sublimes objetivos.

Rev. Davi

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.