PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de novembro de 2002

NÃO DESPERDICE A SEGUNDA VEZ

ANO LX - Domingo, 24 de novembro de 2002 - No 2978

NÃO DESPERDICE A SEGUNDA VEZ

A história de Jonas, o profeta fujão, é repleta de lances fascinantes. A convocação divina a um simples mortal; a decisão de Deus de usar um judeu para levar a mensagem de juízo e salvação a um povo que era inimigo figadal de sua nação; o milagre da preservação de Jonas no ventre do grande peixe; a oração do profeta nas entranhas do peixe; o humanamente inesperado arrependimento coletivo dos ninivitas; a atitude temperamental de Jonas, por Deus não haver destruído os seus inimigos; a gentil lição do Senhor através de uma planta. Tudo é simplesmente fascinante!

Mas o que mais me fascina em todo o relato bíblico, está contido na singeleza de uma frase: "Veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas..."

Por que Deus se volta uma segunda vez para um homem tão ranzinza, tão complicado como Jonas? Por que Deus se revela tão paciente com pessoas ingratas e rancorosas como Jonas? Pela mesma razão que daria uma segunda oportunidade a Pedro, após este have-lo negado três vezes. Por amor. Amor que está além da nossa compreensão. Amor exigente, persistente, que não se deixa abalar pelas nossas fraquezas e limitações. Amor que realiza em nós o querer e o efetuar, apesar das nossas vacilações. Amor que nos impele a cumprir a Sua soberana vontade.

Na caminhada da fé, disse um pensador cristão, "ninguém jamais fracassou por cair, mas por permanecer caído". Nenhum de nós é melhor do que Jonas. Numa dimensão maior ou menor, temos as nossas divergências com Deus. Quantas vezes procuramos uma justificativa para não atender ao chamado do Senhor? E quando não encontramos uma desculpa razoável, inventamos.

Quantos desejaram participar do banquete espiritual que o Senhor nos concede neste domingo e não puderam. Mas também quantos poderiam estar aqui e não vieram porque estão desanimados e fugidios? Não sei. Deus sabe. Mas uma cousa tenho certeza, a palavra do Senhor virá a eles uma segunda vez! E dependerá deles, como dependeu de Jonas, acolher a voz de comando - "Dispõe-te..."

Felizes os que não desperdiçam a segunda vez oferecida por Deus.

Rev. Eudes

domingo, 17 de novembro de 2002

MEROS INSTRUMENTOS

ANO LX - Domingo, 17 de novembro de 2002 - No 2977

MEROS INSTRUMENTOS

Uma orquestra é composta de vários instrumentos. Uns grandes, outros pequenos; alguns que se posicionam na frente, outros atrás. Há os instrumentos de solo e os de acompanhamento; os que aparecem mais e os que quase não são vistos. Alguns são nossos conhecidos, outros nem sabemos (nós os leigos) que existem. Mas cada um deles tem a sua importância no conjunto. Cada nota executada corretamente, por menor que seja o compasso, contribuirá para a perfeita harmonia do todo.

Instrumentos musicais, simples peças de madeira, de metal, ou qualquer outro material, que nas mãos do instrumentista dão sentido a uma seqüência de notas musicais, transformando-as em melodia, ritmo, deslumbramento.

Pessoas, meros instrumentos que, nas mãos de Deus - o perfeito e sublime instrumentista - podem mudar vidas, promover a paz, transformar o mundo!

A Bíblia fala de uma mulher sem nome (conhecida apenas como "mulher samaritana"), completamente desqualificada (conforme o julgamento humano), que, colocando-se nas mãos de Deus, transformou-se numa grande missionária: "... deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo, e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?" (Jo 4.28,29). E "muitos samaritanos daquela cidade creram nele (em Jesus), em virtude do testemunho da mulher..." (Jo 4.39). Um instrumento sem nome, mas valioso aos olhos de Deus!

Importa o nome? Somos meros instrumentos. Disse João Batista: "Convém que ele (Cristo) cresça e que eu diminua" (Jo 3.30).

Deus é o orquestrador. Deus é o autor da melodia. Deus é o instrumentista. Somos meros instrumentos para a Sua glória. Incapazes? A perícia é dEle. Sem motivação? A inspiração é dEle. Sem brilho? A glória é dEle.

Coloquemo-nos em Suas mãos. Que Ele nos use.

Pb. Josimar Gonzaga

(Extraído de boletim da IP das Graças, em Recife)

domingo, 10 de novembro de 2002

APRENDI

ANO LX - Domingo, 10 de novembro de 2002 - No 2976

APRENDI

Aprendi que se pode conhecer uma pessoa
pela forma como ela lida com três coisas:
Um dia chuvoso, uma bagagem perdida e os fios das luzes
de uma árvore de natal que se embaraçaram.

Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais,
você sentirá falta deles quando partirem.

Aprendi que saber ganhar a vida não é a mesma coisa que saber vive-la.
Aprendi que viver não é só receber, é também dar.
Aprendi que a vida às vezes nos concede uma segunda chance.

Aprendi que se você procurar a felicidade, vai se iludir.
Mas, se focalizar a atenção na família, no trabalho, nos amigos,
nas necessidades dos outros,
procurando fazer o melhor, a felicidade vai encontra-lo.

Aprendi que sempre que decido algo com o coração aberto,
geralmente acerto.
Aprendi que quando sinto dores,
não preciso ser uma dor para outros.

Aprendi que diariamente preciso alcançar e tocar alguém.
As pessoas gostam de um toque afetuoso - segurar na mão,
receber um abraço ou simplesmente um tapinha amigável nas costas.
As pessoas se esquecerão do que você disse,
esquecerão o que você fez,
mas jamais esquecerão de como você as tratou.

Aprendi que ainda tenho muito que aprender.

(Autor desconhecido)

domingo, 3 de novembro de 2002

SEM MEDO E SEM RECEIO

ANO LX - Domingo, 03 de novembro de 2002 - No 2975

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

SEM MEDO E SEM RECEIO

A declaração de Regina Duarte a respeito do Lula, ainda candidato, provocou chuvas e trovoadas sobre a grande dama da televisão brasileira. Sem entrar no mérito da questão, pergunto a mim mesmo: Terá sido apenas a Regina que teve medo? Creio que não. Muita gente partilhava do mesmo sentimento da Regina. Só que não ousava declarar publicamente. E ainda há muita gente com medo ou receio do que possa acontecer nos próximos quatro anos.

Creio que esse medo ou receio é infundado. Afinal de contas não atravessamos os dias agitados de Jânio e Jango? Não sobrevivemos aos 21 anos de regime militar? Não superamos, desolados, a morte de Tancredo? Não suportamos estoicamente a carga inflacionária do Sarney? Não escapamos do furor colorido da Casa da Dinda? Não convivemos de modo pacífico com o Itamar? Quem sabe um dia vamos sentir saudades do FHC?

Majoritariamente o povo manifestou a sua vontade. E a vontade do povo deve ser acatada. Vamos torcer, pois, para que o novo governo dê certo. Que as promessas de campanha sejam concretizadas e haja emprego para todos, alimento para todos, abrigo para todos, educação para todos, segurança para todos, paz para todos.

Como cristãos reformados cremos na soberania de Deus, cremos que nada acontece sem o Seu consentimento. “Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”, afirma Paulo em sua Epístola aos Romanos 8.28.

Vamos orar para que o verdadeiro e soberano Senhor ilumine o novo presidente e seus assessores. Vamos fazer a nossa parte, sem medo e sem receio.

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.