PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de outubro de 2002

REFORMA SEMPRE

ANO LX - Domingo, 27 de outubro de 2002 - No 2974

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

REFORMA SEMPRE

O que é melhor: reformar ou construir? Quem já passou pela experiência de construir uma casa ou reformar uma propriedade talvez responda que iniciar uma construção, a partir do nada, é sempre melhor do que tentar adaptar alguma edificação às suas necessidades. Nesse sentido, uma reforma pode ser um “mal necessário”. Como não podemos desmanchar tudo, melhoramos o que existe. Mas se pudéssemos, faríamos tudo de novo.

Encaramos este assunto de um outro prisma quando estamos falando da nossa vida, e não de edificações. Vamos ao médico, fazemos alguns exames e o diagnóstico diz que precisamos melhorar nossa alimentação, fazer mais exercícios, ter uma vida menos corrida, e etc. Em outras palavras, nossa conduta precisa ser readequada a um padrão estabelecido que garanta uma vida mais excelente.

Com a nossa fé é a mesma coisa. As pessoas pensam que reforma religiosa significa abandonar o que existe e fazer algo totalmente novo. Não podemos sair por aí “construindo” uma fé nova, totalmente inédita, diferente de tudo o que já se viu ou se fez anteriormente. Isso é loucura e insensatez. Não existe uma fé “melhor do que a outra”. Existe uma única fé (Efésios 4:5) verdadeira, e ela não se gasta, nem fica velha, nem precisa de emendas ou remendos.

Quando se fala da vida religiosa, a reforma se refere à nossa prática, nossa conduta de vida. Aí sim, precisamos de ser constantemente avaliados de acordo com um padrão: A Bíblia Sagrada. E, nesse sentido, vamos perceber, humildemente, que nos desviamos facilmente da conduta esperada pelo Senhor.

“Agora, pois, emendai os vossos caminhos e as vossas ações e ouvi a voz do SENHOR, vosso Deus; então, se arrependerá o SENHOR do mal que falou contra vós outros.” (Jeremias 26:13)

Rev. Márcio

domingo, 20 de outubro de 2002

A QUEM HONRA, HONRA!

ANO LX - Domingo, 20 de outubro de 2002 - No 2973

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

A QUEM HONRA, HONRA!

Durante nossa vida, somos constantemente avaliados: por nós mesmos, pelas outras pessoas e também por Deus. No livro de Provérbios encontramos o seguinte: "Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis".

Como despenseiros de Deus, somos encorajados à fidelidade no trato com os recursos e habilidades que adquirimos ao longo de nossa vida. A questão que se apresenta é: "Fiel a quem, ou a quê?"

Na primeira carta aos Coríntios está registrado: "O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja fiel ao seu Senhor." Muitas pessoas têm gasto seus dias, energia e esforço para serem fiéis aos seus próprios projetos de vida, suas responsabilidades, sua imagem perante a família, sociedade e igreja.

Outros são fiéis aos seus partidos, convicções e agremiações. Mas o norte certo para encontrarmos a recompensa que perdura, é sermos fiéis em todo nosso investimento Àquele que nos concedeu os recursos para serem utilizados. Se trabalhássemos no setor financeiro de uma empresa, com a responsabilidade de verificar diariamente as melhores taxas para aplicar os rendimentos da organização, seríamos reconhecidos como bons funcionários se procedêssemos dentro dos interesses da organização! Estaríamos sendo fiéis àquilo a que fomos designados.

Todos nós recebemos um mandado de Deus, para ser cumprido com os recursos que Ele mesmo nos concedeu. Aqueles que procederem fielmente certamente ouvirão do seu Senhor: “Muito bem, empregado bom e fiel”. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!”

Na semana passada, comemoramos os 40 anos de fiel presbiterato de Daniel de Lima. Que o Senhor o conserve por muitos anos neste ministério.

Rev. Márcio Coelho

domingo, 13 de outubro de 2002

JOVENS APAIXONADOS POR VELHOS

ANO LX - Domingo, 13 de outubro de 2002 - No 2972

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

JOVENS APAIXONADOS POR VELHOS

No mês de setembro fomos brindados com duas datas de grande importância: 22 de setembro, Dia Nacional da Juventude, e 27 de setembro, Dia Internacional do Idoso.

