PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 29 de maio de 2005

ATA Nº 3 - 31 DE MAIO DE 1942

ANO LXII - Domingo, 29 de maio de 2005 - No 3109

Ata nº 3 - 31 de maio de 1942

Ata nº 3. Às 19h e 55 minutos do dia 31 de maio, numa das salas anexas ao salão de cultos da Igreja Cristã Presbiteriana de Vila Mariana, à Rua Vergueiro, 2407 (mesmo local das reuniões anteriores), reuniu-se a Comissão, presentes todos os seus membros: Revs. Miguel Rizzo Jr. e Amantino Adorno Vassão e Presbíteros Srs. Warwick Kerr e José de Oliveira. Os trabalhos foram abertos com oração dirigida pelo Rev. Miguel Rizzo Jr. Foram lidas, digo, foi lida e aprovada a ata nº 1 de 30 de maio. Submetidos os passos já dados à apreciação da Comissão, ora completa, foram os mesmos homologados. Passou-se ao culto público, sendo ordenados: o Presbítero Sr. Cataldo Amorese e os Diáconos Srs. Polybio Mesquita, Baldomero Wey Garcia e Vicente Barboza de Oliveira; sendo, então, instalados estes e os Presbíteros, Srs. Honório Goulart e Isaac de Mesquita (anteriormente ordenados nas Igrejas de onde vieram). Foi, então, solenemente empossado no pastorado da Igreja, conforme resolução do Presbitério, o Rev. Jorge Goulart. Pregou o Rev. Miguel Rizzo Jr. baseado no versículo 39 do 1º capítulo do evangelho de João, a respeito do seguinte tema: "Horas decisivas", tendo o Rev. Amantino Adorno Vassão dirigido a parênese aos novos oficiais. Registrou-se a presença de representante, da Congregação Presbiterial do Jardim América e da chamada Igreja do Rev. Benedicto Histh. Nada mais havendo a tratar, o Rev. Miguel Rizzo Jr. avisou que, oportunamente convocará nova reunião para ultimar os trabalhos, sendo a reunião encerrada às 21 horas e 45 minutos, com oração dirigida pelo Rev. Miguel Rizzo Jr. Eu, secretário, lavrei esta que assino. Amantino Adorno Vassão.

Transcrição da Ata da Organização da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana

domingo, 22 de maio de 2005

ÉS FORMOSA E DELICIOSA

ANO LXII - Domingo, 22 de maio de 2005 - No 3108

"És Formosa e Deliciosa"

O "Cântico dos Cânticos", a mais linda poesia de Salomão, na opinião de grandes comentaristas, expressa o relacionamento de Cristo e Sua Igreja.

Maravilhosa é a ênfase dupla da exclamação de Cristo ao se referir à Igreja: "Como és formosa... és toda formosa." (Cant. 4:1 e 7)

Nela, como que num paradoxo, Cristo vê a si mesmo, noiva, lavada em Seu sangue e vestida gloriosamente com vestes brancas, formando seu próprio Corpo!

Sem dúvida a Igreja de Cristo é a mais bela instituição dentre todas as mais nobres e excelentes que possam existir na face da terra.

O Cântico dos Cânticos revela sua incomparabilidade ao indagar: "Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol, formidável como um exército com bandeiras?" (Cant. 6:10)

Nada, de tudo quanto de mais belo no Universo possa existir, compara-se à Sua Noiva (IPVM) e Seu valor excede infinitamente a ouro e prata e pode ser definido como a suprema manifestação da sabedoria e do Amor de Deus. Como és formosa...

Nossa querida IPVM, célula desse Corpo, Noiva de Cristo, enquadra-se perfeitamente na adjetivação: É formosíssima!

O profeta Isaias vaticinou que ela seria também Deliciosa: "... e serás chamada por um nome novo, que a boca do Senhor designará." (Is.62:2)."E... chamar-te-ão Minha Delícia... porque o Senhor se delicia em ti... (Is. 62:4)

Naquele dia dirá o Senhor: "Cantai a vinha deliciosa." (Is.27:2)

Querida IPVM: " O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para salvar-te, Ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no Seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo." (Sof. 3:17) Parabéns!

Rev. Rubens

domingo, 15 de maio de 2005

NOSSA HOMENAGEM À IGREJA-MÃE

ANO LXII - Domingo, 15 de maio de 2005 - No 3107

Nossa Homenagem à Igreja-Mãe

Vila Mariana surgiu na esteira da urbanização da região sul, seguindo-se à implantação da Avenida Paulista no ano de 1891. Era um bairro considerado distante no começo do século.

