PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2004

31 DE OUTUBRO - DIA DA REFORMA

ANO LXII - Domingo, 31 de outubro de 2004 - No 3079

31 de Outubro - Dia da Reforma

O tema de hoje sugere uma nova reforma. Reforma necessária e urgente. Não nos moldes da Reforma do século XVI, marcada por graves conflitos, perseguições e mortes mas, reforma como transformação da Igreja através de um despertamento e impulso do Espírito Santo promovendo mudanças no coração de homens e mulheres.

Mas, será mesmo necessário uma reforma na Igreja? Precisamos, de fato, mudar atitudes, voltar a viver princípios bíblicos que estão sendo esquecidos? O que você acha? Vale lembrar que a Reforma do século XVI restaurou temas como "Sola Scriptura", "Sola Gratia", "Solo Cristo", "Sola Fide", demonstrando e ensinando que justificação, salvação e paz independem da obra humana. E hoje, amor, união, perdão, verdade, submissão a Deus, alegria, dentre outras, são nossas marcas? Precisamos de Reforma no sentido de retornar aos princípios bíblicos?

Acredito que nunca é demais reavaliar nossa conduta e vida cristã. Nunca é demais lembrar as palavras de Tiago: "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes..."

Hoje, no dia em que comemoramos a Reforma Protestante, é hora de avaliarmos nossa vida eclesiástica, analisar o tema sugerido e ver se a reforma na Igreja é realmente necessária e urgente.

Os princípios estabelecidos pela Bíblia não são princípios somente para a vida eclesiástica, mas, também para a vida moral e social, ou seja, atinge o homem como um todo e não apenas em um aspecto de sua vida. Creio que o Prof. Stanford Reid tinha isto em mente quando escrevendo para a revista Christianity Today, numa edição de 1965 comemorativa da reforma diz: "Hoje a Igreja não precisa apenas de um reavivamento, mas de um derramamento do Espírito de Deus, tal como se experimentou no século XVI. Precisa de uma reforma que não lhe dê somente novo entusiasmo e compreensão, senão também, através do seu testemunho em cada esfera da vida, dê lugar a uma remodelação revolucionária da vida social e do indivíduo. Acontecerá isto somente quando a Igreja retornar aos fundamentos da Reforma e edificar novamente sobre as doutrinas expostas e aplicadas pelos Reformadores.

Diante do acima exposto surge a pergunta: "É necessária e Urgente uma Nova Reforma na Igreja?"

Deus nos ajude na resposta e a aceitarmos as implicações da mesma.

Rev. Paulo R. M. Gomes

domingo, 24 de outubro de 2004

JUSTIFICAÇÃO

ANO LXII - Domingo, 24 de outubro de 2004 - No 3078

Justificação

Justificação não significa meramente perdão. Inclui o perdão; no entanto, é muitíssimo maior do que este. Além disso, a justificação nos declara completamente inocentes, considerando-nos pessoas que jamais pecaram. Ele nos proclama justos e santos. Agindo assim, Deus está refutando qualquer acusação que a lei faça contra nós. Não é apenas o juiz, no tribunal, asseverando que o réu está perdoado, mas declarando-o UMA PESSOA JUSTA E INOCENTE.

Ao justificar-nos, Deus nos informa que removeu nosso pecado e culpa, imputando-nos, ou seja, lançando-os na conta do Senhor Jesus Cristo, castigando-os nEle. Deus também anuncia que, fazendo isso, lança em nossa conta (ou seja, imputa-nos) a perfeita justiça de seu querido Filho. O Senhor Jesus Cristo obedeceu completamente a Lei; jamais a transgrediu em algum aspecto, satisfazendo-a em todas as suas exigências. Esta completa obediência constitui a justiça dEle. O que Deus faz ao justificar-nos é lançar em nossa conta (ou seja imputar-nos) a justiça do Senhor Jesus Cristo. Ao declarar-nos justificados, Deus proclama que nos vê não mais como realmente somos, e sim como pessoas vestidas da justiça de Cristo. Um hino escrito pelo conde Zinzendorf expressa deste modo a justificação:

Jesus, tua veste de justiça
É agora minha beleza;
minha gloriosa vestimenta.
Entre os mundos flamejantes,
envolvido em tua justiça,
com alegria eu te exaltarei.

