PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de julho de 2002

O SENHOR IA ADIANTE DELES

ANO LX - Domingo, 28 de julho de 2002 - No 2961

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

O SENHOR IA ADIANTE DELES

Os caminhos da providência divina podem parecer estranhos e até cruéis se não forem encarados na perspectiva da fé. A fé sempre olha além dos acontecimentos e reconhece que Deus sempre visa o bem dos seus filhos em tudo quanto ele faz ou permite.

No passado, os filhos de Israel deviam confiar simplesmente sabendo que Deus estava com eles, embora o caminho que estavam seguindo na fuga do Egito não fosse o mais curto. Aos olhos humanos, o caminho da “terra dos filisteus” seria o mais indicado para ganhar tempo. Mas, era caminho perigoso. A providência divina indicou o caminho do “deserto do Mar Vermelho”, embora fosse um caminho longo, de sol abrasador e água escassa. Neste caminho “o Senhor ia adiante deles”, assegurando a sua presença através da nuvem que iluminava o trajeto e garantia proteção.

Em nossa vida nem sempre entendemos os segredos da providência divina. O caminho de nossa vida é marcado por “montes e vales”. Nem tudo é sempre planície; mas também não é só declive. Na verdade precisamos dos “montes e vales” para que a vida cristã não se torne monótona e infrutífera. O Senhor vai adiante de nós. Se confiarmos em sua palavra, logo veremos que o Pai está junto de nós, qualquer que seja a situação em que nos encontremos.

A nuvem não deve ser vista apenas como prenúncio de tempestade. Ela também fornece sombra e refrigério contra o calor. Por isso, não se aflija se Deus estiver conduzindo você por um caminho que você não compreende. Confie no Pai celestial cujo amor é tamanho que enviou seu amado Filho a este mundo e o fez morrer na cruz para que você seja salvo eternamente.

Não desanime nem duvide da presença e direção de Deus em sua vida. E você verá, mais cedo do que você imagina, que há tesouros de amor, segurança, paz e alegria reservados para você na providência de Deus.

(Extraído e adaptado)

domingo, 21 de julho de 2002

O CORAÇÃO E NÃO AS VESTES

ANO LX - Domingo, 21 de julho de 2002 - No 2960

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE - 2002

O CORAÇÃO E NÃO AS VESTES

Com o vigor de Amós e a eloqüência de Isaías, o profeta Joel surge em Jerusalém para declarar que a invasão dos gafanhotos era apenas uma figura da visitação de Deus em Sua santa ira e julgamento. Convoca, então, o povo para um ato nacional de reconsagração de vida ao Senhor e desafia os líderes religiosos para darem o exemplo.

Como conseqüência desse despertar de consciência e mudança de atitudes, ele profetiza o retorno do favor divino, trazendo prosperidade à terra e removendo os inimigos do povo de Deus. Fala, então, do derramamento do Espírito Santo, do qual Pedro, no dia de Pentecostes, declara o seu cumprimento (At 2.16).

Ao convidar o povo ao arrependimento, Joel lança - em nome de Deus - mais do que uma simples censura às cerimônias religiosas vazias.

Realmente há muitas cousas boas, necessárias e úteis, que podem tornar-se vazias e sem proveito. A leitura da Bíblia, orações e jejuns, a freqüência aos cultos, são algumas entre outras atividades que merecem a nossa atenção e devoção. Contudo, não provam santidade, visto que um degenerado qualquer pode pratica-las na aparência. A ausência de um coração transformado deixa-as vazias de sentido, e inúteis.

Citando Ralph Browning, "as vestimentas da religião num homem santificado são como as vestes de Cristo em Seu corpo santo. Porém unidas a um coração profano, são como as vestes de Cristo num Judas Iscariotes ou nos sacerdotes que insuflaram a multidão".

Como as vestes são para o corpo, assim as cerimônias para a religião. Em um corpo vivo, as vestes preservam o calor natural. Num cadáver elas não lhe darão calor nem vida.

"Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus". (Joel 2.13).

Rev. Eudes

domingo, 14 de julho de 2002

A PISCINA E A CRUZ

ANO LX - Domingo, 14 de julho de 2002 - No 2959

A PISCINA E A CRUZ

Um de meus amigos ia toda quinta-feira à noite a uma piscina coberta. Ele sempre via ali um homem que lhe chamava a atenção. Esse homem tinha o costume de correr até a água e molhar apenas os dedos do pé, depois subia no trampolim mais alto e com um esplêndido salto mergulhava na água. Era um excelente nadador. Não era de estranhar, pois, que meu amigo ficasse intrigado com esse costume de molhar os dedos antes de saltar na água. Um dia tomou coragem e perguntou-lhe a razão daquele hábito.

