PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de fevereiro de 2005

A MÚSICA E O POVO DE DEUS

ANO LXII - Domingo, 27 de fevereiro de 2005 - No 3096

A Música e o Povo de Deus

A música exerce um papel muito importante na vida do povo de Deus. Seu poder de influência é sentido e reconhecido universalmente. Por isso mesmo, o cristão deve usá-la com discernimento e propriedade, tanto dentro quanto fora da Igreja.

Examinando as Escrituras, notamos que ela pode assumir três funções distintas:

1) Impressão: os sons musicais, por exemplo, nos ajudam a perceber mais profundamente os sentimentos e as atitudes apropriadas à adoração. Foi assim que a música foi usada na restauração do templo promovida pelo rei Ezequias. Diz a Bíblia que, "começando o holocausto, começou também o cântico ao SENHOR com as trombetas, ao som dos instrumentos...". Os sons produzidos, impressionando os ouvintes, ajudaram aquela congregação (que há muito tempo não oferecia sacrifícios) a perceber melhor a enorme solenidade daquele ato. O resultado foi que "toda a congregação se prostrou, quando se entoava o cântico" (2 Crônicas 29.27-28).

2) Expressão: através da música, também, podemos expressar melhor e mais completamente, inclusive no culto, as nossas emoções. Davi, por exemplo, expressou seu arrependimento em música (Salmo 51). Moisés, em outra ocasião, cantou para expressar sua alegria pelo livramento divino (Êxodo 15). Os sons nos ajudam a comunicar e expressar aspectos que as palavras, sozinhas, são incapazes de transmitir.

3) Instrução: as Escrituras destacam, ainda, um terceiro e importantíssimo papel para a música: ela é um meio poderoso para nos auxiliar a "reter" mais a Escritura. Ela deve nos instruir, fazendo com que a Palavra de Deus habite em nós (Colossenses 3.16). Deus sabe que a música nos ajuda a memorizar os seus ensinos, e, por isso mesmo, ordenou a Moisés que escrevesse um cântico cuja letra encerrasse tudo o que o povo deveria lembrar (Deuteronômio 31.16-22).

Nestes dias de tanta confusão musical nos meios eclesiásticos, é importantíssimo nos perguntarmos: Que impressão nossa música tem causado? Ela tem levado as pessoas a perceber melhor o que estão fazendo, especialmente no culto? Como temos nos expressado diante de Deus? Nossas melodias são boas explicações dos textos que contêm? Quanto temos sido instruídos? Temos cantado e memorizado aquilo em que cremos?

Se as respostas a essas perguntas forem afirmativas, então podemos estar certos de que temos usado a música de acordo com o ideal da Escritura para o Povo de Deus.

Rev. Márcio Roberto Alonso
Bacharelando em Música Sacra, Pastor-auxiliar da I. P. da Lapa

domingo, 20 de fevereiro de 2005

A IGREJA E A CULTURA: CONFORMAR OU TRANSFORMAR?

ANO LXII - Domingo, 20 de fevereiro de 2005 - No 3095

A IGREJA E A CULTURA: CONFORMAR OU TRANSFORMAR?

Nos dias em que começou a reinar, Josias, rei de Judá (2Rs 22 a 24), ordenou que seus servos realizassem reparos no velho Templo de Salomão. Durante as reformas, os servos encontraram o Livro da Lei do Senhor, esquecido há séculos em meio aos escombros do Santuário. Na verdade, o esquecimento em que caiu o rolo da Palavra de Deus era reflexo da situação espiritual do povo, pois este havia se "amoldado ao mundo": tornou-se idólatra, terrivelmente injusto e incorporou elementos da cultura e religião de povos pagãos.

E nós, povo de Deus do século 21, temos influenciado nosso meio? Ou será que, da mesma forma, estamos nos "secularizando"? Será que a ênfase exagerada na Teologia da Prosperidade não é um reflexo do profundo materialismo de nosso tempo? A supervalorização de fenômenos sobrenaturais (gargalhada do Espírito, vômito santo, sopro, nova unção) não seria a vertente cristã da onda mística que inundou nossa sociedade ocidental? E a grande preocupação das igrejas em entreter as pessoas, fazer com que elas se sintam bem no culto, não reflete uma sociedade hedonista e viciada no prazer? Será que todas essas práticas foram extraídas da Bíblia, o padrão que Deus outorgou a Igreja, ou são uma simples "versão gospel" daquilo que se vê no mundo ?