E como necessitamos dos jovens e dos idosos! Os jovens, com seus celulares, laptops, agendas eletrônicas, sempre correndo atrás do sucesso, nos mostram a grandeza, pujança e a magnificência do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. Os idosos, com sua sabedoria, prudência e circunspecção, moldadas na forma do tempo, nos mostram que desfrutamos melhor a vida quando deixamos de correr atrás de status e poder.

Graças a Deus, na igreja temos jovens e idosos. Mas lamento ver nossos jovens e nossos idosos tão distantes, olhando-se com desconfiança e (que Deus me perdoe!) até se odiando. Os idosos amaldiçoando o barulho e a irreverência dos jovens. E os jovens explodindo de raiva contra a impertinência dos idosos. Os idosos olham para os jovens e dizem: Eles são uns loucos! E os jovens dizem dos idosos: Eles são uns ultrapassados!

Que pena! Os jovens não estão percebendo que “ falamos mais depressa do que pensamos, pensamos mais depressa do que agimos e agimos mais depressa do que temos caráter para isso” E os idosos estão perdendo a capacidade de perceber que após cada noite surge um novo dia.

À semelhança de Martin Luther King Júnior, eu tenho um sonho. Sonho com o dia em que a igreja dos homens de menos idade será a mesma dos homens de mais idade. Os homens de mais idade entoarão os cânticos dos homens de menos idade. E os homens de menos idade se assentarão aos pés dos homens de mais idade para ouvir-lhes as palavras de exortação, equilíbrio, sabedoria e graça. Os homens de mais idade se encantarão com entusiasmo dos homens de menos idade, e darão graças a Deus. E os homens de menos idade respeitarão a sensibilidade dos homens de mais idade, ouvirão suas histórias, curvarão diante de seus discernimentos, beberão sua sabedoria e darão graças a Deus.

A Igreja é uma só; e ela é igreja de jovens e de idosos. Os jovens dão à igreja a beleza da juventude, o perfume da primavera e o entusiasmo de quem desponta para a vida. Os idosos dão à igreja a paz e a serenidade que só se alcança com o concurso dos anos.

Que Deus conceda aos idosos a graça de verem em cada jovem o neto ou a neta por quem são encantados; e aos jovens a graça de verem em cada idoso o avô ou a avó por quem são apaixonados.

Rev. Adão Carlos do Nascimento
Diretor do Seminário Presbiteriano do Sul - Campinas - SP

domingo, 6 de outubro de 2002

O HOMEM QUE O BRASIL PRECISA

ANO LX - Domingo, 06 de outubro de 2002 - No 2971

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

O HOMEM QUE O BRASIL PRECISA

Quem é o homem que pode solucionar a situação da nação brasileira? Qual o seu perfil? Quais devem ser seus compromissos?

O homem que o Brasil precisa deve ser uma pessoa humilde de coração e saber o que é padecer. Sua adolescência e juventude devem ter sido irrepreensíveis. Seu passado inatacável.

O homem que o Brasil precisa deve ser sensível à miséria dos abandonados e deve ser capaz de apontar as causas da degradação da nossa sociedade... e trazer a solução.

O homem que o Brasil precisa não pode ser um reformador revanchista e nem um ditador implacável, antes ele deve ser capaz de tocar os intocáveis, de procurar os desprezados, de acolher os indesejados e de amar a todos.

O homem que o Brasil precisa deve estar disposto a dar a sua própria vida em favor da redenção de todos os homens e mulheres ainda em cativeiro.

O homem que o Brasil precisa deve ser capaz de formar uma sociedade justa e igualitária pela transformação da mente e do coração de cada indivíduo.

JESUS DE NAZARÉ é o homem de quem o Brasil precisa, o único que tem autoridade para dizer “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Ele não deseja governar de Brasília. Ele aceita governar em cada coração. Se Jesus for admitido como Senhor desta nação, então haverá uma verdadeira revolução de amor em nossa Pátria.

Adaptado do “Informe Evangélico”

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.