Ao ser inquirido, o hábil nadador respondeu: "Sim, eu tenho um motivo para fazer isso. Há alguns anos, eu era professor de natação em um clube. Eu ensinava a nadar e saltar de trampolim. Certa noite, não conseguindo dormir, fui à piscina para nadar um pouco. Sendo professor, eu tinha a chave para entrar no clube. Não acendi a luz porque conhecia bem o lugar. A luz da lua brilhava através do teto de vidro. Quando estava sobre o trampolim, vi minha sombra projetada na parede em frente. Com os braços abertos, minha silhueta formava uma magnífica cruz. Ao invés de saltar, fiquei ali, parado, contemplando aquela imagem. Nesse momento, pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão convicto, mas quando criança aprendi um cântico cujas palavras me vieram à mente e me fizeram recordar que Jesus tinha morrido para nos salvar. Não sei quanto tempo fiquei parado sobre o trampolim com os braços estendidos, e nem compreendo porque não pulei na água. Finalmente, voltei, desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso... Na noite anterior haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido! Tremi todo e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado teria sido meu último salto.

Naquela noite, a imagem da cruz na parede salvou minha vida. Fiquei profundamente agradecido a Deus por Ele me amar e permitir que eu continuasse vivo. Ajoelhei-me na beira da piscina. Tomei consciência de que não somente a minha vida física, mas a minha alma também precisava ser salva. Para que isso acontecesse, foi necessária outra cruz, aquela na qual Jesus morreu para nos salvar. Confessei meus pecados e me entreguei a Ele. Naquela noite fui salvo duas vezes; física e espiritualmente! Agora tenho um corpo sadio, porém o mais importante é que estou eternamente salvo pela graça de Deus.

Talvez agora você compreenda porque eu molho os dedos do pé antes de saltar na água".

(Autor desconhecido)

domingo, 7 de julho de 2002

E POR FALAR EM SELEÇÃO...

ANO LX - Domingo, 07 de julho de 2002 - No 2958

E POR FALAR EM SELEÇÃO...

O Brasil inteiro vibrou com a vitória da nossa seleção. Somos os maiores, os melhores, os pentacampeões. "Com o brasileiro, não há quem possa..." É tempo de euforia. Nunca vi tanta gente cantando o Hino Nacional, até em ritmo de forró. Nunca vi tanto verde e amarelo cobrindo edifícios, carros e rostos. Nunca se vendeu tanta bandeira e também nunca se usou de maneira indevida o pavilhão nacional. Mas tudo é festa. É uma catarse coletiva. Por falta de outros e mais relevantes motivos, o futebol tem sido a alegria, a glória, a paixão de um povo.

De fato, para uma seleção que saiu daqui desacreditada a vitória teve sabor de vingança. Foi o troco às más línguas, aos profetas do desânimo e da derrota. Essa vitória tem a cara de um homem - Luiz Felipe Scolari. Vaiado, xingado, moralmente agredido, reagiu com a fibra típica de um bom gaúcho. Quando todo mundo dizia que Ronaldinho (o Nazário) estava com a perna "bichada" e que seria um estorvo na seleção, Felipão acreditou na sua recuperação e lhe deu um tremendo crédito de confiança. Contrariando os milhões de técnicos de plantão, convocou os "estrangeiros" e deu titularidade a jogadores de menor expressão. Acima de tudo, resistiu bravamente e não aceitou a imposição de nomes famosos. Um deles até com o aval do Presidente da República! A "família Scolari", como ficou conhecida a nossa seleção, deve ao Felipão a conquista do Penta.

Agora tudo é samba, é pagode, é desfile, é festa, é delírio. Mas como a alegria deste mundo é fugaz, logo, logo, ninguém se lembrará de toda essa curtição. Os campeonatos locais e nacionais acontecerão, derrotas e vitórias se sucederão. Somente daqui a quatro anos voltaremos a falar de seleção. Como sempre, na base do improviso e do sufoco. Quem nos levará ao Hexa?

Ao contrário da alegria passageira de uma consagração no futebol mundial, temos da parte de Deus o convite para uma alegria que tem começo e não tem fim. A alegria de ser convocado, todos nós, homem, mulher, jovem, idoso, pobre, rico, habilidoso ou desajeitado, para fazer parte da seleção cuja alegria não passa. A seleção dos pecadores perdoados e redimidos por Cristo Jesus. "A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas" (I Pe 1.8,9).

Venha, você também, fazer parte da "família de Cristo".

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.