PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2005

UMA MENSAGEM DO DISQUEPAZ PARA VOCÊ

ANO LXII - Domingo, 24 de abril de 2005 - No 3104

Uma mensagem do Disquepaz para você!

Nós oramos para Deus olhar pelo ministério Disquepaz. Deus olhou. Nós oramos para Deus abrir as portas. Deus abriu. E nós? Como responderemos ao que Deus nos honrou? Será que nós saberemos agradecer, honrar e responder ao que pedimos? Com Deus não se brinca! Deus conseguiu junto ao Metrô divulgar gratuitamente o ministério Disquepaz através de cartazes afixados em todas as estações. Muitas pessoas agoniadas e perdidas, sem o amor de Cristo, viram os cartazes, ligaram e continuam ligando. Quem irá atender as ligações? Deus irá através de um voluntário. Quem será este voluntário? Deus proverá. Mas essa certeza não exime nossa responsabilidade.

Sabemos que Deus não precisa de nós. Contudo, nós precisamos dEle. Somente quando nos dispomos de coração a fazer a Sua obra é que nossa vida ganha cor, adquire sentido. Deus nos dá esse privilégio de servi-Lo e glorificá-Lo, ainda que Ele não precise de nosso serviço.

Que Deus toque o coração de quem realmente ouvir o chamado para este ministério. Que todos nós possamos nos questionar: o que podemos fazer por este ministério? Qual é a minha parte nele? Temos cartazes e cartões para serem distribuídos pela cidade... e temos horários livres no atendimento, que devem ser preenchidos. Verifique algumas mensagens deixadas em nossa Secretária Eletrônica:

(tom de voz angustiada e aflita, muitas vezes em tom de choro)

"Em primeiro lugar, eu quero agradecer a Deus pela misericórdia e compaixão que teve com a minha "nova" vida. Uma vida cheia de...(pausa), embora seja angustiada e aflita, conturbada.....eu agradeço a Deus por poder enxergar, por poder andar, por poder ver, por poder sentir e até por poder falar, poder estar tetraplégico numa cama há vinte anos, poder estar tetraplégico numa vida há vinte anos, mas a medicina e a religião não permitiram isto, a medicina e a religião não permitiram isto. Então agradeço ao nosso Senhor Jesus e a Deus, que embora sofresse muito, embora estivesse triste e amargurado, pela "nova" vida que me deu ...e peço a Deus para que quando eu passe para o outro lado da vida, que me dê um descanso cheio de paz, ternura, amor, compaixão e amizade. Verdadeira amizade, verdadeiro amor, verdadeira compaixão, pois eu estou próximo da passagem, pois eu estou próximo da passagem...."

(tom de voz desesperado e irritado)

"Vocês deveriam estar atendendo alguém que está desesperado e vocês não atendem... (tom mais irritado) ...vocês estão fazendo anúncio errado. Tá? E isto não é de Deus."

Se não podemos ser voluntários no atendimento, seja qual for o motivo, que o sejamos na distribuição dos cartazes e dos cartões. Assim, todos nós estaremos juntos lutando para que o nome do Senhor Jesus seja glorificado sobre a Terra. Amém. Que Deus nos abençoe!

Nelma e Augusto Perovani

domingo, 17 de abril de 2005

QUANDO?

ANO LXII - Domingo, 17 de abril de 2005 - No 3103

Quando?

Leitor, ouso dizer que um dia você pretende ser um homem decididamente religioso. Espera um dia ser um cristão verdadeiramente sério. Mas quando será isto? Eu repito: quando?

Está esperando até ficar doente? Certamente você não me dirá que esta é uma época oportuna. Quando seu corpo estiver atormentado em dores, quando sua mente estiver distraída por todo tipo de pensamento e ansiedade, quando a reflexão calma for impossível, será esta a ocasião oportuna para começar a grande tarefa de conhecer a Deus? Não fale desta maneira.

Está esperando até que tenha tempo disponível? E quando você espera ter mais tempo do que tem agora? Cada ano que você vive parece mais curto do que o anterior; percebe que há mais coisas que ocupam seu pensamento ou mais coisas a serem feitas e menos poder e oportunidade para realizá-las. E, afinal de contas, você não sabe se viverá mais um ano. Não se vanglorie do amanhã; o tempo é agora!

Está esperando até envelhecer? Certamente não ponderou o que está dizendo. Servirá a Cristo quando os membros do seu corpo estiverem fracos e debilitados e suas mãos, incapazes para a obra?

Virá a Cristo quando sua mente estiver fraca e sua memória, falhando? Desistirá do mundo quando não puder mais apegar-se a ele? Cuidado, você pode estar insultando a Deus.

Está esperando até que seu coração esteja perfeitamente apto e pronto? Ele jamais estará. Sempre será corrupto e pecaminoso, uma fonte efervescente, cheia de maldade. Você nunca o tornará completamente limpo, de modo que possa levá-lo a Jesus Cristo e dizer: .Aqui estou, Senhor, pronto para que a tua lei seja gravada em meu coração. Não demore, comece como você é.

Ó meu querido procrastinador, não são esfarrapadas as suas desculpas? Seja honesto, confesse a verdade, você não tem um bom motivo para esperar.

