PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de setembro de 2003

ESCOLHENDO PESSOAS

ANO LXI - Domingo, 28 de setembro de 2003 - No 3022

ESCOLHENDO PESSOAS

Escolher a pessoa certa para o lugar certo no momento certo. Eis o grande desafio em qualquer sistema ou organização, desde os primórdios da humanidade. Empresas, governo, associações. Nos agrupamentos religiosos também. A Igreja não foge à regra.

O Antigo Testamento registra um método usado pelo povo de Deus em momentos de difícil decisão. Por exemplo, na escolha de líderes e governantes. O sacerdote fazia uso do Urim e Tumim, que significavam luz e verdade. Por metonímia, trazer à luz, revelar, indicar. Eram fisicamente duas pedrinhas de cores diferentes trazidas pelo sacerdote numa pequena bolsa de couro. Urim seria a resposta favorável, a aprovação. Tumim correspondia a uma resposta desfavorável, rejeição ou desaprovação.

No Novo Testamento encontramos duas modalidades para escolha da liderança. Em Atos 1.23-26 "lançaram sortes". E em Atos 6.1-7 convocação da comunidade para fazer a escolha por eleição. Esta nova modalidade perdura até hoje entre os cristãos reformados, mormente na grei presbiteriana.

Duas observações se fazem necessárias: primeira, nem todos os eleitos se destacam. Entre os sete primeiros diáconos eleitos pela igreja primitiva apenas Estêvão e Filipe são mencionados pelo seu testemunho e serviço. Os demais permaneceram obscuros; segunda, o importante é que destacadamente ou obscuramente todos serviram ao Senhor. E isto é o que conta.
No próximo domingo estaremos escolhendo por escrutínio secreto quatro irmãos para o ofício de presbítero. E no domingo seguinte três irmãos para o ofício diaconal. Sem campanha eleitoreira, sem panelinhas, mas de mente aberta, de coração receptivo, no desejo de que o nosso voto reflita a vontade soberana do Senhor. Para isto vamos orar. Orar e acolher com respeito e carinho os que forem eleitos.

O número de vagas limitará o número dos escolhidos. Não haverá nenhum demérito para os que não forem eleitos. E nisto exalto o espírito de humildade e disponibilidade dos irmãos que vão se colocar à disposição da Igreja.

Que Deus nos ilumine.

Rev. Eudes

domingo, 21 de setembro de 2003

EDUCAÇÃO: SECULAR E CRISTÃ

ANO LXI - Domingo, 21 de setembro de 2003 - No 3021

EDUCAÇÃO: SECULAR E CRISTÃ.

Aos nossos Superintendentes, Professores
e Alunos, sincera homenagem no transcurso
de mais um DIA DA ESCOLA DOMINICAL.

Partindo do conceito de educação como o processo pelo qual a vida se desenvolve, enriquece e aperfeiçoa à luz de valores e nobres ideais, a educação cristã pode ser definida como o processo pelo qual a vida de uma pessoa ou de uma comunidade se transforma, enriquece e aperfeiçoa mediante sua relação com Deus no conhecimento da Escritura Sagrada.

A educação secular é um processo interior estimulado pela ação de elementos, situações e influências exteriores. Tem como centro dessa experiência a própria vida do educando. Na dinâmica da educação cristã não é suficiente a simples aceitação de regras e modelos impostos por concílios ou ditados por escolas de pensamento teológico. E além da mera aceitação de doutrinas e princípios do Evangelho é essencial, como referencial para sua reinterpretação e vivência, situar no centro da experiência educacional o Deus revelado em Cristo Jesus.

O resultado desejado no processo educacional secular é o surgimento de personalidades vigorosas, criadoras, capazes de ampliar horizontes e aperfeiçoar as normas de vida humana. Já na educação cristã o resultado colimado é ainda mais nobre. Além dessa capacitação do ser humano, proposta e almejada pela educação geral e secular, a educação religiosa e cristã, tendo Deus e não o Eu como centro da vida, deseja que as pessoas manifestem em sociedade, e numa intensidade cada vez maior, a presença, senhorio e amor de Cristo.

A Escola Dominical, como agência da educação cristã, busca, em seus objetivos, estimular a participação de crianças, jovens e adultos nessa sublime experiência.

Rev. Eudes

domingo, 14 de setembro de 2003

LAMENTÁVEL DESCUIDO

ANO LXI - Domingo, 14 de setembro de 2003 - No 3020

LAMENTÁVEL DESCUIDO.

O Pb. Ruy, administrador do nosso Recanto em Tietê, não estava lá. Sob sua permissão o Dirceu, nosso caseiro, havia saído na sexta-feira para outra cidade a fim de visitar sua filha e conhecer seu primeiro neto. O Luís, auxiliar do caseiro, ficou tomando conta do Recanto. Domingo passado, por volta das 17h30 o Luís resolveu ir à sua residência para ver a família e trocar de roupa. Retornou ao Recanto às 20h30. Um intervalo de três horas e foi o bastante para que um grupo de baderneiros entrasse no Recanto e fizesse a festa. Arrebentaram a fechadura de algumas portas, comeram e beberam refrigerantes na cozinha e levaram alguns objetos de valor. Somente na segunda-feira pela manhã foi que o Luís percebeu os estragos. O Dirceu foi chamado, o administrador e os pastores informados. O boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Tietê.

O Recanto pertence à IPVM há 25 anos. Nunca houve uma invasão de meliantes. Dirceu reside no local há 19 anos. Nunca foi assustado nem ameaçado. No ano passado o Luís cobriu as férias do Dirceu e nada de mal aconteceu. Um descuido! Um descuido de três horas foi o bastante para o inimigo enviar seus comparsas. Felizmente não eram profissionais. Provavelmente estavam atrás de qualquer objeto que trocado por alguns reais alimentasse o seu vício. Havia indícios de que eram dependentes de drogas.

Conversando com antigos vizinhos fomos informados de que rapazes em dois carros andaram circulando pela região no domingo à tarde. Entraram na propriedade de um deles e nada encontrando tangeram suas vacas porteira a fora. No domingo à noite, não muito distante, um veículo foi incendiado e a polícia esteve no local.

Baderna, maldade, sinal dos tempos! Duas lições podemos extrair desse episódio: primeira, não há mais segurança em parte alguma; segunda, qualquer descuido é suficiente para as hostes das trevas agirem. Espiritualmente falando, também não podemos nos descuidar. Daí a advertência de Pedro: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo" (I Pe 5..8,9) E conclui dizendo: "Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A Ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!" (I Pe 5.10,11).

Vão-se os anéis, ficam os dedos. A nossa paz ninguém tira! Aleluia!

Rev. Eudes

domingo, 7 de setembro de 2003

JESUS PROTEJA A PÁTRIA

ANO LXI - Domingo, 07 de setembro de 2003 - No 3019

No transcurso do
Dia da Independência,
nossa sincera homenagem

Jesus proteja a Pátria

Oh! Minha Pátria amada,
Brasil dos sonhos meus!
Dirija o teu destino
A mão do eterno Deus!
Que brilhe em teu caminho
A refulgente luz
Do amor e da verdade,
Da glória de Jesus!

Que o Pai dirija e guarde
A vida nacional.
Nos livre de perigos,
Pecado e todo mal.
A quantos que governam
Conceda seu favor,
E guie em paz o povo
Nas sendas do amor!

Jesus proteja sempre
O povo do Brasil,
E sobre a nossa terra
Derrame bênçãos mil!
A gratidão nos faça
Erguer o coração
Em culto fervoroso,
Em santa adoração.

(Hino 380 do Hinário Novo Cântico)

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.