A 2ª Igreja Presbiteriana de São Paulo, a ainda jovem Igreja Unida, erguera um belo templo na Rua Helvetia, que era uma das ruas próximas do elegante bairro dos Campos Elíseos. (...) a Igreja unida se transformou no principal núcleo da Igreja Presbiteriana do Brasil em São Paulo.

É bem possível imaginar as dificuldades que os crentes experimentavam para chegar, de todos os bairros, à Igreja Unida: (...) não menos do que duas horas de viagem de ida e de volta separavam os moradores de Vila Mariana do templo da igreja-mãe. A jovem igreja tinha, entretanto, o vigor e o sopro do Espírito que a capacitavam á geração de novas congregações e igrejas. Foi assim que surgiu a Igreja Presbiteriana de Vila Mariana.

Um grupo de moradores do bairro, membros da Igreja Unida, concluíram que já havia um contingente razoável de pessoas para o estabelecimento de uma nova congregação. A direção da igreja-mãe foi sensível e, em meados de 1927, uma convocação se fez para uma reunião preparatória visando à instalação de uma Escola Dominical e de uma Congregação em Vila Mariana. Essa reunião preparatória aconteceu, de fato, no dia 13 de julho de 1927, às 20h, na casa do irmão Isaac de Mesquita, à Rua Machado de Assis, 49 (atual 285).

Decididos estavam aqueles irmãos, tanto que deliberaram, de pronto, que se fundasse a "Congregação Evangélica Presbiteriana da Vila Mariana", este o primeiro nome da nascente igreja. (...) O começo foi humilde: apenas uma pequena garagem iria servir como salão de cultos. Seu local, Rua Vergueiro, 402, depois 378.

Logo começaram os trabalhos: a 18 de agosto de 1927, às 20h10, estavam ali presentes o Rev. Rizzo, o Pb. Dr. Alexandre Orecchia, o Pb. Isaac de Mesquita, o Rev. João Pereira Garcia, o Pb. Eugênio Facchini da IP do Brás, e mais os senhores Aristides Mesquita, Polybio de Mesquita e Uriel Garcia. Esse grupo de irmãos declarou, naquele dia, oficializada a Congregação de Vila Mariana.

Extraido e editado do livro "IPVM: Uma história de amor divino", de autoria dos Pbs. Iberê Arco e Flexa e Eduardo dos Santos.

domingo, 8 de maio de 2005

COM JÚBILO E GRATIDÃO

ANO LXII - Domingo, 08 de maio de 2005 - No 3106

Com Júbilo e Gratidão

Letra: Rev. Eudes Coelho Silva
Música: Elias Coutinho do Nascimento Papotti

I
Vila Mariana, Igreja de valor,
Presbiteriana és, na fé e no amor.
Igreja jubilosa vai sempre avançar
E o Evangelho santo, ao mundo anunciar.

Estribilho
Canta IPVM, Canta ao Salvador.
Com júbilo e gratidão
Exalta ao Teu Senhor.

II
Bênçãos do passado, a Deus agradecemos.
Novos desafios, com Cristo venceremos.
Igreja jubilosa, espalha a tua luz.
Vai alcançando almas e as leva ao Rei Jesus.

III
Na força do Espírito, tu vais te renovar.
E novos horizontes, tu hás de alcançar.
Sim, marcha Igreja, lute com zelo e com ardor
Até que logo volte em glória o Teu Senhor.

Rev. Eudes

domingo, 1 de maio de 2005

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR!

ANO LXII - Domingo, 1º de maio de 2005 - No 3105

"Até aqui nos ajudou o Senhor!"

Maio chegou!
E apesar das confusões
de uma sociedade sem Deus,
ainda é o mês das flores,
mês das noivas,
mês de muitas celebrações.

Dia do Trabalho
Dia das Mães.
Dia da Abolição,
mês de raras tradições.
Nele também se celebra,
na grei presbiteriana,
o Dia da Mocidade.

Maio é por excelência,
o mês do Lar,
mês da Família,
mês de repensar valores,
de harmonizar interesses,
de renovar amizades.

E para a família maior
formada no amor de Jesus,
vivendo em comunhão
e andando na mesma luz,
Maio é o mês de aniversário,
é expressão de amor,
é tempo de gratidão.

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.