Martin Lloyd-Jones

domingo, 17 de outubro de 2004

INVERTA A SUA PREOCUPAÇÃO!

ANO LXII - Domingo, 17 de outubro de 2004 - No 3077

Inverta a sua preocupação!

Você está preocupado com muitas coisas ao mesmo tempo. Você anda nervoso, agitado, mal-humorado, impaciente, aborrecido. Você é uma pessoa incômoda. Muitos não gostam de sua presença e começam a se afastar de você. Além de volumosa demais, a sua preocupação não está na direção certa. Inverta a sua preocupação.

Da preocupação com o ter, passe a se preocupar com o ser.

Da preocupação com o comer, o que beber e o que vestir, passe a se preocupar com o reino de Deus (Mt. 06h25min-33).

Da preocupação com você, passe a se preocupar com os outros (Fp 2.4).

Da preocupação com o tempo presente, passe a se preocupar com a eternidade.

Da preocupação com o corpo, passe a se preocupar com a alma.

Da preocupação com a morte, passe a se preocupar "com a glória por vir a ser revelada em nós." (Rm 8.18).

Da preocupação com a doença, passe a se preocupar com o corpo imortal e incorruptível da ressurreição (I Co 15.53).

Da preocupação com os tesouros da terra, onde a traça e a ferrugem corroem, passe a se preocupar com os tesouros do céu, onde nada disso acontece (Mt. 6.19-21).

Da preocupação com o seu próprio nome, passe a se preocupar com o nome de Jesus (Fp 2.10).

Inverta a sua preocupação e certamente você será mais feliz porque "mais bem-aventurado é dar do que receber" (At. 20.35).

(Extraído de Ultimato)

domingo, 10 de outubro de 2004

DIA DA CRIANÇA

ANO LXII - Domingo, 10 de outubro de 2004 - No 3076

DIA DA CRIANÇA

Para a mãe, ele é sempre o menino, a criança
seja ele um pregador ou seja um assassino
e envolve no calor da bem-aventurança
seu caminho, seu lar, seu berço e seu destino.

Para a mãe, que é seu bem, ele é quase divino,
maldade não o atinge e inveja não o alcança.
para a mãe, ele é sempre a criança, o menino,
o sonho mais querido e a mais cara lembrança.

Se é rico, tanto faz! Se é pobre, que lhe importa!
e não faz mal se a sua estrada é reta ou torta
e pouco se lhe dá se é grande ou pequenino.

Para a mãe, ele é tudo: alento e segurança -
é mau? É só seu filho, o menino, a criança,
é bom? é filho, e só, é a criança, o menino!

Gióia Júnior

domingo, 3 de outubro de 2004

ELEIÇÕES

ANO LXII - Domingo, 03 de outubro de 2004 - No 3075

ELEIÇÕES

Chegamos a mais uma eleição. A democracia, mesmo não agradando a todos, é o melhor dos sistemas. Ela nos dá o privilégio do exercício da cidadania.

Como cristãos não temos a opção se votamos ou não. Somos responsáveis em ser sal e luz nos destinos do nosso País. Quer creiamos ou não é através da política que mudanças ocorrerão. Nossa omissão a tornará ainda pior.

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos o bandidos, que é o político vigarista, pilantra o corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais." (Bertold Brecht - 1898-1956)

Consciente e responsavelmente escolhamos os dirigentes da nossa querida São Paulo. Façamos da canção de João Alexandre nossa oração: "Brasil, olha pra cima! Existe uma chance de ser novamente feliz. Brasil, há uma esperança! Volta teus olhos para Deus o justo juiz."

Rev. Rubens

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.