Aceite o meu conselho. Resolva hoje mesmo não esperar mais. Comece agora a buscar a Deus. Arrependa-se dos seus pecados. Creia em Cristo e seja salvo. "Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno; eis, agora, o dia da salvação." (2 Coríntios 6.2).

J. C. Ryle
Extraído da Revista "Fé Para Hoje", no. 18, p.19

domingo, 10 de abril de 2005

SINAIS NO CÉU!

ANO LXII - Domingo, 10 de abril de 2005 - No 3102

Sinais no céu!

Há muito que o ser humano procura no céu respostas para os mistérios da vida. A imensidão que há acima da terra parece incutir em nós a nítida impressão de que algo maior, superior e mais nobre do que a humanidade está influenciando nossos destinos e governando nossa vida. A astrologia, por exemplo, debruça-se sobre o movimento dos astros procurando sinergia em seu traçado com a história de vida de um indivíduo.

Na época de Jesus, igualmente os religiosos da época pediram-lhe um sinal vindo do céu. E, contrariamente ao que poderiam esperar, Jesus negou-se a fazê-lo.

Afinal, não seria aquela uma boa oportunidade para acabar com as discussões intermináveis sobre a relevância da pessoa de Jesus para aqueles dias? Quem era ele? Era mesmo o Messias como as pessoas afirmavam? Seria o redentor de Israel ou o profeta aguardado há séculos? Nada melhor do que pedir para ele mesmo encerrar a dúvida mostrando um "sinal do céu".

A resposta de Jesus mostra que nem sempre nossas curiosidades teológicas são de fato importantes para encontrarmos a Deus e reconhecermos sua ação na história. Eles estavam diante do Filho de Deus, pediram-lhe um sinal do céu e receberam uma resposta negativa!

O mestre desafiou aqueles líderes religiosos a usarem a mesma facilidade que tinham demonstrado com os sinais terrenos para entenderem o sinal do céu. Haviam demonstrado capacidade de olhar para as nuvens e dizer se haveria chuva à tarde ou se o dia seria ensolarado. Então, por que não saberiam discernir os tempos de Deus olhando para as evidências claras da sua aproximação?

Jesus lhes disse que além do sinal de Jonas, nenhum outro seria dado. Jonas ficou três dias e três noites no ventre do peixe e depois foi cuspido para fora. O filho de Deus ficaria três dias na sepultura e depois seria trazido de volta à vida.

O ensino é claro. Aqueles que não creriam na ressurreição, ou seja, no túmulo vazio, não creriam de igual forma em nenhuma outra manifestação celestial. Aqueles que, na simplicidade do seu coração creram que Deus estava agindo no seu dia-a-dia, reconheceram no domingo depois da Páscoa que, de fato, aquele homem era o Filho de Deus.

Em outras palavras, aqueles que são de Deus vêem as obras de Deus no seu dia-a-dia e as entendem como um sinal do céu.

Rev. Márcio

domingo, 3 de abril de 2005

VAI TUDO BEM?

ANO LXII - Domingo, 03 de abril de 2005 - No 3101

VAI TUDO BEM?

"Examine-se, pois o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice; ... quem come e bebe, sem discernir... come e bebe juízo para si" (I Co 11:28 e 29)

A Ceia do Senhor é um memorial dAquele que viveu e morreu por nós, um momento de profunda comunhão com Ele, uma proclamação do significado de sua morte e a declaração de que aguardamos a Sua vinda.

Em decorrência de sua importância e significado é que Deus se torna rigoroso quanto ao modo que devemos tratar a Comunhão do Senhor.

Devemos com muita seriedade avaliar nossos corações antes de participarmos dela.

O episódio daquela fantástica mulher de Sunem (mãe Sunamita), nos ajuda nessa introspecção profunda e necessária. O profeta Elizeu, homem de Deus, a quem ela tratava com carinho e dignidade por ver nele o ungido do Senhor, faz-lhe três indagações: "Vai tudo bem contigo? Vai tudo bem com teu esposo? Vai tudo bem com teu filho?" (II Reis 4:26).

Primeiramente Deus quer nosso exame introspectivo de consciência, pessoal: Como estou? Vai tudo bem comigo?

Em segundo lugar, o relacionamento social básico do lar: Vai tudo bem comigo e meu cônjuge?

Finalmente: Vai tudo bem com meu filho? Este estava morto e a sunamita ainda pode responder: "Vai tudo bem com o menino."

Diante de um Deus Onisciente (tudo sabe), Onividente (que tudo vê): Vai tudo bem?

Fica você relutante em examinar a si mesmo, temendo ser encontrado em falta, ou anseia que o Senhor o sonde para que possa crescer em santidade verdadeira no seu caminhar com Ele?

Meu amado(a), Deus não quer que você fique apreensivo e temeroso ao celebrar a Sua Ceia, nem tampouco que você se atemorize com a perspectiva de sua Segunda Vinda, você deve ansiar pela Sua Volta, incentivando seu zelo espiritual a cada dia. Lembre-se: Paulo diz que ainda que venhamos a ser "disciplinados pelo Senhor, não seremos jamais condenados com o mundo." (I Co 11:32). Aleluia!

Rev. Rubens

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.