PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de agosto de 2002

ATITUDES E COMPROMISSOS

ANO LX - Domingo, 25 de agosto de 2002 - No 2965

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

ATITUDES E COMPROMISSOS

Atitude pode ser entendida como pose, postura, posição, propósito ou procedimento. Uma atitude corporal que manifesta um estado emocional; uma disposição de ânimo; um modo de agir, sentir ou pensar que demonstra opinião pessoal. Compromisso significa obrigação, promessa, acordo, pacto, garantia. Em outras palavras, compromisso é abrir mão de interesses estritamente pessoais em favor de um interesse comum; é estabelecer um acordo de mútua participação.

Com estas definições em mente, analisemos de modo sucinto o comportamento de um profeta e do povo em determinado momento histórico de Israel, conforme registrado no capítulo 18 de I Reis. O v. 15 nos revela em Elias um homem de atitude correta e compromisso consciente. O v. 21 na frase “Porém o povo nada lhe respondeu” aponta para uma omissão coletiva silenciosa. No v. 24 há uma concordância passiva na declaração popular – “É boa esta palavra”. E no final do evento, v. 39, o povo se manifesta numa emoção exacerbada – “O que vendo todo o povo, caíram de rosto em terra, e disseram: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!

Por estranho que pareça, os exemplos da história não são suficientes para corrigir o nosso comportamento no presente. Há muito crente por aí numa sufocante omissão silenciosa; outros, animadinhos, mas em inativa anuência; alguns ainda buscando emoções exacerbadas (necessitam ver sinais e prodígios para crer ou para confirmar sua crença).

Contudo, e louvado seja Deus, outros há que exprimindo em palavras e ação uma atitude coerente entre fé e vida, assumem um compromisso consciente com Cristo e sua Igreja. Exemplo disto temos hoje, entre nós, quando inúmeros irmãos chegam ao santuário trazendo parentes, colegas e amigos num desejo explícito de compartilhar com eles o amor redentor de Cristo Jesus. Agradecendo ao Senhor pelo esforço e dedicação desses irmãos, rogamos a Ele que os assista na firmeza de suas atitudes e na fidelidade dos seus compromissos. Que o Senhor lhes conceda a alegria de ver os seus queridos desfrutando a bênção da salvação.

Rev. Eudes

domingo, 18 de agosto de 2002

UM SERVO CHAMADO MÜLLER

ANO LX - Domingo, 18 de agosto de 2002 - No 2964

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE - 2002

UM SERVO CHAMADO MÜLLER

Quem o conheceu de perto sabe que, não obstante a origem germânica e a sua rígida formação militar, pulsava em seu peito um coração sensível e extremamente generoso. Humilde, nunca fez pose de sua patente de coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Quem o via carregando caixas e distribuindo exemplares do Novo Testamento em escolas, presídios e quartéis a serviço dos Gideões Internacionais não reconhecia que ali estava o antigo diretor do presídio de Santos! Quem o via, no templo, estendendo aos fiéis o pão e o vinho nas celebrações da Santa Ceia não imaginava que estava sendo servido pelo ex sub-comandante dos Bombeiros da capital paulista! Quem o contemplava sentado a uma mesa rústica de uma sala acanhada cuidando zelosa e dedicadamente das finanças da igreja, não sabia que ele tinha exercido altas funções administrativas na Faculdade Ibero-Americana e no Hospital Cruz Azul!

Ele era assim, simples, paciente, discreto, amoroso.

Mas de todas as suas qualidades a que mais me impressionava era a sua capacidade de sofrer os reveses da vida sem nunca se queixar. Nunca ouvi dos seus lábios uma palavra de revolta ou mesmo de queixa contra Deus. Perdeu ainda jovem a primeira esposa. Assumiu com desvelo a criação de três filhas. Uma delas, coitada, com uma deformidade atroz que lhe custou muitas lágrimas e muito sacrifício pessoal. Enquanto viva, varias vezes por semana ele a colocava no carro e ia passear com ela nas trilhas da Cantareira, onde ninguém pudesse incomoda-la. Suportou estoicamente o sofrimento da filha até a sua morte. "O Paizão sabe o que faz", era a sua resposta diante do inexplicável.

Sua alegria se resumia ao sucesso dos seus netos e ao bem-estar da família da fé. Serviu à família IPVM com dedicação e carinho desde 1965. Exerceu com proficiência os cargos de Superintendente da Escola Dominical, Conselheiro e Tesoureiro. Presbítero Emérito desde 1994, amigo de todos e, por excelência, dos pastores, Salvador Muller foi convocado à eterna presença do Senhor Jesus na última quarta-feira.

Entendemos que nenhum de nós é insubstituível, mas há pessoas que por suas qualidades pessoais tornam difícil, se não impossível, sua substituição. Salvador Müller é uma delas!

Com saudade e gratidão.