Tais fatos são evidência de que a Palavra de Deus não ocupa o centro da vida de grande parte do povo que se diz cristão em nosso país. Tanto o culto público praticado por muitas igrejas quanto o testemunho individual de muitos cristãos não seguem o padrão que nos foi oferecido por Deus. O impacto espiritual e social causado pela Igreja diminui na medida em que estas "incham", como conseqüência de sua secularização. Seria possível reverter tal situação? Há um caminho de volta!

Quando o rolo sagrado foi lido perante o rei, ele se arrependeu de seus pecados. Como conseqüência de sua conversão sincera, passou então a praticar profunda reforma espiritual na vida do Povo de Judá, extirpando toda idolatria e elemento estrangeiro do meio do povo. O Livro foi lido perante o povo, e as pessoas, por sua vez, também se converteram e renovaram a sua aliança com Deus, decidindo firmemente obedecer às palavras do Livro redescoberto.

A Palavra de Deus deve ocupar o primeiro lugar! Quando ocorrer tal retorno à Escritura, haverá arrependimento sincero por parte do povo de Deus, obediência e observância da Lei do Senhor, conversão sincera e reforma espiritual. Toda prática religiosa não condizente àquilo que é ordenado por Deus será extirpada de nosso meio! A Igreja do Senhor, então, será uma força verdadeiramente transformadora de nossa sociedade. Seremos verdadeiramente sal da terra e luz do mundo!

Rev. Davi Miguel Manço

domingo, 13 de fevereiro de 2005

DIA DA MULHER PRESBITERIANA

ANO LXII - Domingo, 13 de fevereiro de 2005 - No 3094

Dia da Mulher Presbiteriana

Marias e não Marias, Santas mulheres!
Umas são flores, outras - perfumando a vida
Lembram seus sonhos, suas manias.
Hoje é seu dia, com alegria
Embelezem a obra da Criação.
Rosas, presentes, ajudam a comemorar.

Pedras e cansaços das agruras da vida são
Riscadas da lembrança, quando da vitória
Encontrada em Cristo -
Sumo Sacerdote - que mudou o rumo
Brotando, em cada uma, raízes do amor
Implantadas com a salvação.
Tanta mudança, quanta esperança!
Em comunhão, unidas neste dia
Repartam o pão como no passado,
Imitando aquelas que, desprendidas, ajudaram
Apóstolos, discípulos e novos cristãos.
Não negligenciando a obra do Senhor, despertem!
Anas, Déboras, Lídias, Marias e não Marias...

(Presb. Divaldo R. Martins - Extraído da SAF Em Revista)

domingo, 6 de fevereiro de 2005

O HOMEM PRESBITERIANO

ANO LXII - Domingo, 06 de fevereiro de 2005 - No 3093

O HOMEM PRESBITERIANO

Antes de mais nada, em que difere o Presbiterianismo das outras denominações trazidas pela Reforma? Na doutrina presbiteriana existem três elementos principais, que vamos tentar resumir aqui, visando os pontos essenciais: o primeiro consiste em doutrinas reconhecidas por todos os cristãos - a existência de um Deus Único e Todo-Poderoso, a criação e a queda do homem, sua condenação, e a vinda de Cristo ao mundo para salvá-lo; o segundo consiste em doutrinas reconhecidas por todos os protestantes - a supremacia da Bíblia como regra de fé e prática, Cristo como o único mediador entre Deus e os homens, e a salvação mediante a fé; o terceiro, que diferencia o Presbiterianismo das denominações irmãs, contém itens particularmente calvinistas, dos quais destacamos apenas dois: a predestinação e o governo representativo dos presbíteros.

O Presbiterianismo tem sido uma extraordinária força moral na vida íntima dos indivíduos e no seu relacionamento com a sociedade. A sua mensagem gerou hábitos disciplinados de vida, amor a Deus e respeito às leis. Tem sido uma verdadeira força do Bem, exercendo poderosa influência na conduta do cidadão e na ordem social. Citando Gladstone, "Fé em Cristo e obediência a Deus determinam, sempre, respeito às leis."

O homem que possui essas qualidades é o homem que hoje homenageamos. O nosso País está muito carente de homens de tal formação moral e espiritual. Graças a Deus os temos participando ativa e exemplarmente na comunhão dos santos e na vida em sociedade.

Marila Borges Kerr

(Transcrito do Boletim da IPVM de 07/02/1993- Homenagem da S.A.F. ao Dia do Homem Presbiteriano)

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.