Rev. Eudes

domingo, 11 de agosto de 2002

UMA VIDA ADMIRÁVEL

ANO LX - Domingo, 11 de agosto de 2002 - No 2963

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE - 2002

UMA VIDA ADMIRÁVEL

Na comemoração dos 143 anos
de Presbiterianismo no Brasil.

Embora conhecesse a Palavra de Deus e tivesse sido consagrado ao Senhor desde a mais tenra infância, Ashbel Green Simonton somente fez sua pública profissão de fé aos 22 anos. Seu pai era médico e político de prestígio em sua cidade no Estado da Pensilvânia. Sua mãe, uma jovem e prendada filha de pastor. Seu pai faleceu quando ele tinha apenas treze anos de idade, deixando aos cuidados da mãe nove filhos, dos quais Simonton era o caçula. Jovem, abandonou seu curso de Direito para fazer Teologia no Seminário de Princeton (1855-1858). Conhecia latim, grego, hebraico, árabe, alemão e aprendeu português ao vir para o Brasil. Chegou aqui solteiro, em 12 de agosto de 1859, como missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. Casou - se em março de 1863, ganhou uma filha e perdeu a esposa em julho do ano seguinte. Ela foi sepultada no Cemitério da Gamboa, no Rio de Janeiro. Em 1867, vítima da febre amarela que assolava o país, Simonton faleceu em São Paulo, sendo o seu corpo sepultado no Cemitério dos Protestantes.

Descontando o período de um ano e quatro meses passados em sua terra natal (março de 1862 a julho de 1863), Simonton viveu apenas sete anos no Brasil. Nesse curto período de tempo, fundou a primeira Igreja Presbiteriana (1862), o primeiro jornal evangélico publicado no país (1864), o primeiro Presbitério (1865) e o primeiro Seminário Teológico (1867). Ao longo do seu curto
ministério, numa época em que ser protestante era ser estigmatizado como herege, recebeu 70 pessoas à comunhão da Igreja e ordenou ao sagrado ministério o primeiro pastor brasileiro, o ex-padre Rev. José Manoel da Conceição.

Em plena Baía da Guanabara, após cinqüenta e cinco dias de viagem no Banshee, um navio mercante, Simonton registrou em seu diário: "Já me desfiz da indumentária marítima; dei-a ao camareiro, que me prestou bons serviços na viagem. Estou pronto para o desembarque". De fato, ele se desfez muito mais do que a sua roupa de viagem. Ele se desfez do conforto e segurança do seu lar materno para se gastar e deixar-se gastar na espinhosa e gloriosa missão que abraçou: anunciar ao povo brasileiro que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador!

Compilado pelo Rev. Eudes.

domingo, 4 de agosto de 2002

DIA DOS PAIS

ANO LX - Domingo, 04 de agosto de 2002 - No 2962

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE - 2002

DIA DOS PAIS

No próximo domingo estaremos celebrando o Dia dos Pais. À semelhança do Dia das Mães, essa comemoração não foi invenção do marketing moderno para incrementar o comércio. À semelhança do Dia das Mães, o dia dos Pais teve sua origem nos Estados Unidos.

Tudo começou com uma referência feita por Harry C. Meek, presidente do Lions Club de Chicago, sobre a necessidade de homenagear-se o chefe de família. O evento, porém, concretizou-se em 1910 com uma reunião festiva conduzida pela senhora Joan Bruce Dood, de Spokane, em homenagem ao seu pai, William Jackson Smart. Perdendo a esposa ainda jovem, o Sr. Smart dedicou-se com esmero à criação dos filhos, tornando-se modelo de paternidade responsável. Em 1924, Calvin Coolidge, presidente dos Estados Unidos, recomendou a comemoração da data em todo o país.

No Brasil, não há registro da data inicial ou do local dessa comemoração. Mas é perceptível a sua popularização depois de 1954. Também não se sabe o por quê da escolha do segundo domingo de agosto. O fato é que a data pegou e para isto a propaganda comercial muito contribuiu.

A essência, porém, dessa homenagem é valorizar a imagem do homem que sabe zelar, acima de tudo, pela felicidade dos filhos. O pai tem de ser o melhor amigo dos filhos, e os filhos motivo de orgulho para os pais. E para isto deverá haver carinho, dedicação e sacrifício pessoal. Um pai que se preza deve ser respeitado, sem deixar de ser amoroso; exercer disciplina, sem tornar-se um
tirano; ser enérgico sem deixar de ser compreensivo. E sendo um cristão deve transmitir aos filhos sem imposição, mas pela palavra e pelo exemplo, os valores da sua fé. Orar por eles e com eles. Dizer "vamos à Casa do Senhor" e não "vá à igreja". A maior alegria de um pai cristão é ver os seus filhos andando nos caminhos do Senhor, abençoados e sendo bênção para toda a família.

Que assim seja!

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.